Blog do Flavio Gomes
Blog

VALE A PENA

SÃO PAULO (mas não é fácil) – O Victor Martins, em nome de toda a equipe da Revista WARM UP, acaba de ser premiado pela ACEESP, Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo, como melhor repórter de imprensa escrita em 2011. Salvo engano, é a primeira vez na história do Troféu Ford-ACEESP que […]

SÃO PAULO (mas não é fácil) – O Victor Martins, em nome de toda a equipe da Revista WARM UP, acaba de ser premiado pela ACEESP, Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo, como melhor repórter de imprensa escrita em 2011.

Salvo engano, é a primeira vez na história do Troféu Ford-ACEESP que um prêmio para mídia escrita é concedido a uma publicação eletrônica, como nossa revista, e sai do ambiente natural desses prêmios, que são os jornais. Ainda mais quando se trata de esporte. Os grandes jornais de São Paulo, mais os diários esportivos nacionais que circulam no Estado, costumam ganhar essas láureas por conta de suas grandes equipes de produção e, obviamente, pela prioridade dada ao futebol, que tem um público muito maior que o automobilismo.

Por isso, é um enorme feito do Victor e do time da WARM UP essa conquista de 2011. Inscrevemos duas reportagens para a análise da comissão julgadora: a da unificação dos títulos mundiais considerando a era pré-Fórmula 1 e a do doping no automobilismo, tendo como gancho o caso de Tarso Marques escondido pela Stock, pela CBA e pelo piloto. Foi essa que ganhou, publicada em abril deste ano após mais de seis meses de investigações.

A gente faz jornalismo sério. Mal-humorado, às vezes. Sarcástico, ácido, pentelho. A gente cobra, critica, aponta o dedo. Chamem do que quiserem o jornalismo que fazemos. Mas nunca se esqueçam de que é jornalismo. Voltado para um setor pouco relevante para a maioria das pessoas, o automobilismo, mas jornalismo.

Seriedade que não nos rende muita coisa no meio — a mais recente é um processo que pode acabar com minhas finanças já combalidas; o único, diga-se, que sofri em quase 30 anos de estrada. Nos veem com antipatia, raiva, algum desprezo. “Tem muita gente que te odeia”, me disse o Massa hoje lá na Granja. Felipe não é um deles. Mas rende o que é mais importante para quem abraçou esta profissão: respeito de quem nos lê.

Como vocês sabem, este blog deixou o iG recentemente. O portal, que hoje pertence à Oi, está passando por uma vasta reformulação e dela faz parte, também, o fim da parceria que deu origem ao Grande Prêmio no final de 1999. Ela tem data para terminar, em meados de janeiro do ano que vem. O destino do site é incerto. Até agora não falei disso publicamente, mas é uma boa hora. Infelizmente o mercado publicitário ainda reluta em investir em internet, e muitos anunciantes que atuam mais fortemente no automobilismo não gostam muito do nosso jeito de fazer jornalismo. Talvez por isso mesmo, porque fazemos jornalismo, e não promoção de eventos. Não somos amiguinhos de ninguém, raramente somos convidados para almoços e convescotes, porque os anfitriões acreditam que não existe almoço de graça, e nós não. Além do mais, o mercado publicitário não curte produtos baratos. Dão trabalho, e é mais fácil empurrar uma cota milionária anual no lombo de alguma empresa grande para morder uma gorda comissão do que trabalhar no varejo de uma mídia como a internet, pensando possibilidades, estudando alternativas.

Estamos lutando para sobreviver em 2012. Não será fácil, mas estamos lutando. Um prêmio como o concedido hoje ao Victor e à WARM UP não vai mudar muito essa realidade, mas para nós vale muito. Vale para que a gente tenha reforçada, dia a dia, a certeza absoluta de que o único caminho decente e aceitável neste ofício é a honestidade.