Blog do Flavio Gomes
F-1

ITÁLICAS (1)

SÃO PAULO (atrasado!) – Em Monza, 83% da volta é com o pé embaixo. Nos últimos dez anos, o pole venceu sete vezes. O que isso significa? Significa que como é uma pista fácil, nela basta acelerar, normalmente quem sai na pole é porque tem o carro mais rápido em termos absolutos. E, por isso, […]

SÃO PAULO (atrasado!) – Em Monza, 83% da volta é com o pé embaixo. Nos últimos dez anos, o pole venceu sete vezes. O que isso significa? Significa que como é uma pista fácil, nela basta acelerar, normalmente quem sai na pole é porque tem o carro mais rápido em termos absolutos. E, por isso, é favorito. No caso mônzico, termos absolutos quer dizer velocidade em reta, mesmo. Não é necessária nenhuma sofisticação aerodinâmica, nenhum acerto especial. Na pista italiana, tem de enfiar o pé e pronto.

Assim, os carros com motores Mercedes vão se dar bem neste fim de semana. Hamilton foi o mais rápido hoje, 1min23s865 pela manhã. Vettel, de tarde, foi o mais veloz mas seu tempo foi pior: 1min24s010. A temperatura aumentou, fez um calor dos diabos, e o asfalto estava muito quente depois do almoço.

Monza é pau puro. Nem os pneus fazem tanta diferença. No ano passado, ainda de Bridgestone, a estratégia-padrão foi de apenas uma parada. Acho que vai ter um monte de gente saindo para apenas dois pit stops domingo.

Vão fazendo suas apostas aí que volto de tarde.