Blog do Flavio Gomes
Brasil

FINALMENTE

SÃO PAULO (pausa na F-1) – Nada a ver com Interlagos, mas não posso deixar de registrar aqui a notícia importantíssima. O Ministério Público Estadual pediu o afastamento do prefeito de SP e a interrupção imediata das inspeções veiculares fajutas feitas pela Controlar, a maior fábrica de imprimir dinheiro fácil jamais vista no país. Vejam […]

SÃO PAULO (pausa na F-1) – Nada a ver com Interlagos, mas não posso deixar de registrar aqui a notícia importantíssima. O Ministério Público Estadual pediu o afastamento do prefeito de SP e a interrupção imediata das inspeções veiculares fajutas feitas pela Controlar, a maior fábrica de imprimir dinheiro fácil jamais vista no país.

Vejam abaixo o que diz o texto do “Estadão”:

“O problema, segundo o MPE, não é a ideia da inspeção, mas a forma como ela foi executada na cidade. Desde a constituição da empresa Controlar até as sucessivas prorrogações do contrato teriam sido feitas por meio de fraudes, como a apresentação de garantias falsas, documentos e informações falsas e, além de possíveis fraudes tributárias e fiscais. A ação foi apresentada no Fórum Helly Lopes Meireles, sede das Varas da Fazenda Pública de São Paulo.”

Como se vê, infelizmente não está sendo contemplado o absurdo técnico dessas inspeções, o equipamento usado, os critérios nebulosos, os resultados diferentes para o mesmo veículo dependendo do local e do dia em que a inspeção é feita, o despreparo dos funcionários, a falta de transparência quando se trata do destino do valor arrecadado, oa resultados práticos dessa aberração, nada. A Controlar é apenas mais uma máquina de tirar dinheiro dos cidadãos, controlada pelos consórcios que tomam conta de muitos serviços públicos no Estado — como pedágios e gestão de estradas, obras viárias e o escambau a quatro; consórcios que, na prática, são o caixa de campanha dos partidos que administram SP há quase duas décadas.

A motivação do MPE é outra: fraudes e mais fraudes. Que caiam todos, que essa arbitrariedade seja mesmo suspensa, e que um dia tenhamos governantes realmente preocupados com o meio-ambiente. Esses aí só se preocupam em criar sacanagens que nos tirem dinheiro e paciência. Porque já pagamos um imposto específico sobre a propriedade de veículos, e o mínimo que os governos deveriam fazer era usar esse dinheiro todo para cuidar de tudo que diz respeito a eles, veículos. Como zelar pelas estradas (e não “vendê-las” à iniciativa privada que vive de administrar bens públicos, construídos com dinheiro público), fiscalizar emissão de poluentes, tapar buracos, manter semáforos funcionando, melhorar a sinalização, treinar agentes de trânsito etc etc e etc.

Não tenho muita esperança de que algo concreto vá acontecer, mas seria lindo ver essa gente cair de podre.