Numa pista que exige grande eficiência aerodinâmica, as criações de Newey nadam de braçada. Maior prova da qualidade de seu trabalho foi a resistência de Vettel aos ataques de Hamilton hoje. Mesmo com a asa móvel e o KERS funcionando perfeitamente, o inglês não conseguiu passar o alemão.
A primeira vitória de um carro “by Newey” em Barcelona foi justamente no ano de estreia do circuito no calendário, em 1991. Nigel Mansell, de Williams, faturou e repetiu no ano seguinte. Em 1993, foi a vez de Alain Prost. Em 1994, Damon Hill. Em 1997, Jacques Villeneuve. Sempre com a Willams.
Newey se transferiu para a McLaren e voltaria a ganhar com Mika Hakkinen por três anos seguidos: 1998, 1999 e 2000. Aí veio um longo jejum, em período dominado pela Ferrari e por Schumacher na Catalunha. Até o ano passado, quando Adrian voltou a festejar o triunfo de uma criação sua com Webber na Red Bull, feito repetido ontem com Vettel.
É o cara.