Blog do Flavio Gomes
Indústria automobilística

FORD, 1901

SÃO PAULO (coragem) – A Ford mandou esse material com o vídeo de Carl Edwards sobre o Sweepstakes 1901. A história está abaixo. E é muito bacana. O Sweepstakes 1901, histórico carro de corrida de Henry Ford, voltou à cena na mídia norte-americana com o piloto Carl Edwards, astro da Nascar. O carro original, precursor […]

SÃO PAULO (coragem) – A Ford mandou esse material com o vídeo de Carl Edwards sobre o Sweepstakes 1901. A história está abaixo. E é muito bacana.

O Sweepstakes 1901, histórico carro de corrida de Henry Ford, voltou à cena na mídia norte-americana com o piloto Carl Edwards, astro da Nascar. O carro original, precursor dos “fórmulas” no início do século passado, está exposto no Museu Ford como um marco do recorde de velocidade de 110 km/h batido pelo fundador da empresa.

Carl Edwards esteve em Dearborn, cidade-sede da Ford, para dirigir o mesmo carro com mais de 100 anos. “É o carro de corrida mais insano e legal que já dirigi”, afirmou Edwards. “Você faz a curva e não há freios. Eu não sei como Henry Ford fez para dirigir essa máquina perto de 110 km/h em 1901”, disse.

O Sweepstakes levou Henry Ford à vitória em sua primeira corrida em Grosse Pointe, Michigan, em 10 de outubro de 1901. Ele derrotou Alexander Winton, um dos pilotos de maior sucesso dos EUA, o que teve grande repercussão. Foi a única corrida de Henry Ford como piloto. A vitória mudou tudo para ele e a história da indústria automobilística. Muitas pessoas que viram a corrida vieram oferecer apoio financeiro, o que abriu caminho para a criação da Ford Motor Company em junho de 1903.

O Sweepstakes 1901 de Henry Ford faz parte da coleção “Racing in America” do Museu Henry Ford. “Pensar que foi este carro que começou a coisa toda é incrível”, comentou Edwards. “Se não fosse por ele, a Ford não transformaria o caminho de muitas pessoas, inclusive o meu, que vivo do automobilismo.”

Adoro essas histórias e a preservação desses carros. Não sei se esse é o Sweepstakes original, ou uma réplica. Aparentemente, é o próprio.