Blog do Flavio Gomes
Indústria automobilística

TROLLER FORTE

SÃO PAULO (calada!) – Quando, no começo de 2007, a Ford comprou a Troller, o espertalhão aqui metido a vidente vaticinou: o jipão cearense está com os dias contados. Mais de cinco anos depois, não só os dias não pararam de ser contados, como a marca persiste firme e forte no mercado de 4×4, ou […]

SÃO PAULO (calada!) – Quando, no começo de 2007, a Ford comprou a Troller, o espertalhão aqui metido a vidente vaticinou: o jipão cearense está com os dias contados.

Mais de cinco anos depois, não só os dias não pararam de ser contados, como a marca persiste firme e forte no mercado de 4×4, ou de veículos off-road, ou de jipões, como queiram. Acabo de receber um release da Ford informando que mais de 200 jipes foram comercializados na pré-venda da linha 2013. A média mensal é de 130 carros vendidos.

O Troller é um jipe chique e caro, quase 93 mil dinheiros nacionais, com ar, direção hidráulica, freio a disco nas quatro e todas as mamatas modernosas que os carros têm hoje em dia. Mas conserva o ar 4×4 de verdade e tem uma legião de amantes. Coisa raríssima, hoje, uma marca/modelo que tenha admiradores. Os eventos específicos para seus proprietários são divertidos e funcionam muito bem como ferramenta de marketing.

Legal que a Ford não descontinuou a Troller, como imaginei que aconteceria, por puro preconceito. Não houve apocalipse nenhum. Pelo contrário. E aquele Stark, de Santa Catarina, que surgiu lá em 2006, também está vivo, embora não seja fácil de vê-los por aí — outro dia cruzei com um na Paulista. Boa notícia, também.