Blog do Flavio Gomes
Automobilismo internacional

NA SUÉCIA

SÃO PAULO (bacana) – O Jean Rul mandou o vídeo. Esse carro aí foi feito pelos revendedores Dacia na Suécia para o STCC, um dos campeonatos de Turismo da Escandinávia. A Dacia, para quem não sabe, é a Renault da Romênia. O modelo é inspirado, por assim dizer, no feioso Logan. É bom dizer que, […]

SÃO PAULO (bacana) – O Jean Rul mandou o vídeo. Esse carro aí foi feito pelos revendedores Dacia na Suécia para o STCC, um dos campeonatos de Turismo da Escandinávia. A Dacia, para quem não sabe, é a Renault da Romênia. O modelo é inspirado, por assim dizer, no feioso Logan.

É bom dizer que, a exemplo do que ocorre em muitas competições batizadas como de Turismo pelo mundo, o regulamento do certame escandinavo prevê o uso de chassis comuns a todos, assim como o conjunto mecânico. No caso, motor V6 de 3,5 litros e 400 cavalos, central, feito pela empresa Solution F. Eles chegam a 270 km/h. As marcas entram com as carrocerias. BMW, Citroën, Volvo, SAAB (até a SAAB…) e Dacia têm carros com seus nomes participando do campeonato.

São bem construídos, pelo menos. E têm uma concepção mais próxima de carros de corrida, com o uso de motor central. As carrocerias são equalizadas no túnel de vento da Volvo, o que garante a qualidade de bagaça.

Fato é que as disputas reais entre marcas de verdade, com cada uma fazendo seu próprio carro, são cada vez mais raras no mundo.