Blog do Flavio Gomes
Autódromos

TARUMÃ, 40

SÃO PAULO (outro aniversário) – Bom dia, macacada. Passada a ressaca de Interlagos, hora de tentar retomar a vida normal. E, para começar, parabéns a Tarumã, que hoje completa 40 anos. Todas as homenagens aos gaúchos e à alma desse circuito, que lá no Sul o pessoal chama de “o Tarumã”. “Hoje tem corrida no […]

SÃO PAULO (outro aniversário) – Bom dia, macacada. Passada a ressaca de Interlagos, hora de tentar retomar a vida normal. E, para começar, parabéns a Tarumã, que hoje completa 40 anos. Todas as homenagens aos gaúchos e à alma desse circuito, que lá no Sul o pessoal chama de “o Tarumã”. “Hoje tem corrida no Tarumã”, dizem, e não “em Tarumã” — como fazem os europeus com “the” Nürburgring.

Abaixo, texto que recebi da APPA, a Associação dos Pilotos e Preparadores de Automobilismo do Rio Grande do Sul que exprime bem a paixão que os gaúchos têm por esse autódromo histórico.

8 de novembro de 1970, um marco na história do automobilismo no Rio Grande do Sul. Finalmente o Estado ganha seu primeiro autódromo completamente asfaltado e dá início a uma nova fase na velocidade gaúcha. As corridas abandonam as estradas e os pilotos e equipes ganham uma nova casa. E que casa! Velocidade pura e pé embaixo, estas são as melhores descrições de Tarumã, projetado e construído para a velocidade.

Muitos têm medo, mas todos o respeitam. Desafiador, exige o melhor. Melhor piloto, melhor preparador, melhor motor, melhor chão, melhor conjunto, senão o tempo não vem. O autódromo, que tem alma própria, cobra caro por erros e desacertos. Sua fama de vingativo vai longe e espanta os menos corajosos ou os que têm apenas dúvidas.

Quem tem coragem se encanta com a velocidade pura na mais clara acepção da palavra corrida. Tarumã é um sobrevivente de uma era diferente, onde tudo era mais divertido e perigoso. O hoje quarentão evoluiu, tem áreas de escape maiores, ficou mais seguro, mas a sensação de velocidade e desafio é a mesma.

Pilotos e prepradores forjaram seus nomes nos 3.016 metros de Tarumã. Ficaram famosos por encontrarem algum atalho ou acertinho que fez a diferença. E não há nenhum piloto que não diga que não existe prazer maior do que fazer a Curva Um flat. Pé no fundo, sentindo o carro escorregando e armando a chegada na Dois.

É impossível falar de Tarumã sem paixão. E esta paixão já dura 40 anos. Fica aqui registrada a homenagem da Associação de Pilotos e Preparadores a este jovem valentão, que abriu o caminho para que se formassem gerações de pilotos, preparadores e fãs no Rio Grande do Sul. O parabéns nesta quente segunda-feira, não é apenas ao Tarumã, e sim a todos nós, Federação, Automóvel Clube, pilotos, equipes, patrocinadores e fãs que temos na família da velocidade nosso segundo lar.

E ninguém melhor que o Leandro Sanco para falar dessa pista. Lá no seu blog tem este vídeo e muito mais. Aliás, é o Sanco que manda o recado. Uma comemoração especial está sendo preparada, com a presença de pilotos vencedores das primeiras provas disputadas na inauguração. Informações pelo telefone (51) 3485-1510, com a Valéria.

Longa vida ao Tarumã!