Blog do Flavio Gomes
Futebol

MENGO, 30

SÃO PAULO (na regata ele me mata) – Hoje faz 30 anos do título mundial do Flamengo contra o Liverpool em Tóquio, conquista inesquecível para os rubronegros e para quem gosta de futebol de verdade. Aquele timaço de Zico, Adílio & companhia bela foi o segundo melhor que vi jogar, depois da Lusa-2011. A seleção […]

SÃO PAULO (na regata ele me mata) – Hoje faz 30 anos do título mundial do Flamengo contra o Liverpool em Tóquio, conquista inesquecível para os rubronegros e para quem gosta de futebol de verdade. Aquele timaço de Zico, Adílio & companhia bela foi o segundo melhor que vi jogar, depois da Lusa-2011. A seleção de 1982 fica em terceiro no meu pódio particular.

E foi com grata satisfação que vi que o Galinho mantém até hoje o Celica que ganhou como melhor do jogo patrocinado pela Toyota. A reportagem do Carlos Gil na Globo está aqui. De quebra o Gil ainda achou o Carina que Nunes ganhou por ter sido o artilheiro da decisão. Claro que marca e modelos não são citados. Babaquices globais. Custava dizer “aqui o Toyota Celica do Zico”, “aqui o Carina do Nunes”?

Este, o do Nunes, já está no terceiro dono. Mas o atual proprietário vai doá-lo ao museu do Flamengo. Está meio detonado, sem funcionar, mas nada que um bom mutirão de restauradores não seja capaz de realizar. Ainda está com placas amarelas, o que é bem legal. São dois troféus vivos daquele jogo, carros históricos que jamais poderão deixar de ser vistos e cultuados.

A foto abaixo é do Zico recebendo seu Celica. Peguei neste excepcional álbum de fotos publicado pelo site do saudoso “Jornal do Brasil”. Digo “saudoso” porque nunca vou me conformar com a extinção do “JB” no papel.

ATUALIZANDO…

Depois de ler alguns comentários e observar outras fotos antigas, acho que é legal esclarecer que os carros de Nunes e Zico que estão no Rio são os que eles ganharam da Toyota, claro, mas não necessariamente os mesmos que estavam no campo no dia da final. Aliás, quase 100% de certeza que não. Vejam a foto acima, por exemplo. O Celica tem espelhos retrovisores nos paralamas, coisa de japonês, e direção do lado direito. Além de ser um modelo ST com motor 1.8 (vejam nesta foto aqui). O carro de Zico não é assim. Tem volante do lado esquerdo, para começo de conversa, é 2.0 GT e me parece de outra cor, um prata bem mais claro que aquele do Estádio Nacional. Quanto ao de Nunes, a direção do carro que está no Brasil é “ocidental”, também, e o documento mostra que a cor original era bege. O que aparece nas imagens do jogo era vermelho e, obviamente, com volante do lado direito, mão inglesa, como se usa no Japão. Os carros que vieram para o Brasil eram modelos de exportação, possivelmente para o mercado americano.

Isso não tira a importância de nenhum dos dois, claro. Foram os prêmios pelo título. Mas seria legal saber onde estão os dois que ficaram à beira do gramado durante o jogo… Devem ter voltado para o pátio da fábrica para ser vendidos depois. É difícil achar alguma pista deles, 30 anos depois.