Blog do Flavio Gomes
F-1

DAS SALSICHA (2)

SÃO PAULO (Guaianazes é longe?) – Ó, eu acho que o Alonso vai ser campeão, mas acho também que a McLaren vai voltar a dar trabalho e ele não pode dar nenhuma derrapada, senão os caras chegam. Deu para ver no pouco tempo de pista seca no fim de semana germânico que os mclarianos resolveram […]

SÃO PAULO (Guaianazes é longe?) – Ó, eu acho que o Alonso vai ser campeão, mas acho também que a McLaren vai voltar a dar trabalho e ele não pode dar nenhuma derrapada, senão os caras chegam. Deu para ver no pouco tempo de pista seca no fim de semana germânico que os mclarianos resolveram seus pepinos e vão voltar a andar bem.

Sorte do espanhol é que a chuva está ajudando. E que ele é bom na chuva. E sorte da Ferrari que tem o melhor piloto do mundo na atualidade. Um dos melhores desde o Big Bang, também, e um cara que vive a melhor fase de sua carreira, apesar da namorada meio anoréxica — bela, porém.

Hockenheim hoje teve daqueles dias esquisitos que não são exatamente comuns na região. Ontem foi assim, também. Amanhã, ao que parece, não será. Sol e temperaturas amenas, me informam as fontes meteorológicas. O que aconteceu hoje foi que o último treino livre teve pista seca na maior parte do tempo, e Alonso ficou um pentelhésimo na frente de Hamilton — McLaren se acertando, insisto.

A classificação foi mais esquisita ainda. Q1 com pista seca, Q2 com chuva para intermediários e Q3 com chuva para pneus extremamente extremos. Dá para pedir mais?

A atração da primeira parte foi Schumacher, que arriscou fazer sua última volta com pneus médios e ficou em 17°, apenas 0s077 na frente de Verme, o primeiro da degola que, como sempre, deixou as duplas nanicas lá atrás, sempre na mesma ordem: Caterham, Marussia e HRT. Raikkonen fez o melhor tempo da semana, 1min15s693.

Enquanto víamos os comerciais, começou a chover. Quem aproveitou os primeiros momentos do treino, enquanto a pista não ficava uma bosta completa, se garantiu. Hamilton foi o primeiro, 1min37s365. Mais de 20s de diferença para o seco. Dá para ter uma ideia de como ficou molhado. Os tempos com intermediários garantiram os dez primeiros. Dançaram Ricardão, Chapolin, Koba-Mito, Massacrado, Garibaldo, Sobrinho I e Rosberguinho.

Dos brasileiros, à Globo: “Pressão errada dos pneus”, Senninha; “Acabei errando na minha volta”, Felipe. Os dois, novamente, amargaram derrotas para seus companheiros de equipe. Muito ruim para Massa, que precisa de bons resultados nestas duas corridas para negociar uma renovação com alguma tranquilidade, já que o momento é bom para isso.

No Q3, temporal delicioso, daqueles que fazem os pilotos reclamarem pelo rádio aos engenheiros, como se isso fosse adiantar alguma coisa. É como ligar para o Procon. Os tempos começaram a ser registrados, com pneus extremamente extremos, na casa de 1min46s. Mais de 30s piores que no seco. Era muita água.

Mas foram baixando, baixando, até que Schumacher entrou na casa de 1min42s, Webber e Vettel foram a 1min41s e Don Fernando Alonsito El Fodón De Las Astúrias virou 1min40s904 e, depois, 1min40s621. Em Maranello, velas foram acesas por seus devotos. O cara está salvando a pele de meia Ferrari neste ano.

Três infelizes perderão cinco posições no grid por troca de câmbio: Pequeno Rosberg, Canguru Desolado e Romain Garibaldo. Mais um, Pérez, por ter atrapalhado gente no Q2. Assim, Alonso e Vettel dividem a primeira fila, com Schumacher e o Incrível Hulk na segunda. Bom de chuva, o forceíndico, já tinha feito uma pole em Interlagos pela Williams assim. Maldonado sai em quinto (não duvidem mais desse rapaz; ele só precisa parar de fazer cagada em corrida), com Bonitton em sexto, mostrando, insisto, que a McLaren não está morta. Hamilton e Webber (terceiro mais cinco = oitavo) formam a quarta fila, e fecham os dez primeiros Resta Um e Kimi, o Grilo Falante. Massa larga em 13° e Bruno em 14°, considerando já as punições.

Ótimo treino, adoro a chuva, e será ótima a corrida, porque ninguém sabe direito o que esperar dos pneus no seco, nem mesmo a Pirelli, que estreia na pista (no ano passado o GP da Alemanha foi em Nürburgring). Isso, claro, se acertarem nas previsões.

Por fim, um detalhe que não me passou despercebido e tenho certeza que ninguém notou, porque vocês não reparam em nada. Este GP, que sempre foi Grosser Mobil 1 Preis von Deutschland, agora é Santander. Na verdade, pesquisando, vi que foi Mobil 1 até 2006. Até aí, tudo bem, patrocinadores mudam frequentemente. Mas e aquele frasco gigante de óleo Mobil que fica na entrada dos boxes? Repararam que estava pintado de cinza, sem a marca da Mobil? Estava assim nos últimos anos?

É meio insignificante. Só eu reparo nessas coisas. É que sempre que olhava aquele frasco enorme de óleo, tinha fantasias quase eróticas. Imaginava um treco enorme daqueles cheio de óleo dois tempos Mobil para meus DKWs, estoque para o resto da vida, no quintal de casa, com uma torneirinha para pegar quando precisasse.