VAMOS VER NO QUE DÁ

SÃO PAULO (só torcendo) – Vem aí o Brasileiro de Marcas. A Vicar, dona da Stock, vai promover o campeonato. A Petrobras embarcou e vai patrocinar. Os detalhes estão aqui. Honda, com o Civic, GM, com o Astra, e Ford, com o Focus, vão participar. Os carros, pelo que entendi, serão de verdade. Mas motor, câmbio, freios e suspensão serão padronizados. Portanto, é mezzo Marcas. Só as carrocerias serão de fábricas diferentes. Pelo menos não são bolhas. Mas a parte técnica será tão pobre quanto é a da Stock.

Sei lá, é o modelo que se adotou no Brasil, uma monomarca disfarçada. Não gosto, acho que empobrece a disputa, a participação das montadoras se resume a fazer propaganda de seus modelos, sem envolvimento de engenharia, projeto, nada. Deveria haver espaço para monomarca de verdade (como eram os campeonatos de Clio, Uno…) e para um embate multimarca com carros semelhantes de linha, com preparação limitada — o Paulista de Marcas é um sucesso, assim, com mais de 50 carros no grid.

Vamos ver no que vai dar, se vai ser um campeonato de verdade ou mais um evento corporativo para girar grana de cerveja, energético, banco, essas coisas. Para ser mais uma “plataforma de business e relacionamento”, como adoram os marqueteiros da Vila Olímpia.

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Roberto Fróes
Roberto Fróes
13 anos atrás

Acho isso uma merda!
Nem li os comentários, para não me sentir influenciado…
Parece que as fábricas têm medo umas das outras!
Ou será que isso é em nome da “competitividade”?
Será que ninguém nota que a melhor época de nosso automobilismo “coincide” com a época em que havia menos regulamentos?
Corriam Fuscas junto com Ford GT-40 – apenas para citar 2 extremos – e daí resultaram Emerson, Wilsinho, Moco, Bird, Marinho, Peroba, e tantos outros…
Eram várias marcas e modelos, até incoerentes entre si, uma bagunça, tá certo, mas uma bagunça que funcionava e deu excelentes resultados.
Quem teremos nos próximos anos, com essas categorias pasteurizadas?

Wallace
Wallace
13 anos atrás

Ah!!!! Fala sério, isso já é coisa morta igual a estoque……. Marcas???????? de quê????????
Tão pensado que o público é idiota. Tem que botar cada um com seus motores e vamos ao embate…… Ai sim pode ser que funcione, desde que a rede bobo ou RGT não entrem no esquema. Tina que ter uma lei pra exterminar marketeiros…….

Felipe
Felipe
13 anos atrás

Quando tentaram fazer um mult-marcas o Sr. foi o primeiro a escrever um post reclamando, conclusão: não saiu do papel…

Leandro dos Santos
Leandro dos Santos
13 anos atrás

Troféu Linea não é monomarca de verdade?
Será que vai pegar esse brasileiro de marcas? Torço muito para que sim, mas lamento a padronização (tendência a ser seguida pelo WTCC). O TC2000 perdeu muito da sua graça depois da padronização…

Muller
Muller
13 anos atrás

No WTCC e DTM, apesar de terem carros feitos do zero, têm motores e suspensão próprios. Mas, para efeitos de relação peso/potência-torque, sempre rola um lastro aqui, alivio de taxa de compressão ali…

De fato, com a padronização dos motores, rodas, suspensão e câmbio, vai ficar tudo muito caro mesmo e acabou-se. De uma idéia muito boa criada pelos argentinos – de padronizar para que uma equipe com muita grana não consiga detonar as demais – a VICAR e organizadores da mesma laia conseguiram uma mina de ouro.

greyhound
greyhound
13 anos atrás

Realmente, FG tem toda razão. A CBA cai de quatro para a VIcar e a Petrobrás adere a rodo. Quanta grana deve estar rolando… Como não bastasse a Stock Bolha, vem aí o Brasileiro de Monoblocos. Sim, pois o motor, câmbio suspensões serão “padronizados”, pois motor, suspenção e câmbio são simples acessórios e não interferem no rendimento de um carro, principalmente de pista.
Nojento. Há dias despejaram as cinzas de Luís Pereira Bueno em Interlagos, ícone de um tempo das verdadeiras corridas de turismo. O turismo é uma grande escola. Jim Clark, Emerson, Pace, o próprio Luiz Pereira Bueno são exemplos quando sentaram nos monopostos. Saudades do Torneio Passat… Molecada, se quiserem empresto as Auto Esporte, com textos do Zamponi. Que época! Os brasileiros chegavam na Europa e os gringos tremiam.

fernando amaral
fernando amaral
13 anos atrás

Talvez o ponto seja que mudaram o ‘conceito’ de Campeonato de Marcas, mas tentam manter o nome, pois tem tradição no automobilismo brasileiro.
As tais marcas têm hoje em dia que se preocupar em fazer carros eficientes, muito econômicos, como, por exemplo, com sistema start/stop (Audi uma das pioneiras, com a GM agora correndo atrás de criar um bom sistema próprio), para salvar combustível no trânsito urbano. Qual o interesse de botar o modelo de série, cada vez mais desenvolvido para andar suave com eficiência, na pista, preparado para fazer justo o oposto?

Aí o q sobra mesmo é fazer corridas utilizando o nome das marcas somente, seja qual for o recheio, aliado à retórica vazia (vazia quanto ao esporte em si) da promoção publicitária – tornada fundamental para qualquer evento em autódromo.

Talvez o WTCC tenha conseguido manter a tradição esportiva em seu regulamento, não sei dizer, não sou fã da categoria de qualquer modo; essa ao menos se denomina ‘campeonato de carros turismo’, não de marcas.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
13 anos atrás

É mais uma vez questão de grana, para as montadoras fica mais facil padronizar o “coração” do carro do que despejar alguns milhões de reais para “preparar” os seus equipamentos para a corrida.

Automobilismo é coisa cara… e os tempos não estão para gastanças… basta ver que até o pessoal gastão de Brasilia anda mais contido nas festanças.

Abraços

Imperador

Antonio
Antonio
13 anos atrás

Gostei, vai ser televisionado ?
Essa de mecânica padrão é o de menos, até por que o público em geral não vai sentir a menor diferença;. O que importa é a corrida mesmo.

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
13 anos atrás

Vai ser a Estoque de lata.

Eu acho que seria muito bacana uma Copa Flex aqui no Brasil. Com carros de verdade (acho que toda fábrica tem um médio 1.8 ou 2.0), corridas de 200 km e cada carro receberia dois camburões de combustível pra corrida: um com 25 L de álcool e outro com 25 L de gasolina. O carro largaria com um dos combustíveis (a critério da equipe) e, pelo meio da corrida, abasteceria com o outro. A estratégia seria largar com o álcool, andando mais, mas tendo que parar mais cedo, ou largar com a gasolina pra demorar mais pra parar. Os motores mais econômicos poderiam abreviar as paradas, colocando menos combustível na parada. Ou seja, isso privilegiaria o desenvolvimento do motor, sua potência, sua economia de combustível (que é o que mais chama a atenção em termos de marketing hoje) e as estratégias da equipe. E os avanços obtidos nas corridas poderiam ser revertidos em tecnologia para os carros de rua, o que não acontece com esses campeonatos monomarca mequetrefes.

Conde
Conde
13 anos atrás

Sinceramente tb não entendo isso de mecanica padrão . Será que é para facilitar a preparação , como se fosse uma Copa Monomarca . E hoje em dia ninguem só desinformado compra carro pq ganha corrida . Acho que as montadoras tem medo de colocar os carros de série na pista .

Rodrigo Assis
Rodrigo Assis
13 anos atrás

Gomes 69, pessoal da Stock no meio??????? hahahaha… vai dar em nada. Só raiva meu caro!

ALEX B.
ALEX B.
13 anos atrás

Another day, another fake, another JOKE!

Valdner
Valdner
13 anos atrás

Não dá para as montadoras colocarem as mecânicas de seus carros para disputar corridas, seria um risco muito grande, poderia acontecer das equipes fazerem um recall emergencial em pleno fim de semana e a fábrica só iria trocar as devidas peças sob agendamento que só poderiam ser feitos na semana seguinte e o carro só poderia ser entregue depois de 30 dias até que as peças cheguem da fábrica, as corridas teriam que ser canceladas. Fora que em São Paulo corre o risco de não serem aprovados pela Controlar (very ironic mode on).

Marcelo Pacheco
Marcelo Pacheco
Reply to  Valdner
13 anos atrás

kkkkkkkkkkkkkkk boa boa…verdade

Marcos Aldred Ramacciotti
Marcos Aldred Ramacciotti
13 anos atrás

Quando era pequeno fui a uma feira com meu pai e estava nu stand um Passat azul de MArcas da epoca, acho que 1989 ou 1990. O bacana do carro era que tudo vinha da volks, só por dentro era tudo modificado, tinha uma estrutura tubular, e outros acessorios que no momento não me lembro.
Tem também uma materia do F. Gomes do XR3 de marcas, fantastico ver um carro de corrida preparado pela ford.
Acho que um campeonato de Marcas com carros preparados pelas montadoras ficaria mais interassante, cria o ar competição para os carros de rua, como por exemplo, meu carro foi campeão brasileiro de marcas.
Fora isso acho que apenas 3 montadoras muito pouco, falta uma toyota, volks, fiat, citroen, peugout, hundai, etc.
Mas vamos torcer para que de certo.

Um abraço a todos.

Bruno
Bruno
13 anos atrás

Acho que é uma pequena salvação para a categoria de turismo nacional.

É um começo de uma categoria que em teoria deve ser melhor do que a Stock Car… vamos ver…

tsc
tsc
13 anos atrás

Que pena!!!!
Já vi que não vou acompanhar mais este “marcas padronizado”.
Agora,se fosse com mecanicas originais, poderiam até inventar algumas concessões para os mais lentos tipo peso ou taxa de compressão por exemplo, eu iria ser um apaixonado pela a categoria.
Imagina se fosse dividida em 3 divisões: 1.3 ou 1.4,1.6 e 2.0.
haa, aí sim seria 3 chances de uma montadora ser campeã nacional.
Mas assim como está vou fazer igual a estoque:domingo a noite eu acesso o grande premio e fico sabendo de tudo!
Ainda bem que existe a formula truck. Vcs viram como a iveco esta andando!!Quem diria! duvido quem sabe a marca e o piloto campeão de 2011.! acho que vai dar vw,scania,mercedes,iveco,ford e volvo (será se esqueci de alguma?)nesta ordem!
concordam ou discordam?

Luiz Augusto TTaquara
Luiz Augusto TTaquara
13 anos atrás

eu também acho que seria bem interessante um campeonato de marcas aos moldes de um passado nem tão distante assim, já pensou gols, palios, corsas, fiestas, clios, peugeots, enfim um monte de motores 1.6 diferentes (acho que todos os nacionais tem 1.6 não?) disputando pau a pau seria bem interessante, tanto pra nós como pras montadoras, não acham?

Emerson
Emerson
Reply to  Luiz Augusto TTaquara
13 anos atrás

Isso já existe, é o marcas e pilotos, o gride tem +ou-50 carros

hendrix
hendrix
13 anos atrás

não seria + fácil ter um motor diferente e ter um calculo de peso/potência igual pra todos?
mesmo sendo motores de cilindradas diferentes, 1.8 ou 1.9 ou 2.0

poque será q sempre tem q haver aquele “esqueminha” com familia tal empresa “Y”s
sempre queles historinhas estranhas

well o brazil é assim

João Colatrello
João Colatrello
13 anos atrás

Na Argentina até entendo usar um motor só, lá não tem tantas montadoras como aqui, mas vai entender.
Mas o mais legal disto tudo é que os Stocks usam um motor ( 350 chevrolet da decada de 50, os Stocks Paulistas andaram com os velhos 4100 e agora estes marcas iram usar o velho Fomoco 2300 fundido em taubaté ). Na verdade é uma copa classic com roupa fashion

Sergio Andrade
Sergio Andrade
13 anos atrás

Flávio e blogueiros,

Uma pena que tenham optado por não confrontarem os produtos, fazendo uma categoria meia boca.

Concordo com algumas opiniões de que esta configuração pode tornar as provas mais disputadas, porém deveria ser um campeonato de pilotos apenas, nunca de marcas, certo?

Como gosto de automobilismo, basta ter rodas e motor, caso contrário uma ladeira, para eu participar como piloto ou simples espectador, porém não posso deixar de ser nostálgico ao recordar os grids cheios de Pumas, Passats, Poloras, Chevetes e Fiats no final dos anos 70, início dos 80, e preferir ir aos autódromos para torcer para os pilotos que usavam o mesmo modelo do meu carro.

Algo diferente, algo como ir ao jogo do seu time, ir para ver pegas, mas torcer pela sua marca, um tempero e motivação a mais para ser ir aos autódromos aos domingos, mesmo com praia, pois vivo no Rio de Janeiro.

Tenho algumas fotos escaneadas de corridas da época, onde pode-se ver grids e autódromos cheios, porém não sei como encaminhar anexo. Alguma dica?

Como não tenho poder para alterar o regulamento, só me resta torcer que dê certo, e que venham os pegas, ao menos terão que recuperar autódromos, o que já é positivo, certo?

“Copo meio cheio ou meio vazio?”

“Como sou otimista, fico com o meio cheio!”

Abraços a todos

Pedro
Pedro
13 anos atrás

Parece ser melhor que aquela ###### da Estoque Carros. Já é um começo pra gente sair dessa vergonha que é o automobilismo brasileiro.

Acarloz
Acarloz
13 anos atrás

Mais merda . . .

Fabio Barata
Fabio Barata
13 anos atrás

O chassi será diferente, pelo menos não é só bolha, já é uma evolução, e pra quem pilota, carros parecidos é sinal de competitividade. Muitos pegas o tempo todo.
Imagina só o Focus ser bom, e o resto uma merda? tu acha que a GM ou honda vai querer continuar investindo os tubos, sendo que dessa forma a marca está em evidencia igualmente?
No fim viraria uma copa focus, ou acabaria com o interesse das mais lentas.

Emerson
Emerson
Reply to  Fabio Barata
13 anos atrás

Isso só ia provar que um carro é melhor que o outro e quem for pior que corra atrás para tornar seu carro competitivo…. E quanto custa esse motor e esse cambio? No mínimo é o preço de um Astra ou um Focus okm…

Não seria mais fácil cada um andar com seu motor, e qualquer um poder entrar em uma concessionária e comprar o seu carro e preparar como quiser? (dentro do regulamento lógico)

Porque todos têm que andar de rodas Italianas OZ se todos possuem roda 16 de fábrica?

É um custo que acaba inviabilizando a prova, o cara tem que comprar um carro praticamente okm adaptar um motor e um cambio que não são da marca, comprar no mínimo 2 ou 3 jogos de rodas Italianas e preparar o resto do carro. Quanto custa isso por ano?

Sábado em Interlagos tinha na marcas e pilotos Gol, Celta, Clio, Corsa, Corsa Sedan e Ford KA novo e antigo, todos com seus motores 1.6 originais da marca.

LucioSP
LucioSP
13 anos atrás

Apesar de não ser a configiuração ideal, que venha a nova categoria!!!! tomara q tenha público e fique com um bom grid!!!

Sandro
Sandro
13 anos atrás

Flavio, quando o Meianov vai pra pista em Interlagos?

Mauro Batera
Mauro Batera
13 anos atrás

Pra mim, Campeonato de Marcas e Pilotos deveria ser com carros populares.

Acho que vai ser mais um fiasco!

Lucas Martin
Lucas Martin
13 anos atrás

isso já era esperado, aliás, o automobilismo mundial tem migrado para este modelo. Inclusive o DTM atual corre com mecânica padrão… por isso que jamais alcançará a magnificência do antigo campeonato. Como diria um filósofo contemporâneo, “Vai mal o automobilismo mundial, vai muito mal”.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Lucas Martin
13 anos atrás

A DTM não corre com mecânica padrão.

Gustavo
Gustavo
13 anos atrás

É mais simples. Tanto é que estão usando. Até o preparador é o mesmo. Berta (acho que só existe ele na Argentina)

TOM SEM FREIO
TOM SEM FREIO
13 anos atrás

Ah me esquici da Honda, que corre com o patrocinio da Petrobrás.

TOM SEM FREIO
TOM SEM FREIO
13 anos atrás

Na Argentina, todo fim de semana tem corrida, e as pistas, que nao sao assim uma maravilha, estao sempre cheias, como eram aqui antigamente. Espero que esse campeonato dê certo, mas o que eu acho sem graça é o fato de ter somente ate agora 3 marcas, como voce diz acima. Lá na Argentina, tem a Ford, Fiat, Toyota, Volkswagen, Renault, Peugeot, Chevrolet. Isso se nao me esqueci de alguma, participando da TC 2000.

luiz alberto
luiz alberto
13 anos atrás

Buenas Flavio Gomes,
Quem me conhece sabe que tem quatro coisa que odeio no autobobilismo; CATEGORIAS MONOMARCAS, Autodromos com pistas pequenas,Tilkodromos e a DESTRUIÇÃO DO TRAÇADO ORIGINAL DE INTERLAGOS.
Eu não sei porque ocorre,más é fato e pode ser comprovada pelas tabelas dos campeões em categorias TOPS, a grande maioria vem de automobilismo multimarcas,com diferenças de chassis e motor,muito poucos vieram de alguma formula isto ou aquilo,os que vieram quase nunca tiveram um grande brilho,mesmo no Kart há diferenças de chassis e motor.
Observe o automobilismo americano,maior defensor da equiparação tecnica barata(duas ou tres gerações atrasadas em relação as mais avançadas),não tem um piloto de expressão no cenário mundial e seu automobilismo doméstico Top esta a anos sendo dominado por estrangeiros,até na mais americanas das categorias a NASCAR,estranjas já estão botando a cara.E lá eles tem grandes premiações e muitas corridas,o que podemos imaginar que aqui com o nivel em que esta os dirigentes e promotores de corridas o nosso outrora pujante automobilismo está prá lá de morimbundo infelizmente.

Marcus Vinicius
Marcus Vinicius
13 anos atrás

Civic, Astra e Focus de lata serão mais bonitos do que as bolhas da Stock. Mas é mesmo uma pena não usarem suas mecânicas originais. Aí sim, seria uma COMPETIÇÃO DE MARCAS.
Aliás, espero que a Grobo (como faz com a Stock) não atrapalhe ainda mais esse novo campeonato….

Marcelo Pacheco
Marcelo Pacheco
Reply to  Marcus Vinicius
13 anos atrás

a rede TV vai transmitir.

2SIX
2SIX
13 anos atrás

Não seria mais simples utilizar a comprovadamente boa fórmula da TC2000 argentina?

Angelo Gomes
Angelo Gomes
Reply to  2SIX
13 anos atrás

É a fórmula da TC2000… todo mundo queria que copiassem os argentinos, agora tá ai… divirtam-se!!!

CAMARO
CAMARO
13 anos atrás

É impressionante como no Brasil tudo se manipula!Nada é transparente.Nenhuma marca tem coragem de enfrentar a outra e ficam maquiando esses campeonatos “babacas” sempre fazendo lobbys e enganando o povo que é idiota em pagar para ver esse verdadeiros circos manipulados.Essa Stock Car é a coisa mais chata e sem graça que existe.Sempre os mesmos,pois quem manda é apenas o piloto e a equipe!Queria ver alguém com coragem para expor suas qualidades e fraquezas!

Antonio
Antonio
13 anos atrás

É o tipo de coisa que não parece fazer sentido algum.
Quando um apaixonado por carros entra num belo bate papo sobre o assunto, pode ser numa rodinha de amigos, ou até num simples comentário na rua, acho( é a minha opinião…)
que a primeira coisa que vem à cabeça, o primeiro detalhe que vem na ponta da língua, é a alma do carro, o motor. O chassis, as suspensões, tudo pode ser refinado e maravilhoso, mas é o motor que identifica a real personalidade da máquina.
Bom, talvez, se a gente prestar atenção nos carros que o povo tá comprando na loja, caríssimos e com pouca personalidade, vai ver que isto não é tão absurdo assim.

sergio ribas pacheco
13 anos atrás

A TC2000 na Argentina é assim também e é um sucesso,embora eu ache que seria melhor se cada um corresse com sua mecânica.Abraços.

Benicio
Benicio
13 anos atrás

Acho que as montadoras tem medo, ME-DO, de colocar os seus carros na pista com motores originais, todos 1.6 ou 1.8, por exemplo, e tomarem um pau de marcas menos famosas ou menos tradicionais, que embarcam maior tecnologia para tentar ganhar mercado destes mamutes industriais. Se tem confiança no produto, coloca na pista!

Jader
Jader
13 anos atrás

Flávio, seria bacana se você repercutisse essa noticia sobre a decisão judicial de mandar tirar do ar um site que reclamava dos serviços prestados pela Renault a uma cliente insatizfeita com seu carro, peguei o link no Paulo Henrique Amorim só para ilustrar a noticia.

http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2011/03/14/escandalo-justica-impede-consumidor-de-se-defender/

Valdner
Valdner
Reply to  Jader
13 anos atrás

Salvei os vídeos dela, tirando do vocêtubo, coloco de novo.

Emerson
Emerson
13 anos atrás

Motor e cambio padrão… Que merda, jácomeçou errado.

Valmir Passos
Valmir Passos
13 anos atrás

Bom, sem querer ser pessimista, mas já sendo, acho que vai ser mais um oba oba. Uma pena.

João Carlos Bifulco
João Carlos Bifulco
13 anos atrás

Não vai funcionar.

O público de automobilismo não é bobo.
A graça em assistir uma prova do campeonato de marcas, está justamente no fato de você ver o seu carro particular competindo com outras marcas.
Padronizar motor, câmbio, etc.. fere fundamentalmente este princípio.
Como é que as montadoras aceitam uma competição nestes moldes?
Vão expor o prestígio de suas marcas apenas em cima de uma carroceria?

Alan Ruggero
Alan Ruggero
13 anos atrás

Campeonato no mesmo estilo da TC2000. Motores Berta para todos os carros.

Gostei da idéia, mas acho que essa nova categoria irá bater de frente com a Copa Montana, tb da VICAR, já que o custo de temporada será entre 500 e 600 mil reais e com cobertura das provas pela RedeTV.

Ae eu pergunto: é melhor termos 2 categorias com 15 pilotos ou uma com 30?

FES
FES
13 anos atrás

Não adianta padronizar motor, cambio, suspensão e freios pois há diferenças entre as carrocerias. Uma mais leve, outra mais aerodinamica, outra pode rolar menos… sempre há um carro melhor (Se não fosse assim, a equipe do Cacá não andaria sempre na frente).

No tempo do Brasileiro de Marcas (o verdadeiro) haviam vitórias improváveis como um Chevette vencendo prova. Eu não vi, mas vi em fotos e, mesmo que tivesse visto, não acreditaria. Um Chevette, meu….

Assino em baixo o ultimo parágrafo de seu post: “Vamos ver no que vai dar…”

Marcelo Pacheco
Marcelo Pacheco
Reply to  FES
13 anos atrás

tenho uma revista motor 3 de 84 que cobriu as 12h de brasilia e 500km de goiania. ambas vencidas por chevette’s…na primeira ingo hoffman foi um dos dois pilotos

Paulo Ferreira
Paulo Ferreira
13 anos atrás

Marqueteiros da Vila Olímpia ainda é a melhor definição para essa galera hahaha e olha que eu sou publicitário heim… Ainda bem que não fui contaminado por esse vírus “glamouroso” que acomete alguns colegas de profissão.

Motor e cambio padrão? Multimarcas… sei… Se a emissora oficial abraçar até vai girar alguma coisa, pois os caras da Vila Olimpia só vão convencer seus clientes a patrocinar eventos e equipes se os mesmos tiverem exposição no plim-plim. Divulgar para o publico do autodromo, para os apreciadores e formadores de opinião? bobagem, o negócio é fazer o investimento dar retorno atraves dos números de audiência. Que diga-se de passagem, não justificam nem os da estoque.

Uma pena… Mas vamos ver o que acontece.

Em tempo: Copa Uno era muito divertido, lembro de ter posters dos Unos que competiam. E olha que nem sou fã da Fiat, mas as corridas eram muito interessantes.

Endrigo
Endrigo
13 anos atrás

Apoiado! saudades do brasileiro de MARCAS de 1990! passats, chevettes, voyages, gols, escorts, unos…

Marcelo Pacheco
Marcelo Pacheco
Reply to  Endrigo
13 anos atrás

concordo plenamente. aquele sim, cada carro com sua mecanica de fabrica. sabiamos quem andava mais…mais uma categoria fake

Giorgio Ricci
Giorgio Ricci
13 anos atrás

Senhores, na minha humilde concepção “Campeonato de Marcas e Pilotos” significa cada fabricante/montadora participar com equipamento de sua manufatura (plataforma, motor, suspensão, câmbio…).
Seguindo um regulamento FIA (exemplo: WTCC) de cilindrada (atenção para taxa de compressão), câmbio original da marca; pneus, amortecedores, combustível, padrão para todos os competidores, peso mínimo, checagem antes e depois das provas.
Assim podemos atrair o confronto das marcas.

Alexey Karpov
Alexey Karpov
13 anos atrás

Eu tava achando bom demais pra ser verdade. De onde vem essa idéia de motor padrão em categoria multi-marca? Que saco! Aqui do lado, na Argentina da certo, por que aqui tem de ser diferente? É medo?

Carlos Galto
Carlos Galto
13 anos atrás

Ridículo!!
O automobilismo nacional tá virando um circo mesmo, só para pessoas que estão cagando para automobilismo de verdade…
Se eu fosse CEO de qualquer fabricante, me recusaria a participar dessa palhaçada!! Pior que até a TC2000 tá usando esse formato.
É incrível mas automobilismo multimarcas de verdade em nível nacional por aqui, só com a F-Truck e o playground de empresários que é a belíssima GT3-4 BR…

Gustavo
Gustavo
13 anos atrás

Flavio,

Os carros seguirão o padrão TC 2000. Carrocerias diferentes e motor V6 Berta. Aquele mesmo copiado da jaguar. Não acho tão diferente assim da Stock. A única diferença é que lá os carros são construídos para corrida (Meio mal construídos mas são), mas pelo menos temos V8

Gustavo
Gustavo
Reply to  Gustavo
13 anos atrás

Ops!!! aonde escrevi V6 leia-se 4 cilindros ok?

Diogo
Diogo
Reply to  Gustavo
13 anos atrás

Não é motor copiado na Jaguar. É um bloco Duratec 2.3 (o mesmo dos primeiros Fusion e da Ranger) com periféricos da Berta. Na TC2000, dizem que o motor é Mazda pra não criar confusão. E, curiosamente, a equipe oficial da Ford é comandada pela Berta…

fernando amaral
fernando amaral
Reply to  Gustavo
13 anos atrás

faz muitos anos que o Berta se dedica a preparar motores Ford – se não exclusivamente essa marca, com certeza principalmente.