Blog do Flavio Gomes
Automobilismo brasileiro

BONITÕES

SÃO PAULO (com cara de carro) – Recebo release informando que na próxima semana começam a ser entregues os 22 carros preparados para o Mercedes-Benz Grand Challenge, nova categoria monomarca que estreia neste ano no Brasil — assim como teremos um campeonato de Audi, também. São belos, os automóveis. Tomara que dê muito certo. Abaixo, […]

SÃO PAULO (com cara de carro) – Recebo release informando que na próxima semana começam a ser entregues os 22 carros preparados para o Mercedes-Benz Grand Challenge, nova categoria monomarca que estreia neste ano no Brasil — assim como teremos um campeonato de Audi, também. São belos, os automóveis. Tomara que dê muito certo. Abaixo, as informações na íntegra:

As equipes inscritas para o campeonato de estreia da mais nova categoria do automobilismo brasileiro começam a receber na próxima semana os carros que formarão o grid do Mercedes-Benz Grand Challenge. São os modelos Mercedes-Benz C250 CGI preparados para competição pela WB Motorsport. Foram três meses de trabalho nos 22 carros, incluindo redução do peso original para 1.100 kg, alterações no gerenciamento eletrônico do motor turbo para chegar aos 245 HP, instalação de equipamentos de segurança em conformidade com normas internacionais e adoção de kits aerodinâmico e de competição.

A primeira etapa está marcada para os dias 21 e 22 de maio em Curitiba. “O regulamento permite que as equipes façam poucas alterações. O carro chega pronto e tem diversos componentes que não podem ser modificados. Então o trabalho agora é apenas recebê-lo, verificar se está tudo como precisamos e prepará-lo para o transporte”, afirma o engenheiro Elio Seikel. As primeiras atividades oficiais serão realizadas na quinta-feira, dia 19. Serão duas sessões: a primeira às 13h10 e a segunda às 15h30.

As restrições impostas às equipes no ajuste dos carros, que tem motor e câmbio lacrados e configurações que podem ser trabalhadas apenas pelos técnicos autorizados da categoria, ajudam o campeonato a criar equilíbrio entre as equipes. Todas as 22 vagas no grid de largada já estão preenchidas e, assim como na GT Brasil, o piloto pode optar por correr sozinho ou em dupla. No total, serão oito etapas com duas corridas cada, uma no sábado e outra no domingo, com trinta minutos de duração. A categoria terá espaço para exibição das provas, uma delas ao vivo, na programação de domingo da RedeTV!.

Nesta primeira temporada, o Mercedes-Benz Grand Challenge passará por Curitiba (PR), Santa Cruz do Sul (RS), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Campo Grande (MS) e Londrina (PR). A categoria é promovida pela SRO Latin Americana e pela Auto+ Entretenimento, tem apoio da Mercedes-Benz e patrocínio Dellavia, Petronas, Scorro e Pirelli, além dos fornecedores Sparco, Blindarte, Billstein, Eibach e Stäubli.