MENU

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013 - 14:44Sem categoria

BARCELONA, FINAL #1

lhchuvabarcaSÃO PAULO (adianta?) – Há um movimento entre as equipes para, no ano que vem, levar a pré-temporada para alguma outra pista pelo menos em uma das três sessões programadas. É porque tem feito muito frio na Europa, e hoje ainda choveu… Para quem vai começar o Mundial em pistas e lugares quentes como Austrália, Malásia, China e Bahrein, a pergunta é: esses testes servem para alguma coisa além de saber se os carros saem do lugar?

Servem, claro. Mas os trabalhos ficam prejudicados porque as condições na maioria das corridas serão muito diferentes em termos de temperatura. E temperatura afeta todo o desempenho de um carro. Não só no que diz respeito aos pneus, mas também na aerodinâmica — a dependência da passagem do ar sobre, sob e aos lados do carro é tão grande que a densidade do dito cujo tem de ser levada em conta; e ela, como se sabe, muda em função da temperatura.

O problema é: onde testar? No Bahrein, aquele lixo onde nem deveria ter corrida? Em Interlagos, do outro lado do mundo? Na África do Sul? Em Portimão, um pouquinho mais quente? Difícil. E seja onde for, se for fora da Europa, é algo que eleva os custos e dificulta a logística. No fim das contas, não vai acontecer é nada, vão ficar na Espanha, mesmo. Não tá fácil pra ninguém.

E para alguns, afinal, andar na chuva pode ser bom, também, porque em algum momento do campeonato vai ter corrida no molhado, e a experiência sempre é bem-vinda. Foi assim o primeiro dia da semana em Barcelona, com o asfalto secando mais ou menos no final. No molhadão, pela manhã, Hamilton foi o melhor. De tarde, Webber fechou o dia com a volta mais rápida. O resumo do dia está aqui. Razia não andou e não se sabe como será no resto dos treinos, os últimos antes da abertura do campeonato, que vão até domingo. A previsão indica que o dia será chuvoso amanhã. O tempo fica melhor no sábado e no domingo, com pista seca.

26 comentários

  1. Ademir Silva disse:

    Deveria ser no Brasil, em Interlagos. Assim a F-1 poderia render mais uma homenagem ao seu maior piloto e recordista de poles: Ayrton Senna Brasileiro Gênio da Silva.

    Nada mais justo, certo? Coroar o maior acertador de carros da história nas sessões de testes. Seria uma grande idéia.

    Flavio Gomes, quero novamente lhe parabenizar pelo blog, sou leitor assíduo.

    Abraço.

  2. murillo disse:

    Já teve teste no seco, no calor, na chuva e até – quase – nevando. Enfim, perfeito, todas as condições. Sua reclamação não me faz sentido. Abs.

  3. Otailter Ribeiro disse:

    Se tratando de Europa, não há como negar que a melhor opção, seja pela temperatura ou pela estrutura, seria Portimão (que inclusive possui um sistema que simula pista molhada), talvez sendo inclusive a mais viável, ou quem sabe Paul Riccard (um pouco mais quente que Montmeló, talvez 1ºC). Quanto ao Oriente Médio, se tem o Autódromo de Dubai, e a melhor opção na região, o de Losail. Se a opção fosse a Austrália, que provavelmente ocorreria no Philip Island, creio que comprometeria o público do GP na mesma cidade de Melbourne. Kyalami e East London, Interlagos ou algum na Argentina (Rio Hondo, quem sabe), são muito improváveis, chegando a serem remotas. Se for mesmo pra sair de Montmeló, creio que seja para acelerar no Portimão ou no Losail!

  4. Grande Júnior disse:

    Marrocos!
    Para relembrar os velhos tempos…

  5. Anderson Puff disse:

    Pista do Beto Carrero Wolrd, ebaaaaaa
    Bem que poderiam fazer uma semana de testes aqui em SC.. Como eu sou de Blumenau, 60km do BCW, eu estaria de férias lá no parque assistindo aos testes, SONHO.

  6. Lucas disse:

    Concordo com os que sugeriram a Turquia. Mas pensando em opções quentes e próximas da Austrália (prova de abertura), há o Autódromo de Losail, no Qatar.

  7. Pdr Rms disse:

    O autódromo da Turquia fica em Istambul. Lá é tao frio quanto Barcelona. O ideal seria que o Bernie ou as equipes em conjunto negociassem com algum Sheik para que a pré temporada num daqueles autódromos no Oriente Médio, tipo Abu Dhabi, fosse patrocinada e estes altos custos logísticos cobertos.

  8. Fabrizio disse:

    Penso que o ultimo teste de 3 ou 4 dias poderia ser na própria Austrália, seria lógico, assim o “circo” já ficava por lá para a semana seguinte.

  9. Rafael Chinini disse:

    sempre penso, “aproveita que ta chovendo pra testar”, mas dizem que as equipes preferem poupar pois a chance de bater e ferrar com tudo é muito alta

    o Algarve é bem mais quente mesmo. não sei se tem mais algum lugar da Europa com temperatura melhor…

  10. Jose Brabham disse:

    Se forem atrás de temperatura alta e tempo seco para simular as condições da Melbourne e Kuala Lumpur vão ter que viajar muito. São Paulo e Johannesburgo não são os lugares mais quentes e secos do mundo, nem mesmo nesta época. Apesar de, no passado, usarem Kyalami para testes.

    Tem uma pista em Luanda…

  11. Alessandro Neri disse:

    Quanta saudade dos testes de pneus em Jacarepaguá…. Inesqueciveis.

  12. Danilo Candido disse:

    Esqueçam testes de pré-temporada no Kurtkoy, já que é frequente a ocorrência de baixas temperaturas e até nevascas nos meses de janeiro e fevereiro, inclusive na capital Istambul. Nesta semana por exemplo, a média tem sido de 6°C e com fortes ventos. Já que as coisas não andam muito calmas no Bahrein, a pista de Losail (Catar) seria uma boa opção, permitindo inclusive testes noturnos, já que o autódromo é iluminado.

  13. Marcelo disse:

    Estamos fodidos, estamos sem Papa!!!

  14. Antonio disse:

    Turquia? Sul da Itália? Enna Pergusa e alguma outra, anel interno de Nardo. Grécia num tem autódromo meia boca? Norte da áfrica quem sabe

  15. Amaro - Recife disse:

    Podia ser em Jacarepaguá como nos anos 80 (vi Senna de Lotus e Piquet de Williams em janeiro de 86).

    Ih, esqueci!

    Foderam Jacarepaguá…

  16. Norson Botrel disse:

    Genial a sugestão do Francis: Turquia seria uma ótima ideia.

  17. Carlos Pimenta disse:

    Velhos tempos, quando aquele circo todo aportavam por estas bandas, mais precisamente em Jacarepaguá, e tome testes e mais testes de pneumáticos em pleno verão Carioca. Putz, era um mix de Sol, carro veloz, mulher bonita e cidade maravilhosa. Quem viu, viu.

  18. disse:

    E os links da internet passando ao vivo, e com boa imagem os treinos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>