Blog do Flavio Gomes
Dica do dia

DICA DO DIA

SÃO PAULO (admirável mundo velho) – Não sei vocês, mas eu sempre tenho a impressão que o mundo foi preto e branco até mais ou menos a década de 30, quando começaram a se popularizar os registros fotográficos coloridos. Ou, pelo menos, quando eles se tornaram tecnicamente mais viáveis. Populares, mesmo, só depois dos anos […]

SÃO PAULO (admirável mundo velho) – Não sei vocês, mas eu sempre tenho a impressão que o mundo foi preto e branco até mais ou menos a década de 30, quando começaram a se popularizar os registros fotográficos coloridos. Ou, pelo menos, quando eles se tornaram tecnicamente mais viáveis. Populares, mesmo, só depois dos anos 60.

Mas de vez em quando aparecem imagens em cores de tempos distantes, de tempos que a gente não consegue sequer imaginar como eram fora dos tons de cinza. Dia desses recebi um link com fotos da Rússia dos czares em cores, um negócio estupendo. E mais algumas delas estão neste site com fotos excepcionais da Paris do início do século passado, feitas com uma técnica da época para captação de imagens coloridas. O Cacá Vita mandou a dica.

As cores, claro, sempre estiveram por aí. Na verdade, creio que o mundo devia ser bem mais colorido antigamente do que é hoje…