Blog do Flavio Gomes
Bus Stop

BUS STOP

SÃO PAULO (eu fico bobo) – Recebo e-mail do Aluízio Lemos, sobre mais um extraordinário trabalho de miniaturista que tem como tema a frota paulistana da CMTC. Leiam primeiro, depois entrem neste site aqui, depois vejam as fotos, depois digam o que eu sempre digo quando vejo essas coisas: como é possível ter tanto talento […]

SÃO PAULO (eu fico bobo) – Recebo e-mail do Aluízio Lemos, sobre mais um extraordinário trabalho de miniaturista que tem como tema a frota paulistana da CMTC. Leiam primeiro, depois entrem neste site aqui, depois vejam as fotos, depois digam o que eu sempre digo quando vejo essas coisas: como é possível ter tanto talento e paciência?

Bom, outro dia você postou sobre um ônibus feito em papel, mas este que vou te passar agora acho mais interessante. Um amigo meu, o Leonardo Fontalva Nicolau, fez dois ônibus em escala, um MB O364 e um O362 da CMTC. Só que ele faz até a estrutura interna, tudo perfeito. Ele mesmo descreve o método de construção: “O modo construtivo se dá com início em um projeto e planejamento em CAD, como se fosse construir um automóvel original, só que em escala. A partir daí, são plotadas em sulfite a estrutura do ônibus e as laterais, que mais tarde servirão de gabarito para a construção da estrutura, que por sua vez é feita em perfis de madeira. A lataria é milimetricamente calculada para se alcançar um perfeito encaixe das peças. Tudo é feito o mais próximo possível do original. Mais tarde a carroceria recebe pintura em esmalte sintético, para selar o papel cartão, e depois recebe primer cinza como fundo. Esse processo faz com que pareça chapa de aço. O acabamento é feito com spray esmalte sintético. As faixas e os números são de tinta também, eu não uso adesivos para que fique o mais parecido com as técnicas da época. As rodas são usinadas em polipropileno e recebem rolamentos. O ônibus tem suspensão com molas espirais.”