Blog do Flavio Gomes
Nas asas

NAS ASAS

SÃO PAULO (não podem morrer) – O Rodrigo Brasa Mora mandou a história. O primeiro Boeing 747, Jumbo mesmo para os não íntimos, está precisando de um dono. Na verdade, de uma restauração. Dono, tem. O RA001, histórica ave, resta hoje no Flight Museum de Seattle. É uma aeronave que mudou o rumo da aviação […]

SÃO PAULO (não podem morrer) – O Rodrigo Brasa Mora mandou a história. O primeiro Boeing 747, Jumbo mesmo para os não íntimos, está precisando de um dono. Na verdade, de uma restauração. Dono, tem. O RA001, histórica ave, resta hoje no Flight Museum de Seattle. É uma aeronave que mudou o rumo da aviação civil mundial.

O #1 saiu dos hangares da Boeing em 30 de setembro de 1968 e fez seu primeiro voo em 9 de fevereiro de 1969. Depois disso, foram 12 mil voos-teste até ser aposentado em novembro de 1993, quando foi usado para experimentos de uma nova turbina para os 777. Aí, a Boeing o encostou num canto e por lá ficou uma década, até seguir para o museu.

Calcula-se que a restauração custaria 1,2 milhão de dinheiros americanos. Para voltar a voar, muito mais.

Olha, podem até não fazer muita coisa, uma restauração nível AA-Plus. Mas uma peça como essa não pode se deteriorar no tempo. É o pai de todos os Jumbos, um dos mais deliciosos aviões do mundo.