TRAGÉDIA EM CASCAVEL

SÃO PAULO – Mais um piloto morreu no Brasil, o terceiro em um mês. Siciliano Bodanezi, 36 anos, foi atropelado numa prova de kart na noite de sábado em Cascavel. Ele atravessou a pista para ajudar o irmão, que teve problemas em seu kart no início da prova, e foi atingido por dois competidores. As informações estão sendo divulgadas pela imprensa paranaense com grande destaque. Detalhes aqui, aqui e aqui.

Um mês, três mortes em modalidades diversas — monopostos em Fortaleza, arrancada em Curitiba, kart em Cascavel. Além daquela arquibancada de Quatro Pontes, também no Paraná, que desabou deixando mais de 100 feridos em outra prova de arrancada, em setembro. O vídeo é estarrecedor, pela precariedade da estrutura, proximidade com a pista, risco iminente.

Seguimos esperando algum pronunciamento das autoridades esportivas competentes sobre os eventos em questão — “competentes” no sentido de responsabilidade, claro, e não como sinônimo de competência, capacidade.

O automobilismo brasileiro chegou ao fundo do poço de vez. Porque uma coisa é estar às voltas com prisões, denúncias, evasão ilegal de divisas. Isso só mostra que quem está na linha de frente é gente que não presta, escória — e não chega a ser uma surpresa. Só que tem gente morrendo, o que é muito mais grave, e ninguém faz nada.

ATUALIZANDO

No dia 13 de novembro, uma jovem arquiteta de 25 anos, Aline Ramiro, morreu no kartódromo de Serra (ES). Era sua primeira vez num kart. O que lança outra questão: o indoor e o kartismo amador precisam ser fiscalizados e normatizados. Acontecem acidentes aos montes.

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Carlos Tavares
Carlos Tavares
13 anos atrás

Meu caro Flávio,

Vá a merda você, não estou colocando coisas a mais aqui, e não estou viajando meu caro vc coloca em dois paragráfos estas palavras.

Seguimos esperando algum pronunciamento das autoridades esportivas competentes sobre os eventos em questão — “competentes” no sentido de responsabilidade, claro, e não como sinônimo de competência, capacidade.

O automobilismo brasileiro chegou ao fundo do poço de vez. Porque uma coisa é estar às voltas com prisões, denúncias, evasão ilegal de divisas. Isso só mostra que quem está na linha de frente é gente que não presta, escória — e não chega a ser uma surpresa. Só que tem gente morrendo, o que é muito mais grave, e ninguém faz nada.

As autoridade competentes neste evento em Cascavel, posso dizer com toda a certeza tomaram todas a precauçoes possiveis para que não ocorresse acidentes, mas que infelizmente ocorreu uma fatalidade e que não adianta culpar esse ou aquele, ele atravessou onde não podia e infelizmente foi atropelado.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Carlos Tavares
13 anos atrás

Você é realmente limítrofe. Não adianta tentar explicar mais. Se não conseguiu entender que o texto é sobre a sequência de mortes e o silêncio das autoridades esportivas etc, é porque, realmente, tem enormes dificuldades de compreensão. Sendo assim, frequente outro espaço. Está cheio de blog legal na internet. Procure, sei lá, o site da Fox Kids, ou do Cartoon Network. Não é possível que alguém com mais de 10 anos de idade não compreenda o que escrevi.

Carlos Tavares
Carlos Tavares
13 anos atrás

É Flavio gostaria de saber de qual fonte vc tirou as suas conclusões?

é muito facil falar falar, sem ter base e sem saber o certo que aconteceu na cidade de Cascavel, pois bem vou relatar agora de fonte segura pois sou colega do siciliano morto aqui nesta cidade, ele corria por 3 anos em competições de nivel estadual era federado, a pista esta em perfeitas condições areas de escapes e todos os requisitos necessários para haver uma prova, como uma UTI móvel, com médico responsável, estavam em condições exemplares, pessoas que dirigiam a prova eram da federação paranaense de kart, então teoricamente não teria o porque criticar esta prova que por mais que seja festiva e uma prova de longa duração, e que atendia todos os requisitos necessarios para que a prova se realiza-se,
Siciliano era nosso amigo todos gostavamos muito dele no meio automobilistico em cascavel, e fazia parte de um movimento que tenta trazer o nome da cidade de novo entre os grandes eventos automobilisticos brasileiros pois se vc nao sabe Cascavel tem uma pequena tradição automobilistica procure e saberá, e nós amigos do Siciliano não vamos deixar pessoas maudosas que nao sabem e nem ao menos conhecem o movimento automobilistico de Cascavel para falar isso ou aquilo para culpar essa ou aquela federação, portando meu caro Flávio não use mais de falso testemunho nesta sua coluna, primeiro pesquise ligue entreviste pessoas relacionadas a prova em questão, pra depois colocar textos ridiculos em sua coluna, uma frase que a familia colocou pra nos pilotos e pais de pilotos cascavelense, que ninguem teve culpa foi uma fatalidade ele era o preparador do irmao e o irmao preparador dele e os mesmos querem fazer a vontade de siciliano que era fazer de seu filho piloto e eles vao fazer de tudo para realizar esse sonho.

então Flavio ao menos peça desculpa a nós colegas e famila de kart do siço por esse seu comentário infeliz que vc fez nesta coluna.

obrigado pela atenção

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Carlos Tavares
13 anos atrás

Respeitando, sempre, a dor de familiares e amigos, permita-me mandá-lo à merda. Leia o que escrevi. Emiti algum julgamento de valor sobre a prova? Sobre o piloto? Sobre a cidade? Se você não tem capacidade para entender, repito abaixo o primeiro parágrafo, único que menciona a trágica morte do piloto Siciliano. Leia devagar, para ver se entra na sua cabeça:

Mais um piloto morreu no Brasil, o terceiro em um mês. Siciliano Bodanezi, 36 anos, foi atropelado numa prova de kart na noite de sábado em Cascavel. Ele atravessou a pista para ajudar o irmão, que teve problemas em seu kart no início da prova, e foi atingido por dois competidores. As informações estão sendo divulgadas pela imprensa paranaense com grande destaque.

Quais as conclusões que eu tirei? Falei algo da pista, de UTI, de áreas de escape? Você está doido? Não me venha falar de Cascavel, garotão, porque eu provavelmente sei mais da cidade e de sua história no automobilismo do que você, que tem evidentes dificuldades de compreender o que lê. Não culpei ninguém. Não sou “maudoso”. Aprenda e escrever antes de sair publicando comentários por aí. Não dei falso testemunho. Eu poderia processá-lo por me acusar de algo que não fiz. Não dei testemunho algum, apenas relatei em um parágrafo o que aconteceu. Ridículo é você. Não tenho de pedir desculpas por comentário algum, já que não fiz comentário nenhum sobre o que aconteceu em Cascavel.

É por essas e outras que, muitas vezes, tenho vontade de desativar o blog. Aguentar gente ignorante, e há aos montes, é um pé no saco.

Sérgi Lobo
Sérgi Lobo
13 anos atrás

Flavio, sou piloto de kart, e tb participo de campeonatos indoor, oq acontece é que aceitam inscrições de quem nem noção tem de pilotagem, mesmo com baixa potencia (cerca de 8 hp) ele podem chegar ao final da reta a uns 75km/h, oq com certeza é fatal para quem naão tenha habilidade para tal.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
13 anos atrás

Kart é perigoso sim… temos um Campeonato de Kat entre Amigos a mais de 10 anos e já tivemos pancas homericas e até capotamento… graças a Deus ninguém se feriu mais gravemente… e será sempre assim… o pessoal se pega na pista e na outra etapa esta sempre lá. Temos uma “Comessão Organizadora” que por muitas vezes pode ter sido considerada extremamente chata… mas acredito que por causa dela é que nunca tivemos ferimentos maiores.

Corridas são tão perigosas quanto são apaixonantes… e tanto faz o carro como a categoria… todas carregam uma dose extraordinária de riscos…

Quem esta na pista certamente esta a fim de corrê-los… e tanto faz ser no kart… como na Classic Cup… nunca esperamos que isso vai acontecer… mas que o risco está lá isso está.

Abraços

Imperador
“Presidente da Comessão da Série PDB – Campeonato Pé de Breque de Kart”

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
13 anos atrás

Pra quem não é do Espírito Santo e não sabe melhor dos fatos, a arquiteta que morreu não foi por total imperícia. Ela, na verdade, bateu em um reboque que servia de apoio à recém-inaugurada iluminação do kartódromo da Serra.
Ela bateu com a cabeça do engate.
Então, nesse caso, me parece evidente que foi barbeiragem (das feias) da organização do kartódromo.
E, sim, contribui o fato de que os karts de lá serem razoavelmente potentes, inadequados para quem nunca correu ou quem não conhece nada sobre corridas.

galileu
galileu
Reply to  Carlos Eduardo
13 anos atrás

acidente igual do laercio justino na stock car com a gaiola vectra.

galileu
galileu
13 anos atrás

é bem por aí, vinicius, voce disse tudo e mais alguma coisa.

Alexei Silveira
Alexei Silveira
13 anos atrás

Flávio,

Automobilismo é um esporte sabidamente perigoso e mortes sempre aconteceram.

É misturar alhos com bugalhos ,mas nos informe como sempre, ok .

Aliás, não vi notícia de possível passamento…… em uma etapa de uma cidade serrana carioca, modalidade fora de estrada, monomarca, talvez mês 11 de 2010. Ocorreu ou não?

Rafael T
Rafael T
13 anos atrás

FB,

O poço não tem fundo…

RMT

Rafael Prete
Rafael Prete
13 anos atrás

Uma amiga quebrou o pé, correndo no kartodromo de interlagos. Ela ficou presa no kart e o suporte só aconteceu com ajuda dos proprios pilotos que perceberam ela “parada”, acenando durante algumas voltas – não houve resgate pelos fiscais da pista. Só quando terminou a bateria que apareceu uma ambulância… que levou ela até o Hospital Grajaú (nao sei bem se é esse o nome)

galileu
galileu
Reply to  Rafael Prete
13 anos atrás

um amigo bateu o opala na reta oposta, (circuito antigo), machucou o braço, veio a ambulancia, já ao sair da area de escape, ela fez um 180°, entrou na avenida para ir ao hospital com sirene ligada, axcelerasdor a pleno, e o meu amigo gritou: para, estou apenas com o braço machucado, não morri no acidente e agora voces querem me matar, para que eu vou de taxi. hoje o pessoal de resgate do autodromo é muito mais preparado, não sei o do kartodromo. isso depende de

amadeu
amadeu
13 anos atrás

Galileu, o acidente com Valdir del Greco não teve nenhum bebado não, estava chovento muito por este motivo ele rodou na reta e ficou atravessado no retão,foi acertado em cheio por um opala e faleceu devido ao forte impacto que recebeu,o carro não tinha acrilico na porta do lado do piloto.nesta epoca nós já não usávamos acrilico na porta.

Sal Chiappetta
Sal Chiappetta
Reply to  amadeu
13 anos atrás

Você está correto, Amadeu – o que o Galileu escreveu é um absurdo.

O Valdir era amigo meu e presenciei seu acidente daquele terraço que havia acima dos antigos boxes.

O falecimento do Valdir me marcou muito e deixei o automobilismo de lado por alguns anos, mas a paixão foi mais forte e acabei retornando. A lembrança do Valdir – tanto dele quanto de seu acidente – nunca saíram de minha memória.

Anos depois tentei construir um memorial em sua homenagem (e também ao Zeko) em Interlagos. Fui recebido com desdém pela administração do autódromo da época, e assim surgiu a Motorsport Memorial Foundation. Esta foi a única maneira que encontrei em manter a memória de meus amigos viva e fazer com que eles sejam lembrados pela sua vida e carreira, e não apenas pelo acidente que sofreram.

Hoje nossa fundação tem mais de 500 membros e prestamos serviços – sempre gratuitos – de consultoria em segurança a mais de dez autódromos (em vários estados de desenvolvimento) nos Estados Unidos e em outros países.

Infelizmente “quebrar a arrogância” das entidades organizadoras ou adminstradoras de autódromos é muito difícil, e não só no Brasil. Convencê-los de que existe um problema com riscos consideráveis é nossa maior dificuldade.

Por exemplo, quando estive no Brasil em 2005 visitei o Autódromo de Londrina. Preparamos um relatório quase 30 sugestões para a melhoria da segurança daquele autódromo, que apresenta vários pontos com risco consideráveis. Muitas destas sugestões poderiam ser colocadas em prática sem grandes investimentos – coisa de, por exemplo, corrigir a terraplanagem de algumas áreas de escape ou mudar a localização dos postos de sinalização (para os bandeirinhas). Como sempre, todo nosso trabalho foi feito gratuitamente, sem nenhum ônus ao circuito. Não sei aonde nosso relatório foi parar, mas um amigo que corre em Londrina de turismo nos informou que aparentemente nada foi mudado…

galileu
galileu
Reply to  amadeu
13 anos atrás

o flavio não postou minhas desculpas a voce amadeu e ao sal chiappetta, foi o que me passaram na epoca, e voce sabe quem era o piloto do opala, e o que ele é hoje.

claude bes
claude bes
13 anos atrás

uma maneira muito simples de diminuir os riscos e. quem ajudar um kart fora dos boxes o msmo sera sumariamente desqualificado…, por acaso ja viu os mecanicos de formula um invadir a pista p/ ajudar….???

José Benedito
José Benedito
13 anos atrás

A questão é uma só: até quando a responsabilidade civil não atingirá a dita CBA? Ou será que eles seguirão sem responsabilidade por nada? Uma coisa é uma corrida de Kart entre meus amigos, outra é competição. Até quando vai rolar essas bandalheiras, né Flávio?
Abraços!

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

preferia que a CBA tomasse uma atitude do que ficar fazendo declarações que não servem pra nada… apesar que pensando bem, se nem declaração ela faz, imagine tomar uma atitude.

Eudemar
Eudemar
13 anos atrás

É Flavio, estamos perdidos com nossos dirigentes esportivos, principalmente, os da F1, está tudo abandonado e nenhum deles querem meter a mão no bolso e patrocinar os nossos pilotos, principalmente o Lucas e o Bruno, que merecem uma nova chance para mostrar se eles tem talento ou não.
Veja o Nico Hulkenberg que perdeu sua vaga, por falta de patrocínio, e bem na Williams atual que está meio caida, e não pega mais nem pódio, e não tem dinheiro para contratar pilotos do nível de Kubica e Rosberg, que mostram que são rápidos, e faltam uma boa equipe para os dois mostrarem seus talentos.

galileu
galileu
13 anos atrás

todo, mundo que dirige em um indoor se acha apto para dirigir um kart de verdade, que é a coisa mais proxima de um f1, segundo,os pilotos, não sei nunca dirigi essas coisas, prefiro,coisas mais potentes e autodromos de verdade, vi um piloto de stock, hoje corre de truck, experimentar o kart de um amigo em itu, o cara deu 6 voltas e desceu moido.

galileu
galileu
13 anos atrás

o thiago camilo começou na stock light com omega aos 16 anos, e na primeira corrida que ganhou deu um pau no thiago marques bem mais velho. isso lá no paraná.

Gustavo Pfuhl
Gustavo Pfuhl
13 anos atrás

Caro Flavio:
Aficionados por esporte a motor como somos, sabemos o risco que este proporciona. Tanto é no quesito segurança, uma coisa é certa. Uma hora nada vai funcionar 100% e vai dar mer&a.
Não da para entrar em histeria por quatro casos ocorridos em segmentos diferentes e que, vamos concordar, não ocorria a um certo tempo. Colocar em check a fiscalização dos indoor? Não sei, acho meio pesado. Porém a duas semanas atrás estava vendo um programa do SportTv no domingo demanhã e um pessoal do surf foi correr de kart, num destes indoor que todos tem acesso e pasmem, usaram apenas capacete. Inclusive a apresentadora andou e estava de cabelo solto. Achei um absurdo, uma irresponsabilidade, mas enfim…
Temos que levar em consideração também o aumento nos grids regionais e o desenvolvimento de certas classes, como as arrancadas, que no paraná é bastante difundida, específicamente em curitiba. Quanto a posição do Guard-Rail, discordo. Acompanhe a IHRA (americana) e a sua versão Australiana que irá comprovar que a estrutura de Curitiba não fica devendo (neste quesito). Quanto ao ocorrido em Fortaleza, concordo que aquele muro deveria iniciar no mínimo uns 50 metros mais afrente ou iniciar antes da última curva, como é em Laguna Seca.

Wagner de Almeida Oliveira
Wagner de Almeida Oliveira
13 anos atrás

No dia do acidente da arquiteta no kartodromo da Serra-ES eu iria correr também pela segunda vez de kart. A primeira vez foi inesquecível, eu gostei muito. Aí me ligaram dizendo que cancelaram todas as baterias devido à um acidente na pista… Aí eu pergunto: Naõ existe normatização alguma para kart indoor e amador que funcinam para o público?

marcão
marcão
13 anos atrás

Como não culpar os dirigentes da atual CBA?
Se!!!!
Em grandes eventos, são os primeiros a tirar suas casquinhas, aparecerem as vezes mais do que os carros pilotos e equipes?
Toda corrida treino e evento, tem um corpo de seguranças prontos a intervir em caso de invasão de pista, e todos são sempre do ramo, pelo menos é o que se espera…
Em eventos indoor, nas reuniões antes das provas, todos são instruidos em caso de acidentes ou avarias do equipamento “á ficar no banco do Kart”, não sair de lá de forma nenhuma, até a chegada dos fiscais de pista….E em hipótese alguma espectadores podem entrar na pista por nenhum motivo….Se é proibido invadir pista é por algum motivo, bem lógico…
Agora a confederação do local é quem representa a CBA e esta por sua vez sempre será responsavel pelos eventos e pelos danos provocados por impericia ou dolo,ou conivencia… E essa conivencia sempre aparece atravéz das taxas cobradas pelas federações e uma parte dela sempre é repassada a CBA.. Se recebem algo é por que tem responsabilidade no evento….
Mas como sempre mais uma vez esses orgãos não vão emitir parecer algum sobre nada. Já receberam sua parte..

Então tudo bem….Vão se manifestar pra que?

Agora, quanto aos familiares resta apenas nossos respeitos infelismente.
Nada podemos fazer enguanto o ministério publico deixar essa carnificina continuar….E a CBA é um orgão governamental de ambito federal, por isso esses que estão lá hoje se acham acima das leis da ética e acima de qualquer cidadão de bem…..
Até quando isso vai continuar a acontecder?

Joca
Joca
13 anos atrás

Falar a respeito de “morte” dentro de um esporte de alto risco é complicado e delicado. Nestes anos que pratico o automobilismo já presenciei algumas fatalidades envolvendo pessoas que conhecia. Mas algo a respeito se aprende, na maior parte dos acidentes fatais tem o principio da falta de segurança ou imprudencia. Um piloto cruzar uma pista para ajudar outro com um pneu furado é pura imprudência, um carro de arrancada capotar é comum, mas os itens de segurança deste veículo, Santo Antônio, cinto estavam dentro das especificações? Destas noticiais a que considerado fatalidade é o caso do monospoto colidiu em um muro de entrada de box, não conhece a pista como é o muro?Protegido?Proximo de uma saida de uma curva? Etc… é muito complicado comentar.
O certo é que tem muita gente brincando de piloto, tem gente no RS que acelara um carro de arrancada com muito motor e sem segurança basica é a fórmula para uma fatalidade que ira acontecer mais cedo ou mais tarde, esperamos bem tarde.

MIguel
MIguel
13 anos atrás

Basta ler alguns erros imperdoáveis na escrita da nossa língua mãe, nos comentários, para se ter a certeza de que “quando a Educação vai mal, tudo vai mal”; esse é um pequeno retrato do Brasil hoje.

Bruno Braz
13 anos atrás

Com relação ao kartismo amador, eu preciso discordar em partes.
Eu organizo um “campeonato” amador, com média de 45 “pilotos” por etapa, sempre em interlagos. Utilizamos para isso, os karts de locação da pista.
80% dos pilotos que participam, possuem indumentária própria (capacetes, sapatilhas, macacão e luvas). Destes, 80% possuem macacões homologados pela FIA. Os que não possuem, o kartódromo oferece.
Temos sempre uma ambulância a disposição e caso ela tenha que prestar atendimento, as atividades são interrompidas até sua volta.
Se eu vejo algum participante do campeonato tomando a sua “cervejinha” antes da prova, eu barro a participação. Nenhuma fiscalização tem mais poder do que o velho bom senso.

galileu
galileu
Reply to  Bruno Braz
13 anos atrás

parabens pela sua iniciativa bruno, mas falta coisa aí, e os protetores lombar e mais alguns itens de segurnaça?

Júlio Amorim
Júlio Amorim
13 anos atrás

Nos Eua os kart de aluguel tem santo antonio e cinto de segurança. Talvez isso tivesse salvado a Arquiteta. Difícil falar em um caso específico, mas dado o nível de experiência das pessoas que andam nesse tipo de kart todo item de segurança é muito importante.

http://www.k1speed.com/photos.html

galileu
galileu
Reply to  Júlio Amorim
13 anos atrás

ninguem cobrou dela o uso dos tais itens

Silvio
Reply to  Júlio Amorim
4 anos atrás

Fui atrás da informação e não teria salvo. Talvez a única maneira dela ter tido alguma chance seria se fosse uma “gaiola”.

Francisco Monte
Francisco Monte
13 anos atrás

Ressaltam-se nesses episódios o patamar do nosso desenvolvimento evidenciando a fragilidade de nossas instituições e não é só no automobilismo….

Ausencia de regulamentações; legislações civeis e penais e penais inadequadas e seu descumprimento.

Administrações feudais ….

Rafael Vieira
13 anos atrás

Flavio, a gente fica aqui debatendo isso e aquilo, mas não ouvimos a posição de ninguém da CBA, não seria hora do site Grande Premio, com toda a sua credibilidade puxar o tema e exigir ações da CBA?

Talves os poderosos da CBA não lhe tolerem, mas outros periodistas dessa casa, ou da ESPN não poderiam fazer isso?

Abraços.

galileu
galileu
Reply to  Rafael Vieira
13 anos atrás

e as federações estaduais como, ficam, a cba não pode ser responsabilizada sozinha nestes episodios, compete primeiro a federação do estado fiscalizar.

PHILIPE SPEED
PHILIPE SPEED
13 anos atrás

Olha só até onde esta zona vai parar, Nego sai de um lado para o outro na pista e ninguém proibe uma coisa dessas. Aí quem atropelou que diga-se de passagem não tem nada haver com essa zona toda fica com a consciencia pesada porque não pode imaginar que no lugar de se correr de kart tem um piloto correndo a pé no meio deles…

Chega a ser comédia se não fosse trágico pelas mortes que estão ocorrendo.

Isso já se alastrou por tudo quanto é canto. Só explodindo tudo e começando do 0 que talvez as coisas mudem, mas esse “povinho” tambem tem que mudar esta mentalidade que eles têm.

galileu
galileu
Reply to  PHILIPE SPEED
13 anos atrás

foi no antigo retão de inhterlagos, um bebado estava vagando pela pista no meio da prova do campeonato paulista, (corriam juntos opalas, fuscas, voyages, gol, scortt)
o piloto freiou e o carro ficou atravessado, (a ista estava molhada), veio o opala de cano, cheio, acertou o cara no meioo, quebrou o acrilico do lalado esquerdo, que por sua vez cortou a jugular do piloto que veio a falecer, esse cara era engenheiro da VW e ajudou no desenvolvimento do Gol GT, o piloto,do opala hoje é dirigente.

PHILIPE SPEED
PHILIPE SPEED
13 anos atrás

Se o nosso país está a merce de escória para todos os lados e ninguém paga o parto não devemos assustar se a CBA está essa zona também….

Flávio, é como eu disse: “ESTE PAÍS ESTÁ (TODO) CONROPIDO”

Carlos Pimenta
Carlos Pimenta
13 anos atrás

Em Brasília, os Karts Indoor tem butecos onde a rapaziada fica bebendo antes das baterias, eu parto da seguinte primissa, chego, olha a situação, vejo neguinho enchendo a cara, vejo os equipamentos. TCHAU. Sem chance. A vida é feita de escolhas, se vc resolve escolher participar de uma ação suicida coletiva, paciência, porque esperar por algum imbenciel de alguma entidade dessas ai (CBA), melhor acreditar em Papai Noel.

André
André
13 anos atrás

Pra mim quem se coloca nessas situações é idiota, não se pode reclamar porque atravessou a pista no meio de outros karts, ou porque pegou um opalão todo torto pra fazer arrancada, nem por subir numa estrutura mal feita, muito menos por ir ver uma corrida de rali do lado da passagem dos carros. Não é seguro, não faça e pronto. Eu não estou vivo porque os órgãos cuidam do meu bem estar, estou vivo porque não sou burro de fazer essas coisas!

Osmar Cassão
Osmar Cassão
13 anos atrás

Caro Flávio…

Cada caso merece uma reflexão diferente e, lógico, nosso respeito pelos que perderam a vida dessa forma.
No caso específico de Cascavel, existem cuidados básicos que todo cidadão, esportista ou não, motorista ou não, deve ter: Nunca atravesse a pista sem ter segurança para isso.
O fato de um piloto assumir uma risco desses me faz lamentar pela sua perda e pela sua família.
Querer responsabilizar o autódromo e a organização da prova – ou a CBA, é forçar a barra.
Wellington: menina de 14 anos não pode andar de kart, exceto com a presença dos pais. Esses sim, se autorizaram, podem ser responsabilizados. Se não autorizaram, a responsabilidade é dos organizadores.

galileu
galileu
Reply to  Osmar Cassão
13 anos atrás

lendo a materia dobre a garota, 1° quem é o orgão que fiscalisava a prova, n~~ao culpem a cba, e simj o entidade estadual, 2° defveria ter p rovas de estreantes e novatos para esse tipo de caso, liberar uma pessoa com talves alguma noção de kart indoor para uma prova oficial, e temeridade pura, 3° e os equipamentos de segurtança que ela deveria estar utilizando? quem a liberou sem os EPIs necessarios, a falta da cnh nesse caso é irrelevante, se ela fosse filiada a federaç~çao do seu estado, é porque ela tinhanoções do que estava fazendo, se não tinha a carteira da entidade, aí sim responsabilizar o kartodromo e a organização por conivencia, e se ela mesmo sabendo não ser apta para conduzir em tal prova, e foi, ela é igual aquele piloto que morreu na arrancada em curitiba, vou e pronto. quanto ao cara que atravessou a pista, irresponsabilidade pura conforme meus comentarios abaixo, e concordo com oquwe o andre disse logo abaixo.

Francis Revers
Francis Revers
13 anos atrás

Foi uma enorme infelicidade o que aconteceu com o Siciliano..pessoa extraordinária, detalhista, íntegro, honesto…que Deus dê força e abençoe toda família, pais, irmãos, a esposa e o filho…ficará sempre na lembrança dos amigos do kart de Cascavel-PR.

victorfreire85@gmail.com
13 anos atrás

criar uma entidade paralela, é o jeito. e fg, vc poderia ser o presidente.

Silvio
Reply to  [email protected]
4 anos atrás

A menor entidade social é o indivíduo.

Egon Kniggendorf Jr.
Egon Kniggendorf Jr.
13 anos atrás

Gente, a CBA está ligada a qual órgão afinal, que não intervem pra evitar a continuidade de tantas mortes?…
Está mais do que claro a incompetência do órgão e nada acontece, nenhuma intervenção é feita nem nada.
Mortes seguidas e em um mesmo mês como está acontecendo não é uma coisa normal.
Percebe-se a criação de vários “campeonatos” regionais sem o menor acompanhamento, organização nem nada… categorias com carros sem segurança para os participantes e para o público também.
Qualquer bairro ou cidade de Interior que tenha espaço, se mete a incentivar o “Festival da Arrancada” ou outro “Festival” qualquer, sem o menor critério ou noção de organização e segurança.
Os rachas que fazíamos em nossa infância com carrinhos de rolimã, eram bem mais seguros do que muitas “categorias” atuais onde se vê carros sem freios, sem parabrisas e sabe-se lá mais sem o quê…
Provavelmente isso só terá fim, infelizmente quando o filho de algum político sofrer algo sério.

Wallace
Wallace
13 anos atrás

Pois é FG, a merda do pagou pode andar cria estas coisas. Minha sobrinha tá recuperando de um acidente de kart aqui na minha cidade Volta Redonda/RJ, quebrou os dois pés e uma fratura na canela sem contar o baita hematona na altura do olho e os pontos na cabeça. Veja que legal: 14 anos, nem tem ideia de como se dirige e vai toda turminha pagar R$55,00 pra se “devertir” e dá nisso 4 meses na cadeira de rodas e todos dão graças a Deus que foi só isso. Ai pergunto, que responsabilidade tem esses caça níqueis
motorizados? Não tem que garantir a segurança de quem vai lá? Como um pessoa que não tem noção de direção pode ser liberada pra andar num kart???? No meu ver ela nunca poderia ter permissão para andar nisso pois existe o risco de morte. Qualquer coisa que anda pode matar, não importa a velocidade que esteja. Só tá faltando a pá de cal.

Newton Chan
Newton Chan
13 anos atrás

No atropelamento, considero que houve imprudência do rapaz que atravessou a pista. Não está claro se era ele era fiscal ou não.

No caso do ES, acessei o site do kartódromo e consta que os karts de locação são de 13HP. Considero perigosíssimo quem nunca correu, andar com karts de locação desta potência … E não é oferecido protetor de pescoço, outra imprudência, essa acho que foi determinante pelo acidente (segundo relato, a menina quebrou o pescoço).

Tazio
Tazio
Reply to  Newton Chan
13 anos atrás

Acho que amador sem CNH não pode andar nos 13 HP. No maximo no 5,5. Com todos os equipamentos de segurança, banderinhas instruidos e atentos. Neste caso tem que punir o dono do negocio. Se dá lucro ele ganha, de dá zebra ele paga. É a lei!!!!

Luiz Augusto
Luiz Augusto
13 anos atrás

Pior que isso num link de umas das notícias a “continuidade” do arrancadão !!! Parece discurso de general em época de guerra, soldados vão morrer, mas fazer o quê ?!?

http://www.gazetadopovo.com.br/esportes/conteudo.phtml?tl=1&id=1076956&tit=Mesmo-com-a-morte-de-piloto-arrancadao-nao-para-na-capital

Fábio Aguilera
13 anos atrás

Talvez eles sejam daquele tipo bem conhecido de mandatário que quando a merda bóia eles dizem que não sabiam de nada.

Fabrizio Cozzetti
Fabrizio Cozzetti
13 anos atrás

Na minha opinião Flávio, a culpa não é só dos dirigentes não. Em primeiro lugar, o automobilismo é um esporte de risco e todos que praticam devem saber disso. Pessoas morrem nesse esporte no Brasil ou em qualquer lugar do mundo, infelizmente não foram os primeiros nem serão os últimos.

A primeira coisa que um praticante de indoor faz quando chega à pista é assinar um termo no qual fica ciente de que aquela atividade pode causar sérios danos à saúde no caso de acidente.

Vejo muito mais como casos isolados do que como um “descaso” generalizado. Um dirigente não pode impedir um piloto de atravessar a pista num momento de euforia da competição, é um absurdo! infelizmente o piloto deveria ser o primeiro a se controlar, uma grande pena pra família, uma grande tristeza mas não tem como colocar a culpa em ninguém.

Meu filho corre de kart e esse ano rodamos o país em diversos campeonatos. Minha maior preocupação é com a segurança dele é claro, mesmo sabendo dos riscos, tanto que confirmo 2x se está tudo ajustado antes de liberá-lo a sentar no kart. Posso dizer que de certa forma mesmo sabendo dos riscos eu me senti seguro nas competições, sempre com médicos experientes de prontidão, boas ambulâncias e rígidos procedimentos de segurança.

Mas mesmo assim tudo pode acontecer e eu não me canso de orientá-lo.

Defendo sim uma restrição maior ao indoor, em especial aqueles em kartódromos abertos, pois tem muita gente achando que é brincadeira! Assim como na aceitação de veículos de arrancada, pois tem muito amadorismo ainda nessa modalidade. Deveria haver um curso obrigatório com prova teórica e prática, bem como maior restrição de veículos.

Marcio Vieira
13 anos atrás

Atravessar a pista é praticamente um suicídio.

Mario Souto-Maior
Mario Souto-Maior
13 anos atrás

Falvio, já corri no kartodromo de Serra, é uma pista muito rapida e segura. Porem todos os que estavam no dia do acidente com a Aline, culpavam a falta de segurança e coisas mais. O problema que não era Kart in-door, e era a primeira vez que ela andava de Kart. As pessoas confundem, Kart não é brinquedo, como você sabe ele é estremamente rapido, e colocar uma pessoa que nunca pilotou nada para andar nisso é realmente muito perigoso, mas á mais facil culpar outros fatores. deveriam proibir isso.

Allan Alves
Allan Alves
13 anos atrás

Concordo totalmente quanto ao indoor e o kartismo amador precisam ser fiscalizados e normatizados, tenho diversos projetos, inclusive alguns já apresentados a federações.

Mas no final o único interesse é receber mensalidades e vender carteirinhas!

J4100
J4100
13 anos atrás

Flavio mesmo não sendo uma prova oficial, pode somar na conta das desgraças do mês no ultimo dia 5 na cidade de Jaboticabal em um evento de demolição um carro desgovernado atropelou 7 espectadores,o evento não tinha segurança nenhuma o que separava oscarros do publico eram mourões e arames. agora te pergunto estes eventos que fiscaliza ?

Ernesto Longhi
13 anos atrás

Não, não tô acreditando.

Ricardo Reno
Ricardo Reno
13 anos atrás

Flavio,

Você sabe melhor do que ninguém como são os critérios que “avaliam” quem pode ser piloto. Isto é nenhum!

Askjao
Askjao
13 anos atrás

a primeira vez que sentei a bunda em um kart quase atropelei um “fiscal de pista”. Coloquei entre aspas porque era um kart indoor, com sinalização, digamos assim, pouco eficiente. Eu não ví a bandeira e quase causei um acidente sério. Com certeza essas coisas tem que ser normalizadas, mas como moramos em um país com um povo egoista pacas, nada acontecerá.

Júlio Amorim
Júlio Amorim
13 anos atrás

Flávio,
Pelo Indoor eu falo porque ando pelos kartódrmos do Rio de Janeiro. Já vi atrocidades!!! Capacetes sem viseira para pilotos pistas sem segurança, macacões rasgados quando há este equipamento e pessoas mal instruídas para serem fiscais de pista. É triste, nós piltoos dessa modalidade que temos que zelar pela nossa e pela segurança dos outros participantes.

Valmir Passos
Valmir Passos
13 anos atrás

Pois é, mais uma tragédia. A ainda tem gente que diz que você gosta de pegar no pé dessas categorias. Tem gente fazendo muita bobagem por aí em pseudo pistas, e ninguém toma nenhuma providência. Palmas para a CBA mais uma vez.

Marcelo Martinez
Marcelo Martinez
13 anos atrás

o que eu mais ouço é que, em todos acidentes, havia todas os requisitos de segurança impostos pelo CBA.

Então, acho que a CBqA tem que, urgentemente, melhorar tais requisitos´.

É o mínimo!!

O máximo fica por conta de autoridades que estão investigando a legalidade e a ética dos atos da CBA.

zeabreu
zeabreu
13 anos atrás

Fui com amigos conhecer uma pista que abriu a pouco tempo em minha cidade,todos tem experiencia em kart, e presenciamos o seguinte:época de fim de ano, o pessoal se reune para fazer despedida de ano e resolvem comemorar correndo de kart(e bebendo).O que se vê é pessoas sem a mínima noção do que estão fazendo e o resultado não demorou.Em uma curva de alta um kart rodou e outro o acertou de frente, passando por cima dos pés do primeiro.Não sei como ficou porque pararam a bateria e o cara foi embora.O risco existe e os organizadores tem que deixar bem claro ao usuário o que pode ocorrer além de não permitir que pessoas que bebem possam participar.

Fargnolli
Fargnolli
13 anos atrás

CBA é ridícula! Participo de campeonato de Kart “Indoor” de aluguel, nos kartódromos Granja Viana e Premium Interlagos… Não dá pra dizer que são 100% seguros, mas com a organização que fazemos no campeonato, as regras do kartodromo e as velocidades menores de um 13HP, gera-se um pouco mais de segurança, porém mesmo assim vemos muitas situações de risco. Aí vem a CBA, querendo homologar o campeonato, muito bom! E que muda então? Muda que CADA PILOTO (o campeonato tem aproximadamente 150) paga uma taxa ANUAL de mais de R$1.000 e só! Fora o que a associação pagaria à CBA tb. Em troca? NADA!!! Ridículo! Tenho um conjunto de agasalho da CBA que ganhei qdo trabalhei no GP Brasil de 2006… tenho VERGONHA de usar. Tenho VERGONHA de doar pra alguém usar um agasalho estampado CBA!
Já vi muita corrida amadora de kart em Ribeirão Preto, muito parecida com essa de Cascavel, ou até mais “precária” já vi muito acidente, pessoas totalmente despreparadas no meio da pista “ajudando”, por sorte nenhum ferimento tão grave. Isso acontece pela falta de APOIO da CBA em divulgação, que trás patrocínio, que se faz investir em segurança das pistas e dos karts, na minha visão a CBA só cobra, não apoia. Minha modesta opinião…

Tazio
Tazio
Reply to  Fargnolli
13 anos atrás

Fui brincar num indoor em Itapema-SC, e como estava de chinelo, pedi ao funcionario um tenis, ou similar para entrar na brincadeira. Resposta, não precisa, todo mundo anda de chinelo. Como os dedos são meu, e me são muito uteis, pedi a um amigo um tenis (bem maior que os meus) e andei. Não adianta CBA dos PIKÃO, na questão dos indoor tem que ter fiscalização da Prefeitura na emissão do Alvará. E responsabilizar o dono do Indoor pela não disponibilização dos pricipais equipamentos de seguirança.
Andar de Chinelo, Manga Curta, Bebendo é coisa de Otario!!!

Silvio
Reply to  Tazio
4 anos atrás

O preposto estava errado porque te autorizou e autorizava outros a guiar de chinelo. Mas me conte, você pediu um tênis na auto escola? Você vai na zona sem levar camisinha?