Blog do Flavio Gomes
Arquitetura & urbanismo

HISTÓRIA NO CHÃO

SÃO PAULO (vamos tentar) – O excepcional São Paulo Antiga, do Douglas Nascimento e da Glaucia Carvalho, traz mais uma de suas matérias de resgate das coisas da cidade, agora sobre o patrimônio industrial da capital que vem desaparecendo nos últimos anos, com fábricas abandonadas sendo derrubadas e transformadas em shoppings ou condomínios verticais. O […]

SÃO PAULO (vamos tentar) – O excepcional São Paulo Antiga, do Douglas Nascimento e da Glaucia Carvalho, traz mais uma de suas matérias de resgate das coisas da cidade, agora sobre o patrimônio industrial da capital que vem desaparecendo nos últimos anos, com fábricas abandonadas sendo derrubadas e transformadas em shoppings ou condomínios verticais.

O tema de hoje é o que restou da planta da Vemag, ali pertinho do Ipiranga. Sobrou muito pouca coisa, mas pelo menos a fachada do prédio administrativo ainda está de pé, e bem que poderia virar um memorial. Afinal de contas, foi dali que saiu o primeiro — repito, primeiro — carro fabricado no Brasil. Foi uma perua DKW Universal, no dia 19 de novembro de 1956.

Alguém aí próximo do poder consegue descobrir quem, afinal, é dono das ruínas da Vemag? Sei que tem um shopping do lado, onde ficava parte da fábrica. Já me disseram que é da gigantesca Savoy. O vídeo diz que o dono do terreno é o governo do Estado. Alguém confirma?

Me ajudem, que eu salvo esse negócio. Pelo menos essa parede aí embaixo. Palavra de honra.