Blog do Flavio Gomes
F-1

BOSFORADAS (2)

SÃO PAULO (treinar cansa) – A quarta pole em quatro corridas, e Tião Alemão vai escrevendo sua história. Com 23 bem vividos anos, chega a 19 poles na carreira e na próxima entra para a lista dos dez mais de todos os tempos. Não é pouco. E o rapaz faz tudo com uma naturalidade irritante […]

SÃO PAULO (treinar cansa) – A quarta pole em quatro corridas, e Tião Alemão vai escrevendo sua história. Com 23 bem vividos anos, chega a 19 poles na carreira e na próxima entra para a lista dos dez mais de todos os tempos. Não é pouco. E o rapaz faz tudo com uma naturalidade irritante para os adversários. Nem treinou ontem, depois de um pancão na chuva, mas hoje fez a pole do jeito que quis, sem esforço, colocando quase meio segundo em Webber, com quem divide a primeira fila turca.

O início da temporada europeia, pelo jeito, não mudou muito as coisas, exceto pela troca entre Mercedes e Ferrari na condição de terceira força. Os italianos estão andando para trás, às voltas com um carro problemático, com o mau humor de Alonso, com as limitações de Massa, com a tensão da chefia. Fernandinho ficou em quinto no grid e Felipe foi o décimo, depois de gastar inexplicavelmente um jogo de pneus macios no Q1 — ele contou que não sentiu muita firmeza no tempo que obteve com os duros e quis se garantir. É uma falta total de confiança no potencial do carro, entre outras coisas.

Aliás, a história de guardar pneus macios novos vai virar moda, depois do que aconteceu na China. Cerca de 1s5 mais rápidos por volta que os duros, o negócio é mesmo poupá-los para a corrida. Fazem uma diferença tremenda. Massa, no Q3, nem fechou volta. Contou que cometeu um erro na curva 9 naquela que seria sua tentativa única e preferiu abortar para economizar uma volta de pneu chiclete para a prova. A que ponto chegamos…

A Mercedes confirmou a melhora e Rosberguinho ficou com o terceiro lugar no grid, melhor posição do time desde a Malásia no ano passado. E Schumacher, em oitavo depois ficar a 0s001 de Vettel no último treino livre, pode até não ter gostado do resultado, mas se colocou entre os dez primeiros pela primeira vez no ano. Está na cara que a equipe alemã entra na briga por pódios, a partir do resultado de hoje. E afasta Ferrari e Renault — esta, depois de um ótimo início, começou a patinar com Petrov e Heidfeld, embora ambos tenham passado ao Q3.

A McLaren continua sólida e próxima da Red Bull, mas ainda sem condições muito claras de derrotar os rubrotaurinos em condições normais. Hamilton só ganhou na China por causa dos pneus. Alertada, a trupe de Adrian Newey saberá administrar essa história da borracha a partir de agora.

Sem surpresas entre os dez primeiros (as cinco grandes e quase-grandes ocuparam todos os lugares), restou uma briguinha interessante no pelotão intermediário, com Barrichello se superando e obtendo um ótimo 11º, à frente de forças emergentes como a Force India (esperava-se mais, pelo menos um no Q3) e a Sauber, que teve um dia ruim: Koba, o mito, nem fez tempo porque teve um problema na bomba de gasolina ainda no Q1 e larga em último; Pérez foi discreto, 15º. No grupo das nanicas, a Lotus continua sobrando, e Virgin e Hispania brigam para ver quem é pior. Está dando pena de Glock, um bom piloto, relegado ao purgatório virginiano.

Na transmissão da TV, Reginaldo Leme afirmou que a Williams acertou com a Renault para o ano que vem, uma novidade. Especulou-se no final do ano passado que isso poderia acontecer já em 2011. Agora, pelo jeito, fechou. Boa notícia para a Williams, que além de ter um carro ruim e uma conta bancária apertada, ainda convive com um motor pouco emocionante, o Cosworth. A melhora da Lotus neste ano deve-se basicamente ao motor. Confirmada a mudança, a Renault terá quatro times clientes em 2012: Lotus, Williams, Red Bull e a própria Renault, ou Genii, ou Lotus preta, sei lá como vai se chamar a equipe no futuro.

A corrida? Aparentemente, sossegada para a Red Bull e Vettel, que terá em Webber, talvez, um adversário para as primeiras voltas, até acabar o gás. Vai ser aquele passa-passa divertido por conta dos pneus e da asa móvel, mas o resultado final não deve apresentar grandes surpresas e uma dobradinha é mais do que provável — desde que os dois energéticos não façam o que fizeram no ano passado, um batendo no outro, o outro batendo no um. Desconfio que a briga, mesmo, vai ser pelo terceiro lugar no pódio. E para ele aposto em Hamilton.