Blog do Flavio Gomes
Autódromos

EM SILÊNCIO…

SÃO PAULO (boa notícia) – Como deve ser feito, sem alarde, a Mitsubishi do Brasil finalizou a construção de um autódromo em Mogi Guaçu, a cerca de 160 km de São Paulo. A pista foi homologada recentemente pela CBA e tem padrão FIA. Já vai receber sua primeira competição oficial, de 14 a 16 de […]

SÃO PAULO (boa notícia) – Como deve ser feito, sem alarde, a Mitsubishi do Brasil finalizou a construção de um autódromo em Mogi Guaçu, a cerca de 160 km de São Paulo. A pista foi homologada recentemente pela CBA e tem padrão FIA. Já vai receber sua primeira competição oficial, de 14 a 16 de junho, com a Porsche Cup realizando lá sua quarta etapa do ano.

Como se nota pela imagem aérea, é um excepcional circuito, concebido por quem entende do assunto. Mas não tem arquibancadas e, pelo menos por enquanto, vai se prestar a eventos fechados. Natural, porque o autódromo não foi feito com estrutura para público, e sim para a prática do automobilismo. Mal comparando, bem mal comparando mesmo, é como se fosse um campo de futebol society para locação. As pessoas interessadas alugam, montam seus times e campeonatos, e jogam por puro prazer e esporte, sem que necessariamente alguém tenha de assistir.

Não diria que é uma tendência, essa de circuitos fechados e herméticos, mas é uma realidade que vai ao encontro do tipo de automobilismo que se tem no Brasil hoje, com muitas categorias monomarcas mais voltadas para quem corre do que para quem quer ver os outros correndo — Porsche, Audi, Mercedes etc.

De qualquer forma, é para se comemorar a inauguração, digamos, oficial do autódromo de Mogi — batizado de Velo Cittá, um lindo nome. Que sejam um sucesso as corridas da Porsche Cup, e que essa pista se transforme em mais uma alternativa neste país carente de palcos para corridas de automóvel. Para quem quiser ver mais do circuito, tem um vídeo aqui.