Blog do Flavio Gomes
Automobilismo brasileiro

VAMOS VER NO QUE DÁ

SÃO PAULO (só torcendo) – Vem aí o Brasileiro de Marcas. A Vicar, dona da Stock, vai promover o campeonato. A Petrobras embarcou e vai patrocinar. Os detalhes estão aqui. Honda, com o Civic, GM, com o Astra, e Ford, com o Focus, vão participar. Os carros, pelo que entendi, serão de verdade. Mas motor, […]

SÃO PAULO (só torcendo) – Vem aí o Brasileiro de Marcas. A Vicar, dona da Stock, vai promover o campeonato. A Petrobras embarcou e vai patrocinar. Os detalhes estão aqui. Honda, com o Civic, GM, com o Astra, e Ford, com o Focus, vão participar. Os carros, pelo que entendi, serão de verdade. Mas motor, câmbio, freios e suspensão serão padronizados. Portanto, é mezzo Marcas. Só as carrocerias serão de fábricas diferentes. Pelo menos não são bolhas. Mas a parte técnica será tão pobre quanto é a da Stock.

Sei lá, é o modelo que se adotou no Brasil, uma monomarca disfarçada. Não gosto, acho que empobrece a disputa, a participação das montadoras se resume a fazer propaganda de seus modelos, sem envolvimento de engenharia, projeto, nada. Deveria haver espaço para monomarca de verdade (como eram os campeonatos de Clio, Uno…) e para um embate multimarca com carros semelhantes de linha, com preparação limitada — o Paulista de Marcas é um sucesso, assim, com mais de 50 carros no grid.

Vamos ver no que vai dar, se vai ser um campeonato de verdade ou mais um evento corporativo para girar grana de cerveja, energético, banco, essas coisas. Para ser mais uma “plataforma de business e relacionamento”, como adoram os marqueteiros da Vila Olímpia.