Blog do Flavio Gomes
DKW & cia.

OS VEMAGUEIROS

SÃO PAULO (só fera) – Lá no comecinho dos anos 2000 um punhado de vemagueiros começou a se corresponder pela internet e em 2003, como todos sabem, fizemos o primeiro Blue Cloud, encontro nacional de DKWs, em Caxambu. Vamos, neste ano, para a 11ª edição, agora em Poços de Caldas. Mas não é bem disso […]

SÃO PAULO (só fera) – Lá no comecinho dos anos 2000 um punhado de vemagueiros começou a se corresponder pela internet e em 2003, como todos sabem, fizemos o primeiro Blue Cloud, encontro nacional de DKWs, em Caxambu.

Vamos, neste ano, para a 11ª edição, agora em Poços de Caldas. Mas não é bem disso que eu queria falar. Queria falar sobre quanta coisa saiu desse grupo. Venda e troca de peças, produção de alguns componentes, troca frenética de informações, amizades eternas, restaurações, carros encontrados, viagens maravilhosas, descobertas inimagináveis, coleções iniciadas, uma riqueza automotiva que, acho, nenhuma outra marca tem no Brasil.

E as miniaturas… Esse é um capítulo à parte. Havia pouquíssima coisa no mercado há dez anos. Aos poucos, fomos descobrindo artistas, encontrando modelos perdidos, garimpando no exterior, e cada modelo da Vemag, dos mais comuns aos mais raros, foi sendo produzidos — incluindo nessa lista Malzoni, Puma, Candango, Carcará…

Tudo isso para dizer que o Roberto Fróes mandou fazer a Furgomag, uma que estava faltando. Era um furgãozinho baseado na Vemaguet, que teve pouquíssimas unidades montadas. Nem se sabe quantas. Algumas viraram ambulância. Outras foram usadas pela fábrica como veículos da Oficina Volante Vemag.

A obra é do Rodolfo Costea, nosso velho conhecido, cada vez melhor.