Blog do Flavio Gomes
Grande Prêmio

ERA ASSIM…

SÃO PAULO (rápido, muito rápido) – E eu não poderia ir pra casa sem mostrar isso aqui: a cara do site quando ele foi ao ar, no final de 1996. Essa versão da página é de 1998. Encontrei num site de arqueologia internética que recupera páginas antigas. Uma viagem no tempo. O link da página […]

SÃO PAULO (rápido, muito rápido) – E eu não poderia ir pra casa sem mostrar isso aqui: a cara do site quando ele foi ao ar, no final de 1996. Essa versão da página é de 1998. Encontrei num site de arqueologia internética que recupera páginas antigas. Uma viagem no tempo. O link da página abaixo está aqui. Algumas páginas internas estão vivas, ainda. E tem uma linha do tempo que permite ver várias fases do Warm Up/Grande Prêmio. Nessa aí, a gente colocava no ar as matérias que eu mandava para os mais de 50 jornais para quem cobria F-1. Mas sempre no dia seguinte, para não “furar” os jornais…

Obra do Zé Otávio, da ProdutoBrasil, parceiro e amigo desde os primórdios, quando a gente enviava as reportagens por fax por um complicadíssimo sistema que interligava meu computador nos autódromos a três ou quatro linhas telefônicas simultâneas no Brasil, que por sua vez mandavam os textos para as redações. Caramba, como é que a gente conseguia fazer aquilo? Às vezes acabava o papel da máquina do desgraçado do jornal, ninguém percebia e o telefone ficava reenviando os textos até alguma alma aparecer para recolocar a bobina no fax. Um dia ele me pegou pelo braço para explicar o que era a internet e fazer um site. “Dá para entrar no museu do Louvre e na fábrica da Ferrari”, falou, e começou a abrir umas imagens no seu computador de última geração que devia ser um 486, no máximo. E lá estávamos nós no Louvre e na Ferrari. Uma maluquice total.

Mas era legal.

ATUALIZANDO…

Como eu disse, colocava as matérias que escrevia para os jornais. Entrem no link lá em cima e cliquem em “Provas” no menu da esquerda. Depois, leiam o relato do GP da Austrália, aquele que o Coulthard deixou o Hakkinen vencer. Fiz uma entrevista com Barrichello sobre a corrida e perguntei sobre isso. A resposta é engraçadíssima. E tem minhas colunas que eu jamais encontraria, assim como os Diários de Viagem. Vou ver se copio tudo isso e guardo.