Blog do Flavio Gomes
F-1

DE CATALUNYA (2)

SÃO PAULO (às compras) – A aposta segue em Vettel. Sou teimoso. Apesar da primeira fila da Mercedes hoje em Barcelona, que deveria fazer automaticamente de Rosberguinho o favorito absoluto à vitória, tão impressionantes são as estatísticas dessa corrida no circuito Catalão. A saber: – Em 22 edições, desde 1991, nada menos do que 17 […]

gaudi002SÃO PAULO (às compras) – A aposta segue em Vettel. Sou teimoso. Apesar da primeira fila da Mercedes hoje em Barcelona, que deveria fazer automaticamente de Rosberguinho o favorito absoluto à vitória, tão impressionantes são as estatísticas dessa corrida no circuito Catalão. A saber:

– Em 22 edições, desde 1991, nada menos do que 17 (77,3%) foram vencidas por quem largou na pole.
– Quatro partiram do segundo lugar no grid, o que eleva a 94,5% o índice de vencedores que largaram na primeira fila.
– O vencedor que largou mais atrás em Barcelona foi Schumacher em 1996, terceiro no grid (foi sua primeira vitória na Ferrari, debaixo de muita chuva).
– A sequência mais impressionante de poles/vencedores foi de 2001 a 2010, interrompida por Vettel, que em 2011 ganhou largando da segunda posição.

Ou seja, portanto, obviamente que essa corrida é a mais previsível do calendário, do mundo e do universo. Donde eu deveria concluir que a Mercedes leva, com Rosberg. Na pior das hipóteses, com Luís Rámilton.

Mas acho que não, por causa dos benditos pneus, como os quais os carros prateados têm certa incompatibilidade. A não ser, claro, que nessas três semanas a Mercedes tenha encontrado alguma solução para comer menos borracha, o que também não é impossível. Como tivemos 90 minutos de treino com chuva na sexta, é difícil tirar alguma conclusão pelos tempos de voltas nas sequências longas dos dois pilotos, já que todo o programa de preparação para a corrida teve de ser alterado.

Sendo assim, sigo com Vettel, mas sem grande convicção, reconheço. Ele e Webber não tiveram nenhum brilhareco no fim de semana. Ficaram pipocando ali na frente, é verdade, mas sem dar sinal algum de superioridade infinita como em outras ocasiões.

Já no Q1 Hamilton fez o melhor tempo, embora usando pneus médios, o que parecia uma covardia contra os duros de alguns adversários. Mas nem era tanto. A diferença nos tempos de volta dos dois compostos não é tão grande assim. Degolados foram os marússicos Chaton e Branquinho, os caterhânicos Van Der Ley e Pica e as duas lamentáveis Williams, de Sapattos e Maldanado. Essa é a equipe que ganhou em Barcelona no ano passado, com o venezuelano. Incrível. Como é fácil fazer um carro ruim, errar a mão e perder um ano. Dá dó.

No Q2, Hamilton foi o mais rápido de novo, com um tempo bastante impressionante: 1min21s001. Não houve grandes surpresas no que diz respeito às quatro grandes atuais, que levaram seus oito pilotos para o Q3. As duas vagas restantes foram disputadas a tapa e golpes de foice, e acabaram entrando uma Force India, de Resta Um, e uma McLaren, de Pérez. Dançaram, pela ordem, Ricardão, Verme, Fútil, Bonitton, o incrível Hulk e Guti-guti. Button, coitado, deu uma errada feia. Vai muito mal a McLaren. Outra que pode jogar o ano no lixo já.

E o Q3 foi o da consagração mercêdica, com Rosberguinho fazendo uma volta excepcional em 1min20s718, 0s254 mais rápido que Lewis, o que é um caminhão de décimos, centésimos e milésimos. Terceira pole dele, segunda seguida. A segunda fila ficou com Tião Alemão e o falante Raikkonen, que tem boas chances com a Lotus por conta do ritmo de corrida. É aposta segura para pódio. Na terceira fila, vermelhinhos: El Fodón em quinto, um milésimo de segundo à frente de Massacrado. E fechando os dez primeiros, Grojã, Canguru, Chiquitita e Resta Um.

Não acredito numa corrida muito emocionante. Ela deve se definir após o primeiro pit stop, quando teremos uma noção de quanto vão durar os pneus da Mercedes. Se eles pararem mais ou menos junto com os demais e não tiverem uma queda de performance muito acentuada nas voltas anteriores à primeira visita aos boxes, aí têm grande possibilidade de vitória. Caso contrário, Vettel e Raikkonen estarão prontos para dar o bote. A Ferrari vai depender do esforço pessoal de Alonso, como sempre.

Verei a prova em VT, vejam que legal. Porque na hora da largada estarei no Canindé. Muito mais importante. Dia de taça, bebê.

ATUALIZANDO…

Massa foi punido e perdeu três posições por ter atrapalhado Webber e larga em nono. Assim, temos nos dez primeiros: Rosberguinho, Rámilton, Tião Alemão, Grilo Falante, El Fodón, Grojã, Canguru, Chiquitita, Amassado e Resta Um. Gutiérrez também tomou três posições no grid por ter se imiscuído no caminho de Button.