Blog do Flavio Gomes
Automobilismo brasileiro

PAU NA TRUCK

SÃO PAULO (julguem) – Esperei passar um dia, porque quando vi a batida ontem estava de saída para a rádio e nem tive a chance de ver o VT ou de saber o que disseram os pilotos. O que aconteceu: penúltima etapa da Truck em Curitiba, Felipe Giaffone e Geraldo Piquet lutam pelo título. Piquet […]

SÃO PAULO (julguem) – Esperei passar um dia, porque quando vi a batida ontem estava de saída para a rádio e nem tive a chance de ver o VT ou de saber o que disseram os pilotos. O que aconteceu: penúltima etapa da Truck em Curitiba, Felipe Giaffone e Geraldo Piquet lutam pelo título. Piquet foi tocado por Salustiano no começo da prova e ficou para trás. No momento dessa batida aí no alto, finalzinho da corrida, estava uma volta atrás. Giaffone era o terceiro e se terminasse assim, levaria uma enorme vantagem para Brasília, última corrida do ano, dia 4 de dezembro. No fim da reta, Piquet bate em Giaffone.

Os dois discutiram na volta aos boxes. Pelo que li no blog do Teo José, Piquet teria alegado aos comissários que ficou sem freios. No seu Twitter, ele fala em “coisas do automobilismo”. Eis um trecho das conversas entre ele e Giaffone pelo microblog: “Felipe erros acontecem. Se fosse proposital teria te esperado mais uma volta. Não preciso desse Marketing, corro pq gosto”.

Giaffone relata que não foi isso que ouviu de Piquet no bate-boca que se seguiu ao acidente e criticou duramente o rival. A única defesa de Geraldo é provar que estava sem nada de freio mesmo, zerado. Tem como verificar isso? Uma boa vistoria técnica comprovaria. Felipe, piloto experiente, de reputação inatacável em todas as categorias de que participou, não parece ser do tipo que inventa diálogos. Está numa de suas “tuitadas”, sobre a conversa com Geraldo pós-batida: “E falou que agora esta zero a zero ( tirando que ele quase me matou) e que vamos pra Brasília pra ver quem leva…”.

É muito difícil afirmar que um piloto fez tal coisa de propósito. Basta ele dizer que não fez e pronto, tem-se a palavra do suspeito contra a suspeita de quem dele desconfia. Por outro lado, a dinâmica do acidente e as circunstâncias em que ele ocorreu podem levar a algumas conclusões. Os comissários, por exemplo, excluíram Geraldo da classificação. Consideraram-no, portanto, culpado. Exclusão que tem pouco efeito prático. O acidente tirou de Felipe pontos importantíssimos e os dois vão para a prova derradeira praticamente empatados na classificação.

O que acho? Acho que os pilotos brasileiros estão todos malucos. A corrida da Truck foi um circo de horrores, com toques de todos os jeitos, pancadas e mais pancadas, irresponsabilidade total de muita gente. Na Stock e na Montana o cenário se repete. A Stock também acabou com várias batidas e pilotos se acusando mutuamente.

Essas coisas são perigosíssimas e é preciso tomar muito cuidado antes que alguém se machuque seriamente. E é claro que a CBA deve ser rigorosa para apurar tudo e tomar as medidas cabíveis. Algo que, claro, não fará. A CBA não existe.

Se quiserem mais elementos para avaliar, sigam Giaffone (@giaffonef) e Piquet (@geraldopiquet) no Twitter e acompanhem suas versões.