Blog do Flavio Gomes
Arquitetura & urbanismo

ALGUÉM FAÇA ALGO!

SÃO PAULO (como pode?) – Vejam esta matéria no excelente “São Paulo Antiga”, do Douglas Nascimento e da Glaucia de Carvalho. É sobre o abandono da esplêndida estação ferroviária de Cachoeira Paulista, às margens do rio Paraíba. Prédio tombado, que pertence à MRS, que opera a via férrea. Em qualquer país decente, isso já teria […]

SÃO PAULO (como pode?) – Vejam esta matéria no excelente “São Paulo Antiga”, do Douglas Nascimento e da Glaucia de Carvalho. É sobre o abandono da esplêndida estação ferroviária de Cachoeira Paulista, às margens do rio Paraíba. Prédio tombado, que pertence à MRS, que opera a via férrea.

Em qualquer país decente, isso já teria virado um boulevard com bares, cafés, parque. Mas está nas mãos, adivinhem, da iniciativa privada. Que, claro, está cagando um monte para a história. Restaurar e preservar custa dinheiro. O negócio é pegar concessão e encher as burras.

Quando eu for presidente do mundo, vou dar a essa empresa o prazo de um mês para apresentar um projeto de restauração e um ano para transformar a estação numa atração turística da cidade. Se eles não fizerem nada, desaproprio a empresa e casso a concessão. E prendo os donos numa masmorra.