Blog do Flavio Gomes
Gira mondo

GIRA MONDO, GIRA

SÃO PAULO (aos poucos) – Eu tinha prometido que este “Gira Mondo” seria monotemático. Impossível cumprir. Ainda mais num dia como hoje. Vejam: – Berlim remove pedaços do Muro. Perdemos. Vão fazer um condomínio de luxo. História no lixo. Não esperava isso de você, Berlim. – Aprovada a nova legislação que protege empregadas e empregados […]

SÃO PAULO (aos poucos) – Eu tinha prometido que este “Gira Mondo” seria monotemático. Impossível cumprir. Ainda mais num dia como hoje. Vejam:

– Berlim remove pedaços do Muro. Perdemos. Vão fazer um condomínio de luxo. História no lixo. Não esperava isso de você, Berlim.

– Aprovada a nova legislação que protege empregadas e empregados domésticos, dando a eles e elas os mesmos direitos de outras profissões. Um avanço evidente. Aí abro a “Folha”, o pasquim que assino. Na seção de cartas:

As empregadas domésticas não trabalham aos sábados, não cumprem as oito horas diárias, o serviço tem que ser ensinado (não são mão de obra especializada), almoçam e lancham na casa dos patrões sem cobrança alguma e faltam sem avisar. Como ficará o empregador diante disso?
MARA CHAGAS (São Paulo, SP)

Se, sem FGTS, algumas domésticas já fazem absurdos nas nossas casas para serem despedidas, dá até medo pensar no que farão para ganharem multa rescisória.
ELIANE PINOTTI BORGUETTI (São Paulo, SP)

Puta que pariu.

Como é que pode?

Como é que pode?

Essas moças, Mara e Eliane… Como serão essas moças no dia a dia? Serão boas mães? Boas esposas? Quantos anos terão? Já lavaram louça, roupa? Já varreram a casa? Quantos anos terão? Por que esse ódio de quem não tem nada, de quem tem uma vida filha da puta de difícil? Quanto elas pagam para suas empregadas? Serão elas vizinhas lá do meu antigo prédio, aquelas que reclamavam do salário que a gente pagava para a Zilda “porque as outras ficam sabendo e querem ganhar o mesmo”? Será que elas pagam para suas empregadas mais do que gastam por mês em… Desgustações de vinho? Jantares na Vila Olímpia? Estacionamento para a Tucson? Manicure e depilação?

Apresentem-se, Mara e Eliane. Gostaria de conhecê-las e de entendê-las.

E de mandá-las tomar no cu.

– Aí me mandam um vídeo do CQC. Essa merda enlatada que passa na Band. Eles têm fixação pelo deputado José Genoíno. Vejam, a partir de 4min37s. Vejam a agressividade, o desrespeito, a escrotidão do rapaz cujo nome não sei, mas que se presta a esse papel patético, uma afronta à história, à dignidade de uma das figuras mais valorosas da política brasileira. Sejam sinceros: o que você faria se alguém te perseguisse no seu local de trabalho com perguntas (na verdade, ofensas) desse nível?

E, no fim, usam uma criança para entrar no gabinete de Genoino. Câmera escondida. Uma criança. Não há limites para a escrotidão. E se acham inteligentes, espertos, modernos. São apenas escrotos, esses caras do CQC — um programa cada vez mais irrelevante, diga-se, de audiência baixa, mas que tem grandes anunciantes (cujos produtos eu, obviamente, não consumo; não consumo nada que seja associado a escrotos, é uma forma de resistência).

Assim como Mara e Eliane, eu gostaria de encontrar o rapaz que faz o papel de repórter que persegue Genoino. Gostaria de conhecê-lo e de entendê-lo.

E de mandá-lo tomar no cu.