Blog do Flavio Gomes
Sem categoria

BARCELONA, FINAL #1

SÃO PAULO (adianta?) – Há um movimento entre as equipes para, no ano que vem, levar a pré-temporada para alguma outra pista pelo menos em uma das três sessões programadas. É porque tem feito muito frio na Europa, e hoje ainda choveu… Para quem vai começar o Mundial em pistas e lugares quentes como Austrália, […]

lhchuvabarcaSÃO PAULO (adianta?) – Há um movimento entre as equipes para, no ano que vem, levar a pré-temporada para alguma outra pista pelo menos em uma das três sessões programadas. É porque tem feito muito frio na Europa, e hoje ainda choveu… Para quem vai começar o Mundial em pistas e lugares quentes como Austrália, Malásia, China e Bahrein, a pergunta é: esses testes servem para alguma coisa além de saber se os carros saem do lugar?

Servem, claro. Mas os trabalhos ficam prejudicados porque as condições na maioria das corridas serão muito diferentes em termos de temperatura. E temperatura afeta todo o desempenho de um carro. Não só no que diz respeito aos pneus, mas também na aerodinâmica — a dependência da passagem do ar sobre, sob e aos lados do carro é tão grande que a densidade do dito cujo tem de ser levada em conta; e ela, como se sabe, muda em função da temperatura.

O problema é: onde testar? No Bahrein, aquele lixo onde nem deveria ter corrida? Em Interlagos, do outro lado do mundo? Na África do Sul? Em Portimão, um pouquinho mais quente? Difícil. E seja onde for, se for fora da Europa, é algo que eleva os custos e dificulta a logística. No fim das contas, não vai acontecer é nada, vão ficar na Espanha, mesmo. Não tá fácil pra ninguém.

E para alguns, afinal, andar na chuva pode ser bom, também, porque em algum momento do campeonato vai ter corrida no molhado, e a experiência sempre é bem-vinda. Foi assim o primeiro dia da semana em Barcelona, com o asfalto secando mais ou menos no final. No molhadão, pela manhã, Hamilton foi o melhor. De tarde, Webber fechou o dia com a volta mais rápida. O resumo do dia está aqui. Razia não andou e não se sabe como será no resto dos treinos, os últimos antes da abertura do campeonato, que vão até domingo. A previsão indica que o dia será chuvoso amanhã. O tempo fica melhor no sábado e no domingo, com pista seca.