Blog do Flavio Gomes
F-1

YEONGAM STYLE (3)

SÃO PAULO (é alta, a madrugada) – Bem, considerando que a Groselha Romana está em sétimo no grid e vai bater nos seis primeiros na largada, temos aí um Hülkenberg favorito a liderar a primeira parte da corrida, escoltado por Rosberguinho e Matusalém. Se o maníaco da primeira volta tiver algum problema e largar direito, […]

SÃO PAULO (é alta, a madrugada) – Bem, considerando que a Groselha Romana está em sétimo no grid e vai bater nos seis primeiros na largada, temos aí um Hülkenberg favorito a liderar a primeira parte da corrida, escoltado por Rosberguinho e Matusalém.

Se o maníaco da primeira volta tiver algum problema e largar direito, porém, creio que veremos amanhã a primeira dobradinha do ano. Webber, o Canguru Desolado, o Homem-carburador, fez uma pole que não estava nos planos da Red Bull. Ele sempre faz o que dele não se espera na hora errada. Era para Fêttel largar na frente. E Fêttel dominou todos os treinos até levar uma tunda no Q3 por 0s074, o que o coloca em posição perigosa. Alonso está em quarto, fisicamente atrás dele. Se for esperto, queima a largada, fecha os olhos e enche a traseira do alemão. Assim, sai de Yeongam ainda na frente nos pontos, com uma corrida a menos para incomodar.

Mas não vai acontecer. Fêttel sairá deste aprazível vilarejo sul-coreano na liderança do Mundial. E deve ganhar a corrida. Num pit stop, por exemplo, passa o australiano. Não que Webber vá entregar, ou a Red Bull vá aprontar alguma. Em condições normais, Sebastião vence, mesmo. Com Webber em segundo.

O grid da madrugada apontou ainda Hamilton na frente de El Fodón de Las Astúrias, e logo atrás deles estão o tagarela Raikkonen e o brasileiro Massacrado — que, justiça seja feita, está fazendo aquilo que dele espera a Ferrari nas últimas corridas. Grosjean e Hülkenberg, na quarta fila, e Rosberguinho com Matusalém, na quinta, fecham os dez primeiros.

O Q2 deixou pelo caminho uma turma esperada, sem grandes surpresas para esse tipo de pista, com exceção de Jenson, o Bonitton, que decepcionou e terminou em 11°. Nessa parte do treino todo mundo saiu de pneu supermacio, algo que alguns já haviam feito no estranho Q1. Estranho porque Alonso ficou em 16° e Hamilton, em 17°. Mas se livraram do vexame. Algo que, novamente, o primeiro-sobrinho não conseguiu. Novo fiasco de classificação para o brasileiro, que partindo lá de trás fica mais sujeito a sofrer e/ou provocar acidentes. A Williams, nesses casos, já deixa um bico novo preparado para troca na primeira volta.

Pelas imagens da TV deu para notar, novamente, que gente é o que menos se encontra nas exageradas arquibancadas do autódromo escondido nos confins da Coreia do Sul. Melhor seria um GP na vizinha setentrional, com tribunas cheias e ensaios para o Arirang. Essa corrida é meio esquisita. Não é porque a Coreia faz Hyundai e Kia que merece uma etapa do Mundial. Muito sem graça. Mas vá lá. Enquanto os Tigres Asiáticos não entrarem em extinção e a Europa insistir com suas teorias neo-liberais para resolver a economia, é naquelas bandas que teremos corridas. Todas de madrugada.

Sinto falta de mais manhãs de domingo. Dava para comer pastel na feira depois da F-1. Entramos na era das madrugadas de domingo. Nessa hora, não dá para comer nada.