Blog do Flavio Gomes
Arquitetura & urbanismo

DICA DO DIA

SÃO PAULO (dó) – A história da fábrica da Duchen, projetada por Oscar Niemeyer e derrubada nos anos 80, por Glaucia Garcia, do “São Paulo Antiga”. Um desses crimes que a ganância comete. Custava a transportadora preservar alguma coisa por sua própria conta? É querer demais. Nesses anos 80 meu pai tinha uma firminha de […]

SÃO PAULO (dó) – A história da fábrica da Duchen, projetada por Oscar Niemeyer e derrubada nos anos 80, por Glaucia Garcia, do “São Paulo Antiga”. Um desses crimes que a ganância comete. Custava a transportadora preservar alguma coisa por sua própria conta?

É querer demais. Nesses anos 80 meu pai tinha uma firminha de água mineral e eu trabalhei com ele um tempo, me dividindo entre o jornal, a faculdade e os garrafões de policarbonato de 20 litros. Não sei bem o que fui fazer na Atlas, a transportadora, mas sei que tive de ir até a Dutra para resolver algum pepino, ou buscar alguma coisa. Sei lá.

A fábrica ainda estava lá. Vazia, prédio desocupado e bastante debilitado, mas de pé. Em volta, os caminhões. Achei linda. Não tinha muita noção de sua importância arquitetônica, mas lembro de ter perguntado para quem me atendeu o que eles iriam fazer naquele terreno. “Derrubar”, me respondeu o cara, ou a moça. E por que não fazer um depósito?, perguntei. “Sei lá”, o cara falou. Ou a moça.

No fim das contas, é a indiferença que mata tudo. Tudo.