Blog do Flavio Gomes
F-1

VALENTINAS (1)

SÃO PAULO (voltar também é bom) – Buenos dias, macacada. Apesar de Cumbica, deu tempo de desembarcar e ver a classificação de Valência. Back to ordinary life. Aliás, Cumbica é uma coisa, não? Todo mundo anda falando mal dos aeroportos brasileiros, junto-me a eles. Não de todos, porque todos não conheço. Mas essa catacumba paulista, […]

SÃO PAULO (voltar também é bom) – Buenos dias, macacada. Apesar de Cumbica, deu tempo de desembarcar e ver a classificação de Valência. Back to ordinary life.

Aliás, Cumbica é uma coisa, não? Todo mundo anda falando mal dos aeroportos brasileiros, junto-me a eles. Não de todos, porque todos não conheço. Mas essa catacumba paulista, tenha dó. Uma hora e meia para sair do avião e pegar as malas, jogadas pelos corredores entre as esteiras. É uma vergonha nacional. Falado está.

Vettel na pole de novo, sétima em oito corridas, 22 na carreira. Os treinos de classificação neste ano têm sido mera formalidade para colocar Tiãozinho na primeira posição do grid. Proibiram mapeamento de motor diferente em treino e corrida. Bela merda. O problema não é cartográfico, mas de competência, mesmo: carro melhor, piloto melhor, pole e pronto.

O Q1 eliminou os seis de sempre e Alguersuari. Nada demais no cenário de videogame dessa pista mais artificial que tutti-frutti. Mas é bonito o cenário, isso não se pode negar. O Q2 teve como surpresa a cabeça de Petrov ceifada antes do tempo. Barrichello cometeu um erro banal e ficou em 13º. Mesmo se tivesse acertado a volta de sua vida não faria muita diferença. Tudo normal, também.

E o Q3 não teve nada de emoção. Vettel fez 1min36s975 e só voltou à pista para lixar um jogo de pneus. Não precisava. Webber ainda conseguiu arrancar uma volta boa e levou a primeira fila no apagar das luzes. Heidfeld e Sutil nem andaram e guardaram um jogo de pneus zero para a largada. E o resto foi o rodízio de sempre atrás da Red Bull: Hamilton e Alonso na segunda fila, Massa e Button na terceira, Rosberguinho e Schumacher na quarta.

Essa corrida esteve longe de ser muito comovente em suas três edições iniciais. Com a asa móvel em duas retas, agora, vai ter aquele monte de ultrapassagens de praxe. Dá para apontar alguém como favorito que não seja Vettel? Não, não dá. Com mapa, sem mapa, com escapamento aerodinâmico, sem, dá na mesma.

Volto daqui a pouco, depois que desfizer as malas.