Blog do Flavio Gomes
F-1

BARCELONETAS (8)

SÃO PAULO (domingo esquisito) – O GP da Espanha foi disputado em Barcelona pela primeira vez em 1991. Foram, com a deste ano, 21 edições. E em dez delas o vencedor foi alguém a bordo de um carro projetado por Adrian Newey. Numa pista que exige grande eficiência aerodinâmica, as criações de Newey nadam de […]

SÃO PAULO (domingo esquisito) – O GP da Espanha foi disputado em Barcelona pela primeira vez em 1991. Foram, com a deste ano, 21 edições. E em dez delas o vencedor foi alguém a bordo de um carro projetado por Adrian Newey.

Numa pista que exige grande eficiência aerodinâmica, as criações de Newey nadam de braçada. Maior prova da qualidade de seu trabalho foi a resistência de Vettel aos ataques de Hamilton hoje. Mesmo com a asa móvel e o KERS funcionando perfeitamente, o inglês não conseguiu passar o alemão.

A primeira vitória de um carro “by Newey” em Barcelona foi justamente no ano de estreia do circuito no calendário, em 1991. Nigel Mansell, de Williams, faturou e repetiu no ano seguinte. Em 1993, foi a vez de Alain Prost. Em 1994, Damon Hill. Em 1997, Jacques Villeneuve. Sempre com a Willams.

Newey se transferiu para a McLaren e voltaria a ganhar com Mika Hakkinen por três anos seguidos: 1998, 1999 e 2000. Aí veio um longo jejum, em período dominado pela Ferrari e por Schumacher na Catalunha. Até o ano passado, quando Adrian voltou a festejar o triunfo de uma criação sua com Webber na Red Bull, feito repetido ontem com Vettel.

É o cara.