Blog do Flavio Gomes
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O DRAMA DO KARMANN-GHIA

SÃO PAULO (pé no saco) – Tenho um Karmann-Ghia 1963. Em 2010, licenciei o carro pela internet como faço todos os anos. No ano passado, teria de submetê-lo às atrocidades da inspeção veicular levada a cabo na cidade pela empresa Controlar, cujo contrato com a Prefeitura está sob suspeita e não sei bem por que […]

SÃO PAULO (pé no saco) – Tenho um Karmann-Ghia 1963. Em 2010, licenciei o carro pela internet como faço todos os anos. No ano passado, teria de submetê-lo às atrocidades da inspeção veicular levada a cabo na cidade pela empresa Controlar, cujo contrato com a Prefeitura está sob suspeita e não sei bem por que a Justiça não suspende de vez e mete todo mundo na cadeia. Em alguns casos, simplesmente cagam na cabeça do Ministério Público. É o que está acontecendo com a Controlar. Os caras mostram as irregularidades, provam, pedem que suspendam tudo, que devolvam o dinheiro, mas não acontece nada. O prefeito diz que é tudo mentira e fica por isso mesmo. Se eu fosse promotor público, enfiava o dedo no cu e rasgava, de raiva. O desserviço deveria estar suspenso, tantas são as suspeitas, mas continuam arrecadando alegremente a grana de todos os donos de carros licenciados na cidade.

Bem, por conta dessa zona toda, no ano passado não levei o Karmann-Ghia para inspeção nenhuma e deixei o carro na garagem. Aí, no final do ano, baixaram uma portaria isentando carros fabricados até 1965 da inspeção. Lindo. Não sei por que escolheram 1965, e não 1899 ou 1943, como marco libertador dos carros antigos. Mas vá lá. Entrei na internet e paguei o licenciamento de meu carro para 2011. Tentei pagar também o licenciamento de 2012, mas o sistema não aceitou o pagamento porque antes teria de liberar o documento de 2011.

OK. Fiquei esperando a chegada dos documentos em casa para, então, pagar 2012. Mas eles não chegaram. Chegou, sim, uma cartinha do Detran dizendo que o documento não foi liberado porque faltava a inspeção de 2011. Como não estava a fim de explicar a ninguém que focinho de porco não é tomada, resolvi, então, “zerar” minha situação com a Controlar. Tentei agendar a inspeção atrasada de 2011 (é possível fazer isso, pagando uma taxa extra, claro) para, com o documento liberado, fazer o licenciamento de 2012 e gozar da alforria recém-adquirida com a portaria do fim do ano passado que isenta os carros fabricados até 1965.

Entrei no site da Controlar, digitei o Renavam e… Não foi possível agendar a inspeção porque o carro, segundo a portaria número tal, é isento. Assim, estou com o licenciamento de 2011 bloqueado pelo Detran por falta de inspeção, mas não posso agendar a inspeção atrasada porque o carro é isento. E sem o documento de 2011 não posso licenciá-lo para 2012.

No dia 16 de fevereiro, liguei para um certo Disque Detran, no dia em que recebi a cartinha do órgão estadual. Protocolo 02/02079. Expliquei tudo. Me prometeram uma resposta em até dez dias. Claro que não recebi nenhuma. Liguei agora. Informaram que eram dez dias úteis, sem contar feriados. O prazo para me dizerem algo termina amanhã, segundo a atendente. Protocolo 376389, o da ligação de hoje. Pedi para pelo menos verificarem em que pé está a situação. Ela disse que se até amanhã ninguém me disser nada, devo entrar em contato de novo.

Consultei a Controlar pelo Twitter, solicitando que enviem ao Detran a liberação do meu carro para licenciamento. Me informaram que isso é com a Secretaria do Verde e do Meio-Ambiente. Liguei lá, no departamento responsável pela isenção de veículos especiais. O rapaz, muito gentil, me disse que no caso desses carros até 1965 quem cuida é outro setor, um, ou uma, tal de CAFIN. A moça na, ou no, CAFIN disse que a Secretaria ainda está acertando os ponteiros com o Detran, que não conseguiram ainda fazer com que os sistemas se entendam em relação a esses carros até 1965. E quando poderemos licenciar nossos carrinhos?, perguntei. Não há previsão, senhor. Obrigado.

É fácil a vida em São Paulo, a locomotiva da nação.