Blog do Flavio Gomes
F-1

VALENTINAS (2)

SÃO PAULO (zzzz) – Chata pra cacete. Eu estava até com saudades de corridas chatas. Mas já passsou. Que voltem as boas. Bom, vamos a alguns números. Porque se esse GP da Europa foi ruim, pelo menos deixou algumas marcas importantes. Foi a corrida que teve mais carros recebendo a bandeira quadriculada na história. Os […]

SÃO PAULO (zzzz) – Chata pra cacete. Eu estava até com saudades de corridas chatas. Mas já passsou. Que voltem as boas.

Bom, vamos a alguns números. Porque se esse GP da Europa foi ruim, pelo menos deixou algumas marcas importantes. Foi a corrida que teve mais carros recebendo a bandeira quadriculada na história. Os 24 que largaram chegaram ao final. Nunca tantos tinham terminado uma prova. Karthikeyan, portanto, tornou-se o pior piloto de todos os tempos. O único capaz de terminar um GP de F-1 em 24º. Que merda, hein, Karthikeyan?

Foi a terceira vez na história em que todos os pilotos que largaram chegaram ao final. As outras foram na Holanda em 1961 (15 carros) e em Monza em 2005 (20).

Vettel venceu pela sexta vez em oito corridas neste ano. Nas outras duas, chegou em segundo. Foi a 16ª vitória de sua carreira. Isso o coloca em 14º nas estatísticas, ao lado de Stirling Moss. Passou Hamilton, que tem 15. Tião Alemão é o terceiro, entre os que estão em atividade, em número de vitórias. Perde para as 91 de Schumacher e para as 26 de Alonso.

E o que mais? Mais nada.

Sobre a corrida, dois destaques, ambos espanhóis. El Fodón de Las Astúrias e Jaime Alguersuari. Alonso lutou, como sempre. Foi passado por Massa na largada, mas Felipe perdeu a curva seguinte, defendida por Webber. E aí Fernandinho se aprumou em terceiro. Depois da primeira bateria de pit stops, Hamilton ganhou o quarto lugar de Massa e Alonso foi para cima de Webber. Passou. Na segunda janela de paradas, o australiano recuperou o segundo lugar. Mas na terceira, quem ganhou a segunda posição foi Alonso, num raro bom trabalho da Ferrari, preciso e cirúrgico. Faltavam dez voltas, ainda, Webber poderia até atacar, mas não conseguiu porque começou a ter problemas de câmbio.

Alguersuari parou só duas vezes e saiu de 18º para oitavo. Quando um dos destaques de uma corrida é o Alguersuari, fodeu. É porque foi ruim, mesmo. Não aconteceu muita coisa porque as diferenças de tempo entre os pilotos que lutavam por alguma coisa foram esticando ao longo da prova, e o uso das asas móveis foi muito limitado, apesar das duas retas onde elas eram permitidas. Mesmo com 24 carros na pista o tempo todo, as brigas foram escassas.

Essa pista é uma porcaria, em resumo. Cenário muito bonito e tal, mas se nem com pneus-farofa e asas móveis deu jogo, pode riscar do calendário. Ou, então, que pelo menos mostrem umas minas de topless na praia. Em Mônaco tem.

Massa e Barrichello? Bem, Massa largou legal. E só. Depois foi ficando para trás, como sempre. Ah, a Ferrari atrasou um pit stop! Sacanearam o Felipe! Felipinhoooooooo! Já tem gente escrevendo essas coisas, aqui e no Twitter. Gente… Deixa pra lá. Barrichello teve algum problema? Nem vi. Parece que falaram, na TV, num buraco aerodinâmico. Procede? O que seria um buraco aerodinâmico?

Quanto à história do regulamento, da proibição da mudança de mapeamento do motor, não adiantou picas. Vettel largou, olhou no espelhinho, viu que não tinha ninguém muito perto e ficou esperando terminar. Foi tudo tão previsível que nem meu informante Gola Profonda telefonou. Acho que o vi na praia, numa daquelas imagens antes da largada.

E vocês? Gostaram ou dormiram?