Blog do Flavio Gomes
Indústria automobilística

ROMI-ISETTA, 55

SÃO PAULO (velinhas) – Vários blogueiros me lembram que hoje, 5 de setembro, é dia de aniversário da Romi-Isetta: 55 anos. Tem um material bem legal no G1. Há uma eterna discussão sobre qual o primeiro carro brasileiro: a Romi-Isetta, apresentada em 5 de setembro de 1956, ou a caminhoneta DKW-Vemag Universal, de 19 de […]

SÃO PAULO (velinhas) – Vários blogueiros me lembram que hoje, 5 de setembro, é dia de aniversário da Romi-Isetta: 55 anos. Tem um material bem legal no G1. Há uma eterna discussão sobre qual o primeiro carro brasileiro: a Romi-Isetta, apresentada em 5 de setembro de 1956, ou a caminhoneta DKW-Vemag Universal, de 19 de novembro de 1956.

Tecnicamente falando, a peruinha deve ser considerada o primeiro automóvel nacional, por uma razão simples: a definição de “automóvel” para o GEIA, órgão do governo que cuidou da implantação da indústria automobilística brasileira. Para o GEIA, um automóvel deveria ter pelo menos duas portas e capacidade para um mínimo de quatro ocupantes e espaço para bagagem. A Romi-Isetta não se encaixava nessa definição.

Mas isso, claro, não tira do lindo minicarro seu valor e pioneirismo.

Sendo assim, palmas para a Romi-Isetta, que ela merece!