Blog do Flavio Gomes
Automobilismo brasileiro

TRAGÉDIA EM CASCAVEL

SÃO PAULO – Mais um piloto morreu no Brasil, o terceiro em um mês. Siciliano Bodanezi, 36 anos, foi atropelado numa prova de kart na noite de sábado em Cascavel. Ele atravessou a pista para ajudar o irmão, que teve problemas em seu kart no início da prova, e foi atingido por dois competidores. As […]

SÃO PAULO – Mais um piloto morreu no Brasil, o terceiro em um mês. Siciliano Bodanezi, 36 anos, foi atropelado numa prova de kart na noite de sábado em Cascavel. Ele atravessou a pista para ajudar o irmão, que teve problemas em seu kart no início da prova, e foi atingido por dois competidores. As informações estão sendo divulgadas pela imprensa paranaense com grande destaque. Detalhes aqui, aqui e aqui.

Um mês, três mortes em modalidades diversas — monopostos em Fortaleza, arrancada em Curitiba, kart em Cascavel. Além daquela arquibancada de Quatro Pontes, também no Paraná, que desabou deixando mais de 100 feridos em outra prova de arrancada, em setembro. O vídeo é estarrecedor, pela precariedade da estrutura, proximidade com a pista, risco iminente.

Seguimos esperando algum pronunciamento das autoridades esportivas competentes sobre os eventos em questão — “competentes” no sentido de responsabilidade, claro, e não como sinônimo de competência, capacidade.

O automobilismo brasileiro chegou ao fundo do poço de vez. Porque uma coisa é estar às voltas com prisões, denúncias, evasão ilegal de divisas. Isso só mostra que quem está na linha de frente é gente que não presta, escória — e não chega a ser uma surpresa. Só que tem gente morrendo, o que é muito mais grave, e ninguém faz nada.

ATUALIZANDO

No dia 13 de novembro, uma jovem arquiteta de 25 anos, Aline Ramiro, morreu no kartódromo de Serra (ES). Era sua primeira vez num kart. O que lança outra questão: o indoor e o kartismo amador precisam ser fiscalizados e normatizados. Acontecem acidentes aos montes.