Blog do Flavio Gomes
Automobilismo brasileiro

AH, TÁ

SÃO PAULO (esta cidade…) – Bem, a SPTuris resolveu mudar a tabela de preços para Interlagos, que inviabilizaria o automobilismo paulista (e poderia, igualmente, fazer os que vivem de promover corridas trabalharem um pouco). Houve uma reunião e a Prefeitura, dona do autódromo, decidiu reajustar as taxas praticadas no ano passado em 16%. Um press-release […]

SÃO PAULO (esta cidade…) – Bem, a SPTuris resolveu mudar a tabela de preços para Interlagos, que inviabilizaria o automobilismo paulista (e poderia, igualmente, fazer os que vivem de promover corridas trabalharem um pouco). Houve uma reunião e a Prefeitura, dona do autódromo, decidiu reajustar as taxas praticadas no ano passado em 16%.

Um press-release divulgado pela CBA traz algumas pérolas, como uma declaração do diretor de evento da SPTuris (empresa mista que administra o autódromo) Everaldo Júnior. Diz o assinalado: “A reunião de hoje mostrou que a tabela recentemente anunciada pode ficar mais clara e é isso que faremos. Ao contrário do que alguns meios publicaram, eu garanto que o reajuste de preços para 2012 não passará de 16% sobre os preços praticados em 2011”.

Tabela mais clara… Pode existir algo mais claro que uma tabela? Isso custa tanto, aquilo custa outro tanto. Não havia falta de clareza. Havia um monte de absurdos. E que história é essa de “ao contrário do que alguns meios publicaram”? Os “meios” publicaram a tabela. Só isso.

Enfim, recuso-me a ficar de qualquer lado nessa história. As pessoas que organizam corridas em SP (CBA, FASP e clubes), como já escrevi milhares de vezes, vivem de contar dinheiro de carteirinhas e inscrições e quase nada fazem pelo automobilismo como esporte. É uma receita fácil, obtida com o uso de um equipamento público (Interlagos) pelo qual quase sempre pagaram preço de banana, e quando esses preços de aluguel sobem um pouco, eles aumentam os valores das carteirinhas e das inscrições e sempre haverá algumas centenas de otários (como eu) que pagam e correm.

Por outro lado, a Prefeitura de SP, talvez a pior de sua história, não tem a menor noção de nada, publica uma tabela sem pé nem cabeça, e depois percebe que a modalidade que usa esse equipamento público não tem a menor condição de existir praticando tais preços, cujos valores foram tirados sabe-se lá de onde. Aí, volta atrás e seu representante, este Everaldo Júnior, a quem não conheço, diz que “os meios”, que creio ser a imprensa, erraram nos cálculos. Ora bolas, é só ver a tal da tabela no “Diário Oficial”. “Os meios” não erraram nos cálculos. Apenas fizeram contas.

O saldo dessa balbúrdia toda, promovida por uma cáfila atabalhoada, foi o adiamento das 24 Horas de Interlagos. Até onde eu sei, a realização da corrida na data original (28 e 29 de janeiro) está comprometida. Sei lá o que vai acontecer agora em relação a essa prova. Em relação ao resto, os clubes vão aumentar os valores das inscrições, a CBA vai aumentar o valor das carteirinhas e nós, os pacóvios do esporte a motor, continuaremos pagando pelo prazer de correr, que é maior do que essa zaragata.