Blog do Flavio Gomes
Arquitetura & urbanismo

GRANDE IDEIA

SÃO PAULO (vamos, prefeito!) – Olha aí que ideia excelente dá o Douglas Nascimento, do igualmente excelente blog “São Paulo Antiga”. Por que não transformar a antiga fábrica da Ford no Bom Retiro, bairro central, inaugurada em 1921 e bem preservada, num grande museu do automóvel e do automobilismo de São Paulo? Ou num museu […]

SÃO PAULO (vamos, prefeito!) – Olha aí que ideia excelente dá o Douglas Nascimento, do igualmente excelente blog “São Paulo Antiga”. Por que não transformar a antiga fábrica da Ford no Bom Retiro, bairro central, inaugurada em 1921 e bem preservada, num grande museu do automóvel e do automobilismo de São Paulo? Ou num museu de transportes, de tecnologia?

Alguém sabe a quem pertence o prédio? Não seria o caso de começar a pensar nisso seriamente? Faltam museus em São Paulo. Especialmente museus de tecnologia, mais próximos do dia a dia das pessoas do que os museus de arte, igualmente essenciais.

O prédio é lindo, todo de tijolinhos. E, segundo o Douglas, está íntegro — apenas a fachada pichada pelos idiotas funcionais que emporcalham a cidade há anos. Não faltariam carros para expor. Quem sabe o acervo do Fabio Steinbruch, que morreu recentemente e tinha a maior coleção de carros nacionais do Brasil, uma verdadeira história da indústria automobilística em funcionamento, perfeitamente preservada? Isso, claro, se a família dele se interessar pelo assunto. Esse acervo inacreditável pode ser visto neste vídeo aqui.

Mas mesmo se não se interessar, dá para encher um museu de carros na cidade fácil, fácil. Carros, ônibus, caminhões, carros de corrida, motos, bicicletas, bondes, tudo. Eu doaria uma boa meia-dúzia, sério.

E, se fosse prefeito, já estaria trabalhando nisso. Mas é só mais um sonho de uma tarde de inverno, não vai acontecer nada.