Blog do Flavio Gomes
Dica do dia

DICA DO DIA

SÃO PAULO (perca um tempinho) – Já nem sei como acabei chegando neste belo site de fotos, o “Imagens Históricas”, página bem organizadinha por temas com iconografia bem rara sobre personalidades, guerras, história e outras curiosidades. Como a paginota sobre o Rock in Rio de 1985, cuja programação está aí embaixo. Os textos são curtinhos, […]

SÃO PAULO (perca um tempinho) – Já nem sei como acabei chegando neste belo site de fotos, o “Imagens Históricas”, página bem organizadinha por temas com iconografia bem rara sobre personalidades, guerras, história e outras curiosidades. Como a paginota sobre o Rock in Rio de 1985, cuja programação está aí embaixo. Os textos são curtinhos, mas bem escritos e informativos. Merece uma visita prolongada.

Como se vê, a mistureba de artistas, estilos e ritmos não é novidade, embora a qualidade da turma de 28 anos atrás fosse incomparavelmente melhor. Não dá para colocar no mesmo cesto, por exemplo, essa tonta da Ivete Sangalo com Elba Ramalho e Alceu Valença. Nem para contestar a importância de gente como Ney Matogrosso, Gilberto Gil e Ivan Lins na história da música brasileira. Algumas apostas, como Paralamas, Kid Abelha, Blitz, Eduardo Dusek e Barão Vermelho foram certeiras. Estão aí até hoje, exceto a Blitz, que foi efêmera. Mas a coragem daquela molecada de tocar para 300 mil pessoas, dividindo o palco com Queen, Yes, Rod Stewart e Ozzy, era comovente.

O Rock in Rio sempre foi um megafestival de música, que inclui rock. Só que em 1985 o rock mandava. Os demais eram coadjuvantes. Essa equação foi invertida nos últimos tempos.