ALGUÉM FAÇA ALGO!

SÃO PAULO (como pode?) – Vejam esta matéria no excelente “São Paulo Antiga”, do Douglas Nascimento e da Glaucia de Carvalho. É sobre o abandono da esplêndida estação ferroviária de Cachoeira Paulista, às margens do rio Paraíba. Prédio tombado, que pertence à MRS, que opera a via férrea.

Em qualquer país decente, isso já teria virado um boulevard com bares, cafés, parque. Mas está nas mãos, adivinhem, da iniciativa privada. Que, claro, está cagando um monte para a história. Restaurar e preservar custa dinheiro. O negócio é pegar concessão e encher as burras.

Quando eu for presidente do mundo, vou dar a essa empresa o prazo de um mês para apresentar um projeto de restauração e um ano para transformar a estação numa atração turística da cidade. Se eles não fizerem nada, desaproprio a empresa e casso a concessão. E prendo os donos numa masmorra.

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ROBERTO SIQUEIRA
ROBERTO SIQUEIRA
7 anos atrás

Flavio, descobri esse post seu pesquisando fotos da estação, que foi marco na minha infância, morava na cidade de Cachoeira Paulista e sempre pegava o trem para o Rio de Janeiro. Hoje moro no RJ, mas não me esqueço daquelas viagens que fazia, era melhor do que viajar de avião. Realmente é um desgosto profundo ver a estação desse jeito e acho que nada foi feito desde que vc publicou esse post…Triste…

juliani
juliani
11 anos atrás

Reunião Pública da Sociedade Civil para reparos da Estação Ferroviária de Cachoeira Paulista.

02/04/2013 às 10:00h

No pátio da Estação Ferroviária de Cachoeira Paulista – SP

Vocês podem dar alguna apoio?

Podem dvulgar?

Podem acompanhar as postagens?

http://www.facebook.com/events/435495099862252/
Reunião Pública da Sociedade Civil para reparos da Estação Ferroviária de Cachoeira Paulista.

Cristiano
Cristiano
11 anos atrás

Gomes, desculpe ressuscitar o post, mas em Ibiporã (ao lado de Londrina) a estação de trem desativada, que era dos anos 30 e tombada pelo IPHAN, foi restaurada, e também foi criado um complexo com várias atividades. Mas tudo foi feito com verba pública, 1/3 do município, 1/3 federal. O imóvel foi doado pelo governo federal para a prefeitura. A obra foi entregue na semana passadao, e agora funciona como sede de duas secretárias (educação e assistência social) que por lá desenvolvem algumas atividades, tem também museu, centro cultural, auditório e um café (com móveis feito de peroba retirada das velhas arquibancadas do estádio municipal). Evidente que também tinha muito político presente e aquele bla-bla-bla todo, mas foi feito um belo trabalho.

Edmar Ferreira Ferraz
Edmar Ferreira Ferraz
12 anos atrás

Eu não sou descrente em relação ao poder público nem ao que se refere à sociedade organizada. Eu só vejo que o “poder de fogo” da liderança (políticos e pessoas não engajadas na política partidária, todos de um modo geral) de Cachoeira é pequeno diante do tamanho do problema que é a restauração da nossa Estação. Ou seja, o problema é muito grande para Cachoeira… Se não buscarmos ajuda externa (governos estadual e federal, entidades privadas, outros possíveis interessados) fica muito difícil resolver isso. A cidade é carente de coisas mais urgentes e importantes, como emprego para os jovens (perspectivas), ensino médio e superior de qualidade, déficit de moradias e imóveis caríssimos, esgoto não tratado e despejado diretamente no Paraíba… Não que a conservação da história e do patrimônio cultural não sejam importantes, é claro que são: mas há necessidades mais prementes ao mesmo tempo em que os recursos e a capacitação das lideranças locais são pequenos diante dos problemas que temos. Mas devemos sim lutar para encontrar uma saída para a nossa estação. Afinal, grande parte das famílias cachoeirenses têm seu passado fincado na EFCB ou RFFSA – a ferrovia faz parte do DNA da cidade.

Francisco Toledo
12 anos atrás

A culpa na verdade são das várias autoridades que deveriam se envolverem no caso e não o fizeram como prefeitos, presidentes de câmaras e acho até que do Ministério Público que deveria ser o curador dos prédios históricos tombados ou não. E não adianta encontrar culpados: temos que encontrar soluções. convido-o a ver o http://www.estacaoesperança.blogspot.com onde faço algumas referências à nossa estação. Obrigado por compartilhar os mesmo sentimentos sobre a velha e histórica estação. abraços

Edmar Ferreira Ferraz
Edmar Ferreira Ferraz
12 anos atrás

Flávio, a Estação NÃO pertence mais à MRS. Ela está sob a guarda (posse) do município de Cachoeira Paulista faz 2 anos (não sei o que é pior…) – veja a seguir:
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Fonte => http://www.cachoeirapaulista.sp.gov.br/main.php?logic=noticia.visualizar&id=788

Indústria, Comércio, Desenvolvimento e Empregos12/02/2010

Cachoeira Paulista obtém guarda de Estação Ferroviária.

O prefeito de Cachoeira Paulista, Fabiano Veira, anunciou nesta terça, que foi assinado o termo de posse do prédio da Estação Ferroviária da cidade, a segunda maior do Brasil.
Com a extinção da RFFSA (Rede Ferroviária Federal S.A), antiga proprietária da Estação de Cachoeira Paulista, conforme a Lei Federal nº 11.483, de 31/05/2007, todos os bens móveis e imóveis de valor artístico, histórico e cultural, oriundos da extinta empresa foram transferidos para a administração, guarda e manutenção do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) – órgão do governo federal, que após um longo processo, através da Secretaria de Patrimônio da União, transferiu o prédio para o município.
Confira a entrevista com o prefeito cachoeirense Fabiano Vieira:
Redação: Prefeito, como deu-se o processo de transferência da Estação para a Prefeitura de Cachoeira Paulista?
FABIANO VIEIRA: Foi um processo longo, pois estamos trabalhando nele desde 2006, quando solicitei ao secretário de Indústria Comércio Desenvolvimento e Empregos, o Dr. Alex Machado que buscasse contatos com o chefe do Escritório Regional da extinta Rede Ferroviária Federal em Juiz de Fora-MG, Senhor Cláudio Belini, que deu prioridade ao inventário referente à Estação da cidade, devido à situação do prédio. Com isto elaboramos um projeto de restauração e toda documentação necessária para que esse patrimônio histórico e cultural fosse transferido para o município.
Redação: Qual a importância deste fato para cidade?
FABIANO VIEIRA: É realmente uma data é histórica para a cidade de Cachoeira Paulista, pois após 133 anos de sua inauguração, a Estação Ferroviária, criada por D. Pedro II passa a fazer parte do Patrimônio do Município, ou seja, a partir de agora a Estação, um dos símbolos marcantes da cidade, realmente e juridicamente é da cidade de Cachoeira Paulista, pois antes pertencia a RFFSA. Após quatros anos de luta pela Prefeitura Municipal e de todas as regularizações jurídicas é que conseguimos este presente, não foi fácil, mas a alegria de fazer com que a Estação seja realmente de Cachoeira Paulista é muito grande. Não podíamos aceitar que um dos símbolos maiores de nossa cidade pertencesse a outros.
Redação: Há uma data para iniciar a restauração do Prédio?
FABIANO VIEIRA: Ainda não temos datas. Agora começaremos uma nova fase que é a busca dos recursos para a restauração e em contrapartida, a própria Secretaria de Patrimônio da União, através sua Gerência Regional, se comprometeu em nos auxiliar na busca dos recursos para a restauração junto aos Ministérios Federais. Independente disso a prefeitura poderá buscar parceiros (união, estado e empresas privadas) para a restauração da estação. As empresas privadas poderão ser beneficiadas pela Lei 8.313/91 (Lei Rouanet), através de incentivos fiscais pelo Fundo Nacional de Cultura, onde a empresa participante poderá descontar até 100% (cem por cento) do valor investido em pagamentos de impostos devidos a união. Com isso o sonho de vermos a estação restaurada agora está ainda mais perto de se tornar realidade, pois não temos dúvida de que todos os esforços serão empenhados para que isso se torne concreto, pois a transferência da estação para o município era fator necessário e determinante para conseguirmos os recursos.
REDAÇÂO: Quais são os planos para o prédio?
FABIANO VIEIRA:O projeto elaborado pelo arquiteto cachoeirense Felipe Pontes, mostra a totalidade do prédio, que é fantástico. Mas agora é hora de lutarmos para tirá-lo do papel. Como disse o primeiro ponto é a restauração. Enquanto isso estaremos discutindo com a municipalidade o que abrigar no local. É certo que será um espaço voltado para cultura e turismo, com programas direcionados à juventude, pois pensamos no futuro da cidade e o nosso futuro passa pelo Turismo, pela cultura, pela tecnologia, pela comunicação… Pensamos também em parcerias para ativar a circulação no circuito da fé e da Mantiqueira, ativando uma linha de passageiros no trecho Cachoeira – Aparecida – Campos do Jordão, enfim, há muitas idéias. Vamos filtrá-las até chegarmos no que será melhor para o prédio e para a cidade.
História:
A ESTAÇÃO: “A Estrada de Ferro Dom Pedro II chegou a Cachoeira em 20/07/1875, abrindo a estação para servir ao terminal navegável do rio Paraíba. A estação recebia de Taubaté uma diligência que trazia os passageiros que desembarcavam nessa estação, na época terminal da linha da E. F. do Norte, e seguiam até Cachoeira.
A inauguração oficial da ligação ferroviária aconteceu em julho de 1877. Foi nessa época que o atual prédio da estação foi entregue. Em 8/7/1877, um domingo, dez mil pessoas receberam no Brás a chegada dos 500 passageiros da viagem inaugural Rio-São Paulo, em dois trens e quinze carros, com o Conde D’Eu, representando o Imperador e o Conselheiro Homem de Mello, de Pindamonhangaba. Eles partiram do Rio às 6:15 da manhã, com festas, discursos, hinos e rojões, festas que se repetiam nas estações do percurso, embora não tenha o comboio parado em nenhuma delas; apenas parou na de Cachoeira, onde foi feita a baldeação por causa da diferença de bitola.
Por alguns anos, no final da década de 1940 e início da de 1950, a cidade e a estação se chamaram Valparaíba. Finalmente, o nome se tornou Cachoeira Paulista.
O custo da baldeação em Cachoeira era alto, onerando os fretes e foi uma das causas da decadência da produção de café no Vale do Paraíba. Com a incorporação da EFN pela EFCB (Estrada de Ferro Central do Brasil), em 1890, as bitolas foram unificadas dezoito anos depois, época em que a baldeação na estação de Cachoeira acabou. Estava, infelizmente, abandonada há anos e sendo aos poucos destruída pro vândalos e pela ação do tempo. A Estação está tombada pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), desde o ano de 1982, sendo publicado no diário oficial de 23 de abril de 1982, por isso a cidade não podia restaurá-la.
A conquista da posse do prédio é esperança de preservação e reativação do local, seja como base turística e cultural bem como um ponto de embarque no trajeto do circuito da fé, e serra da Mantiqueira.
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Nelson
Nelson
12 anos atrás

Até parece que estamos no pais do “QUE PENA”.
Os passantes acham que deixar a estação no atual estágio de vida (ou morte) é uma “PENA”.
Quem conhece a história e a estória da estação, que hoje pertence à Prefeitura, tem “PENA” sim dos nossos administradores, que não estão preparados para desafios , que pouco enxergam à frente, que não se arriscam a tomar decisões, que não têm visão futurista.
Cachoeira, como cidade turística, que faz parte do Circuito Religioso do Vale do Paraiba, com Aparecida, Guaratinguetá, Canas , Lorena e Cruzeiro, deveria utilizar essa estação “pelo menos” para embarque e desembarque dos turistas que viriam em suas andanças em um “trem turístico” que cobrisse esse trajeto.
É exigir muito?
Para nosso administradores: SIM.
Até parece que existem cositas mas. Quem sabe fantasmas.

MSM
MSM
12 anos atrás

O total descaso com a cultura neste país é decepcionante. Vc tem razão qd escreveu que em outros países decentes este prédio estaria com “vida”. MAs como sabemos, o nosso país está inundado de pessoas “indecentes”, principalmente do pessoal que tem o poder e o dinheiro, mas que só quer se aproveitar (no pior sentido da palavra). O nosso passado é botado abaixo para ser trocado por estes condomínios que parecem spas.

carlos alberto moraes
carlos alberto moraes
12 anos atrás

manda dar uma olhada em paranapiacaba . tudo quase destruido o museu sobrevive de migalhas . as maquinas a maioria destruida . os patamares de maquinas com cabos de aço estao todas completamente danificadas . se precisarem de mais informaçao ou fotos estou a 15 km da serra .

Rodrigo Martins
Rodrigo Martins
12 anos atrás

Infelizmente o Brasil não tem a preocupação de preservar sua história… afinal, a arquitetura antiga conta boa parte de nossa história. Pode ser daí que vem a deprimente realidade de depredações e mau uso do espaço público que vemos em nossas cidades. De modo geral, nosso povo ainda não sabe preservar o que é de todos. Esse é o exemplo que recebemos de quem poderia liderar um movimento de mundaça. Imagina como seria passear numa cidade repleta de construções antigas e preservadas, se misturando com a modernidade dos prédios envidraçados e gigantescos. Parece que memória e futuro não conseguem caminhar juntos por aqui.

Carlos Trivellato
Carlos Trivellato
12 anos atrás

Já fui defensor da preservação do patrimônio histórico desse país, participando de movimentos em prol da restauração de construções de importância histórica em minha cidade, até mesmo por afinidade, pois sou um pretenso professor de história, com diploma pendurado na parede.
O desgaste e o papel de idiota que se passa é tão grande que, atualmente, meu palpite para esse negócio é o seguinte: Flávio, você quer restaurar o que desse osso, derruba tudo antes que caia em cima de alguém!

Carlos Trivellato
Carlos Trivellato
12 anos atrás

Já é uma utilidade, uai!

Nelson
Nelson
12 anos atrás

Flávio Gomes:concordo com voce ,ninguém mais do que eu gosto de coisas antigas.Trabalhei durante 30 anos no rio com quadros antigos e antiguidades e sou fascinado principalmente por trens e aviões antigos.Na inglaterra tem museu para tudo e tudo em perfeito estado.A diferença é que aqui os governantes desde a instalação da republica, tratam as coisas publicas como se fossem de ninguem,o descaso sempre foi total,é só ver o estado em que ficou o loyde brasileiro,as estradas de ferro da refsa,atualmente o aeroporto do galeão e tantas coisas mais.Esta estação ferroviaria realmente é muito bonita mas aqui em minas temos centenas precisando de restauração.Não se pode culpar a MRS pelo descaso de mais de 100 anos e querer que ela restaure tudo,primeiro que não é sua finalidade e muito menos sua obrigação,aliás as 2 estações aqui de juiz de fora onde é sua sede foram restauradas e até é mantido um museu ferroviario,em segundo lugar nem o patrimonio total da MRS seria suficiente para corrigir toda esta falta de amor pela nossa história.Portanto proponho o seguinte:lance um abaixo assinado a nivel nacional que eu serei o segundo a rubrica-lo,logo abaixo de voce que proponha o seguinte:Acabar com a burocracia federal,acabar com o IPHAN que simplesmente tomba tudo e depois deixa tombar,e entregar as estações,pontes antigas e demais obras de valor historico e turistico para as prefeituras que deveriam assumir a responsabilidade de conseguir firmas que restaurassem estes lugares e fizessem uso comercial como teatros,lojas,shoppings o que fosse,pagando é logico um valor pelo aluguel do imovel.Seria muito simples só que não dá muito voto.Pense e inicie.Abraços

Costa
Costa
12 anos atrás

Taí um bom lugar para colocar o institulo Lula…

Luiz Oliveira
Luiz Oliveira
Reply to  Costa
12 anos atrás

Porque não o instituto fhc ???…..Está tão decrépito quanto a estação…..E Lula esteve doente…..Está caído pela doença……..Respeite, seu tucano de bosta

claudio aun
claudio aun
12 anos atrás

Estamos sendo exigentes demais com nossos dirigentes,não cuidam da saúde de seu povo ,e queremos que cuidem do patrimônio !

Luiz Oliveira
Luiz Oliveira
12 anos atrás

Essa não tem relação com a estação, mas tmb tem dinheiro na jogada…….

Novo sistema de pedágio dos tucanos permitirá multar quem reduzir a velocidade perto de radar

Veja que bela novidade o governador do PSDB tem para você!

Novo sistema de pedágio por km rodado permitirá também saber se motorista percorreu trecho em tempo menor que previsto

Um dos objetivos é evitar que condutor reduza velocidade apenas quando estiver próximo a radares

O governo do PSDB de São Paulo vai começar, provavelmente em 2013, a multar os motoristas com base na velocidade média que eles desenvolverem em um determinado trecho.

Hoje, o condutor é multado apenas se for flagrado acima da velocidade permitida no ponto onde houver radar.

A nova autuação será possível com o início da cobrança de pedágio por km rodado, baseada na leitura de chip no veículo, chamado “tag”.

A leitura, por meio de sensores ao longo da via, permitirá detectar quando um veículo entra ou sai da rodovia e ainda a velocidade média desenvolvida em um trecho.

Por exemplo: se o motorista percorrer 90 km em uma hora em via cuja velocidade máxima é de 80 km/h, é porque dirigia acima do limite.

RADAR

Um dos objetivos, diz o governo paulista, é evitar que o condutor reduza a velocidade apenas quando estiver próximo a um radar, cuja localização é informada por placas na via e equipamentos como GPS.

“Não terá mais aquela coisa de o cara ver o radar e meter o pé [no freio]”, diz o secretário de Transportes, Saulo de Castro Abreu Filho.

Com os sensores instalados ao longo das rodovias pedagiadas, o motorista ficará sujeito à punição em toda a via e não mais em um trecho.

Como o sistema será eletrônico, a Polícia Militar Rodoviária será informada instantaneamente sobre veículos em altíssima velocidade. “Você já manda o sinal para a polícia e ela bloqueia o carro.”

TESTES

O novo sistema de pedágio começa a ser testado no próximo dia 9 em algumas rodovias e deverá estar implantado em todo o Estado em 2013.

A nova forma de multa será uma ferramenta adicional de fiscalização e não implicará no fim imediato dos radares -nem todos os veículos terão a “tag” nos primeiros anos.

O chip terá a mesma tecnologia do aparelho que o governo federal pretende tornar obrigatório a partir deste ano.

O Estado ainda avalia a questão legal. Especialistas ouvidos pela gestão dizem não ser necessária nenhuma alteração na lei, mas o governo do estado de São Paulo Geraldo Alckmnin (PSDB) quer se proteger de eventuais contestações judiciais.

Microempresário
Microempresário
Reply to  Luiz Oliveira
12 anos atrás

Quer dizer que vão dificultar o sagrado direito do cidadão de infringir a lei ???

Tanta coisa errada, e o cara vem com um argumento desses.

Maurício Freitas
Maurício Freitas
Reply to  Luiz Oliveira
12 anos atrás

Sr. Luiz Oliveira,

Ao invés de fazer propaganda política contra ao governo estadual (pelo qual não nutro simpatia, aliás), tente explicar qual o problema de se utilizar a tecnologia para coibir o excesso de velocidade.

Sam Spade
Sam Spade
12 anos atrás

Concordo 103,74% contigo FG, mas na maioria das vezes para a iniciativa privada (ou mesmo o estado) restaurar essas construções antigas e históricas é uma verdadeira via crucis: primeiro tem que driblar toda a burocracia municipal, estadual e federal, planos diretores, IPHAN, a bancada do contra na câmera, os ecologistas, etc e etc. Você põe uma placa e logo vem um burocrata do IPHAN dizer que está descaracterizando a construção, põe algum tipo de comércio e dizem que está fora das concepções originais do prédio, e por ai vai….um saco. Desestimulante, antes de se incomodar e ainda levar um processo nas costas, melhor deixar cair aos pedaços, infelizmente.

Paulo
Paulo
12 anos atrás

Ainda bem que o Congresso não deixou o sr. Bernardo Figueiredo voltar para a presidência da ANTT, apesar da presidenta querê-lo muito. Ficou lá um tempão e nunca deixou que as concessionárias fossem fiscalizadas como deveriam (afinal ele era oriundo de uma delas). Não é só a estação de Cachoeira Paulista que está nesse estado, a grande maioria das estações do país está igual. Mas considerando que o governo federal e a ANTT deveriam ter feito pelo menos uma fiscalização severa quanto a exigência contratual de manter linhas, estações e material rodante em estado de uso, seria bom usar o poder de presidente do mundo para fazer isso que o senhor menciona, com alguns membros do governo federal. Eles é que não fazem o que deveriam. E se as agências não fazem o seu papel, a iniciativa privada faz o que quer.

Manolo
Manolo
12 anos atrás

Well pra começar o governo que privatizou a malha ferroviária primeiro a sucateou para depois entrega-la bem baratinho, para que os lucros dos amigos presenteados pela concessão fossem maximizados eles não incluiram a manutenção das construções ferroviárias e muito menos o transporte de passageiros, inclusive podem impor dificuldades a esse tipo de serviço, parece que a unica obrigação das concecionárias era devolver ao patrimonio publico ao fim da concessão os bens da viuva, porem sabemos de varios trechos abandonados, vagões, locomotivas carros de passageiros sucateados e vendidos a preço de banana, o governo que receber a concessão de volta vai cobrar a devolução do material rodante e da malha corretamente ou vai ficar pra viuva pagar a conta de novo.

Reynaldo
Reynaldo
12 anos atrás

A culpada disso tudo é a CONDEPHAT de merda !

Ailton Lopez Moreira
Ailton Lopez Moreira
12 anos atrás

Verdade, o governo já mostrou várias vezes que cuida muito do patrimônio histórico, na verdade de todo o patrimônio brasileiro. Nosso governo é maravilhoso, pagamos poucos impostos, temos serviços públicos de qualidade, infraestrutura de 1o mundo e nossos governantes transpiram espírito público e honestidade. Que coisa nosso patrimônio estar nas mãos dos capitalistas selvagens. Na verdade acho que esse prédio está assim porque faz parte da herança maldita do FHC. Vamos lá, todos juntos em prol da criação da Restaurabrás, beleza, mais um cabide pra pendurar mais um monte de cumpanheiros.

Maxwell B. Medeiros
Maxwell B. Medeiros
12 anos atrás

Que prédio lindo! Flávio, como você disse, em um país decente, já teriam planos para utilizar o espaço. Mas não é apenas questão de ser ou não um país decente. A empresa é burra e não sabe fazer dinheiro além do que conhece. O pior de tudo é que empresas assim existem aos milhares no país. Uma que se sobressaia é muito raro de se ver.

Ivo Suares
Ivo Suares
12 anos atrás

A estação Cachoeira Paulista nunca pertenceu à MRS. Sempre foi do governo federal (RFFSA e ,após a extinção da mesma em 2007, foi repassada para a Secretaria de Patrimônio da União). Em 2010, a prefeitura de Cachoeira conseguiu a posse da estação, mas de lá para cá não fizeram nada pela restauração da mesma.

http://www.vnews.com.br/noticia.php?id=65847

Nelson
Nelson
Reply to  Ivo Suares
12 anos atrás

O mais impressionante é que entrei agora no site da prefeitura de lá e dos pontos TURISTICOS LISTADOS adivinhem qual é o primeiro?Acho que para a sibéria deveriam ir outros a começar pelo prefeito chalita.

Marcelim
Marcelim
12 anos atrás

Geralmente a prefeitura assume as estações mais antigas e as tomba, transformando em centros culturais. As ferrovias são parte importantíssima no povoamento e desenvolvimento do interior paulista, paranaense, sul-matogrossense, etc Mas como vivemos em um país de bosta, tombam a porcaria de um estádio de futebol como o Maracanã e abandonam parte importante da história, da sociedade e da cultura de muitas cidades interioranas.

Leonard Grava
Leonard Grava
12 anos atrás

Olha o estado da pequena bela e centenária estação ferroviária de São Manuel.
Deprimente o valor nulo das ferrovias no Brasil
http://www.flickr.com/photos/leonardgrava/6692633617/in/photostream/

Burn Baby Burn....
Burn Baby Burn....
12 anos atrás

Por falar em patrimônio Histórico, não esqueçamos da Vemag.. que foi largada as traças depois que foi adquirida pela Volks, apenas para tirar os Auto Union de circulação.

Me lembro quando a maioria dos taxis de São paulo eram DKW,

Afinal quando se vê uma marca de automóvel na praça.. pode comprar porque é bom..

Vemag.. O Que sobrou..

http://2.bp.blogspot.com/-7Dn5jQZTB0I/T2vPA8Q5OYI/AAAAAAAABlE/1_HwBgY6mAM/s1600/vemag%2B2.jpg

http://4.bp.blogspot.com/-85YQlIVzhcs/T2vPAUHJcTI/AAAAAAAABk4/MzYC76_e5s8/s1600/vemag%2B1.jpg

http://1.bp.blogspot.com/-ow2HX_1KYvI/T2vPBeB6_rI/AAAAAAAABlQ/wfSOIet1q1k/s1600/vemag%2B3.jpg

Triste não é mesmo..

Fuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

Jefferson
Jefferson
12 anos atrás

quem disse que se estivesse nas mãos da “iniciativa estatal” isso estaria melhor ?? provavelmente teria uns 300 funcionários públicos coçando com o dinheiro dos impostos. A iniciativa para a preservação desses monumentos deveria ser de uma fundação, mantida não apenas pelo governo mas também pela MRS, por exemplo, aproveitando todas as leis de incetivo. Um exemplo é a Fundação do Patrimônio Histórico da Energia de São Paulo http://www.energiaesaneamento.org.br/ . A Rodovia Caminho do Mar é mantida por essa fundação

Jefferson
Jefferson
Reply to  Jefferson
12 anos atrás

Rodovia Caminho do Mar ou a famosa Estrada Velha de Santos

Paulo
Paulo
Reply to  Jefferson
12 anos atrás

Aliás ficou assim desde os tempos da Rede Ferroviária Federal.

sergio
sergio
Reply to  Jefferson
12 anos atrás

essa conversa de que a iniciativa privada resolve tudo é uma piada, é só uma desculpa para fazer as concessões (no duplo sentido). já ouvi muito essa balela e as pessoas que defendem as privatizações como solução pra tudo ficam mudas quando vêem exemplos como esse (não vou nem sugerir pra elas ligarem para os setores de atendimento ao consumidor das empresas telefonicas, que aí é muita humilhação).

Newton
Newton
12 anos atrás

Espero que você vire presidente do mundo logo.
É meio fora do tema, mas viu mais essa da gloriosa prefeitura de São Paulo? Santa ignorância!

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2012/03/prefeitura-de-sp-guincha-carro-que-faz-parte-de-exposicao-de-arte.html

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
12 anos atrás

Linda estação.

O Brasil, com o que tem de bom, poderia ser uma potência no turismo, mas quase tudo é muito mal aproveitado. As coisas não são restauradas e nem as manutenções mínimas são feitas.

Esse ano, Londrina perdeu o seu principal teatro num incêndio por pura falta de zelo.

alberto
alberto
12 anos atrás

flávio, estou curioso e surpreso: embora seu site tenha uma finalidade mais nobre, você não vai comentar nada a respeito do acidente de carro do Thor, filho de Odin, irmão de Loki? Não sabia que a McLaren tinha contratado um piloto de testes… um crash test dumie. Brincadeiras a parte, é a velha estória: um fogete de rua, mecânica de carro de corridas, um jovem sem limites, sem juízo, cheio de dinheiro e muita arrogância e irresponsabilidade. Tinha alguma chance disso dar certo?

Nelson
Nelson
Reply to  Flavio Gomes
12 anos atrás

Muito bem Flavio.Mas pela altura do carro e pelo estrago causado,nota-se que ele não estaria muito rápido.Muito diferente foi o acidente com aquele camaro em SP,foi na rua,aquele de curitiba foi na rua,aí sim não tem desculpa.Neste caso a grande culpa inicial é porque é rico com um carro que todos gostariam de ter mas andam de 1.0.Se estivesse até 130 seria pelo codigo de transito infração leve pois estaria só 20% acima do permitido.Não sabem e já falam que é sem limites,sem juizo……ô povinho……

alberto
alberto
Reply to  Flavio Gomes
12 anos atrás

Flávio, você sempr tão ético e corrto. parabéns. Hoje saiu em um site que Thor, filho de Odin, irmão de Loki já havia atropelado um ciclista anteriormente. Mas concordo com vc, não se pode sair por aí esculhanbando o filho de Odin. O próprio nome dele já é uma esculhambação. Abaixo, transcrevo a matéria: O colunista Ancelmo Gois, do jornal O Globo, afirmou na sua coluna que Thor Batista, filho do empresário Eike Batista, já havia atropelado outro ciclista antes de matar Wanderson Pereira dos Santos, 30 anos, que pedalava na rodovia Washington Luís na noite de sábado, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Segundo Gois, “no dia 27 de maio de 2011, a bordo do Audi placa EBX 0001, (Thor) atropelou um senhor de 86 anos, também numa bicicleta, na avenida Sernambetiba, na Barra (da Tijuca). Uma ambulância do Samu levou o idoso ao Hospital Lourenço Jorge, que depois foi transferido para o Copa D’Or.”
O colunista disse ainda que “Thor prestou socorro ao senhor e pagou todas as despesas médicas. Segundo um filho da vítima, que prefere não aparecer, a família não registrou queixa e não pediu indenização. O senhor, hoje recuperado, fraturou o acetábulo (parte da bacia onde a cebeça do fêmur se encaixa). Pôs duas placas e cinco parafusos, fez fisioterapia, hidroterapia e teve sessões com psicólogo para se livrar do trauma.” Na quarta-feira, o filho do presidente do grupo EBX com a ex-modelo Luma de Oliveira compareceu à 61ª Delegacia de Polícia, em Xerém, para depor sobre a morte de Wanderson Pereira dos Santos.

alberto
alberto
Reply to  alberto
12 anos atrás

Desculpe, tem uns errinhos de grafia. teclar escondido no trampo é fogo…. meu esculhambando sai esculhanbado… um deles saiu com “n” ao invés de “m”. antes de “b” e “p”, só “m” pode escrever…

Nelson
Nelson
Reply to  alberto
12 anos atrás

Incrivel é que nós temos a unicas auto estradas do mundo(110 kM/hora )em que se permite pedestres e ciclistas,como tambem cavalos soltos.Para quem não conhece aquele trecho não sabe a vergonha que é.É proibido construir a não sei quantos metros das estradas federais,mas assim que são abertas as primeiros coisas a erguerem são uns barzinhos,umas vendinhas que tempos depois vão se transformando em outros negócios e o terreno valendo uma fortuna.Não estou aqui para defender ninguém,mas como motorista e que passo varias vezes por este trecho,sempre tive medo e quase já passei por isto,tendo que desviar de bebados,ciclistas e pior ainda cavalos soltos na madrugada..Agora tem o pior:no mesmo dia uma senhora morreu no mesmo municipio de xerem apos ficar 20 dias tendo tido um avc,esperando uma remoçao do posto de saude para algum hospital com cti.Claro que morreu.Alguem está preocupado com isso,a televisão mostrou a cara destes assassinos governamentais que sabiam que iria morrer se não tivesse atendimento?.Isto é homicidio DOLOSO,o outro foi acidente de transito mas como é rico dá muita noticia e vende jornal.Uma gracinha de reporter veio a televisão dizer que o carro dele faz mais de 300km em poucos segundos. Como ele estava vindo de petrópolis embalada serra a baixo supoe-se que estivesse a uns 2000p/h.Qualquer morte é triste e quease sempre desnecessária mas estas 2 foram principalmente culpa de governantes,por não cuidadrem de uma estrada de alta velocidade e não prenderem médicos e funcionarios que tiveram 20 dias para tomar alguma atitude.Mas no brasil é assim:só vale a vida que foi tirada por um particular,as vidas dizimadas pelos poderes publicos sé entram em estatisticas,QUANDO ENTRAM.

Aliandro Miranda
12 anos atrás

O abandono da história ferroviária não é um privilégio só de São Paulo.

Aqui no Rio de Janeiro tem a Estação da Leopoldina, história pura abandonada, onde era a Central do Brasil antes da construção do prédio que conhecemos hoje.

Consta que atrás, onde ficavam o pátio de manobra e as plataformas, é um museu. Consta também que lá está estacionado o primeiro trem elétrico do Brasil.

Só consta. Porque quem passa por lá sabe que está tudo tomado pelo mato e do trem só sobrou praticamente o esqueleto.

Milton Vieira
Milton Vieira
12 anos atrás

Realmente alguém precisa fazer algo. http://goo.gl/TMPOC

Thiago
Thiago
12 anos atrás

Eu moro em Cachoeira Paulista, e por mim podiam por fogo na estação e na cidade junto, ô lugarzinho ruim pra morar

Reynaldo
Reynaldo
Reply to  Thiago
12 anos atrás

Podiam aproveitar o mesmo fósforo e também tocar fogo na CONDEPHAT de merda !

Carlos Trivellato
Carlos Trivellato
Reply to  Thiago
12 anos atrás

Ué, não tem a Canção Nova? É só se doutrinar!

Carlos Alberto
Carlos Alberto
12 anos atrás

Finalmente alguém que merece meu voto!!! Até que enfim não votarei nulo!!

Forte abraço!

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

Comercial com Emerson Fittipaldi quando foi campeão da Formula 3, coisa rara!!!

http://www.youtube.com/watch?v=xYzlGc-QeS8&feature=related

Francisco
Francisco
12 anos atrás

E o pior é que são burros, pois conseguiriam fácil desconto de IR e afins, usando leis de incentivo pra restaurar a estação, e como você disse, poder LUCRAR com o mesmo, criando um espaço cultural e lojas/bares/restaurantes associados…

E a culpa é do governo… Desse aqui ainda, que nada tem a ver com a privatização tosca e chechelenta da RFSA e FEPASA feita nos idos dos anos 90… Cada uma que eu tenho que ouvir… Esses empresários são uns coitados tadinhos, uns explorados…

Ewerton
12 anos atrás

“There seems to be some perverse human characteristic that likes to make easy things difficult. ” Warren Buffett

Roger99
Roger99
12 anos atrás

Esse é o país do futuro. Aquele que não respeita nem o seu passado…

Ewerton
12 anos atrás

Onde estão os tucanos cultos e educados de são paulo?

Reynaldo
Reynaldo
Reply to  Ewerton
12 anos atrás

Estão encastelados na CONDEPHAT de merda !

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
12 anos atrás

O trabalho que fizeram na estação ferroviária de curitiba, que tem um shopping associado, é bom, apesar dos tropeços que teve ao longo do ano. Era mais temático sobre trens, agora virou bem mais shopping mesmo, por que curitibano é conservador e não gasta com lazer específico.
Mas ainda conservam um museu ferroviário e o local é bonito e agradável, se bem que eu gostaria de mais destaque para as construções antigas do que as novas, com aquelas propagandas de mcdonalds.

Essas coisas são complicadas no Brasil por causa da burocracia, da falta de cultura de bom viver no Brasil, que não valoriza boulevares e locais de lazer, não gasta com isso, portanto o país não anda nesse quesito.

E o turismo, em especial as redes hoteleiras, visam muito mais exploração do turista que exploração do turismo. Investem em enormes cadeias de hoteís, os ridículos e espartanos baratos, os ridículos luxuosos caros, mas não investem em atrativos além da hospedagem pra pessoa sair de casa se divertir.

Então nessa questão toda acho que o Brasil precisa evouir muito. Temos um ótimo país, poderíamos ter um ganho imenso em qualidade de vida nosso investindo nesse lugar lindo, poderíamos ganhar muita grana trazendo pessoas do exterior pra cá, mas precisamos meio que começar do zero.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
Reply to  Pedro Jungbluth
12 anos atrás

“ao longo do ano” leia-se “ao longo da revitalização”

Marcelo A F da Silva
Marcelo A F da Silva
12 anos atrás

O atual pretendente a prefeitura de São Paulo e deputado federal, Gabriel Chalita é de lá! Se ele não faz nada, que dirá nossotros…!

jorge
jorge
12 anos atrás

na verdade a concessão é apenas para o uso dos trilhos e material rodante. a via ainda pertence a união, os imovéis não operacionais continuam com a RFFSA ,em vias de liquidação.é preciso tambem não esquecer que antes ela gerava um prejuiso diário de 1.000.000,00 e deixava tudo abandonado. agora eu pergunto? onde esta o prefeito de cachoeira? aqui na minha cidade PINHEIRAL RJ , em NOSSA LINDA ESTAÇÃO, funciona uma BIBLIOTECA. mas valeu pelo grito FG.

Samuka
Samuka
12 anos atrás

Apoiado !!!!

Youssef
Youssef
12 anos atrás

Faltou só mandar os caras para a Sibéria

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

“E prendo os donos numa masmorra”

Faz isso não Gomes, melhor mandar para o “caldeirão dos malas”

Caldeirão dos malas
http://www.youtube.com/watch?v=3Ke7K62ZlUU

“Mãe me tira daqui mãe”

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

Celso Russomanno em defesa do consumidor!!!

BSL
BSL
12 anos atrás

Penso que o erro não é “dar” para a iniciativa privada, mas como você dá. Um colega ai em cima já falou do Porto Madeiro em Buenos Aires, há outras experiencias semelhantes pelo mundo (não sei se o de Belém também é…)

Mineiro em SP
Mineiro em SP
12 anos atrás

Indico o site http://www.memoriadepocos.com.br/ sobre a situação da estação de Poços de Caldas – cidade do sul de Minas Gerais onde já foi realizado o Blue Cloud.
Torço muito para o trem voltar e agradeço a quem puder divulgar.

Gabriel Marcondes
12 anos atrás

Que surpresa tive ao ver o post. Moro em Cachoeira Paulista, do outro lado do Paraíba, uns 400 metros “a montante” da estação. Todos os dias passo pela ponte e tenho uma vista que poderia ser linda, do rio com a estação ao lado. É uma pena ver o estado da construção.

Adriano
Adriano
12 anos atrás

O lindo prédio da Estação Barão de Mauá( Leopoldina) aqui no Centro do Rio está abandonada.Infelizmente nosso prefeito só quer saber de obras “mudernas” como a horrorosa passarela ligando a prefeitura à estação Cidade Nova do metrô.