Blog do Flavio Gomes
Colunas Warm Up

HERÓIS DE CERA

Trecho da Coluna Warm Up de hoje (OK, ontem). Vai ter corrida, ninguém vai explodir nada, terroristas não vão invadir o autódromo montando dromedários, beduínos não vão brandir suas adagas, nem arrancar a cabeça de Alonso. Está tudo normal no Bahrein. E querem saber? Tirando as manifestações, está tudo normal, mesmo. Normal, para um país […]

Trecho da Coluna Warm Up de hoje (OK, ontem).

Vai ter corrida, ninguém vai explodir nada, terroristas não vão invadir o autódromo montando dromedários, beduínos não vão brandir suas adagas, nem arrancar a cabeça de Alonso.

Está tudo normal no Bahrein.

E querem saber? Tirando as manifestações, está tudo normal, mesmo. Normal, para um país como o Bahrein, é mesmo uma população oprimida, sendo comandada por uma monarquia boiando em petróleo, xeques que há mais de 200 anos controlam o poder, se alinham aos EUA (a maior frota naval americana no Golfo fica na ilha) e se locupletam com os vizinhos da Arábia Saudita, de quem dependem visceralmente.

Portanto, quanto estivemos lá pela primeira vez, em 2004, já era essa merda. Só não tinha ninguém na rua gritando. Nas prisões, provavelmente surravam oposicionistas do mesmo jeito. “Não passa de um puteiro”, escrevi, na época, meia hora depois de desembarcar em Manama. Como se vê, a primeira impressão não foi das melhores.

Para continuar lendo, clique aqui.