DICA DO DIA

SÃO PAULO (perca um tempinho) – Já nem sei como acabei chegando neste belo site de fotos, o “Imagens Históricas”, página bem organizadinha por temas com iconografia bem rara sobre personalidades, guerras, história e outras curiosidades. Como a paginota sobre o Rock in Rio de 1985, cuja programação está aí embaixo. Os textos são curtinhos, mas bem escritos e informativos. Merece uma visita prolongada.

rir1985Como se vê, a mistureba de artistas, estilos e ritmos não é novidade, embora a qualidade da turma de 28 anos atrás fosse incomparavelmente melhor. Não dá para colocar no mesmo cesto, por exemplo, essa tonta da Ivete Sangalo com Elba Ramalho e Alceu Valença. Nem para contestar a importância de gente como Ney Matogrosso, Gilberto Gil e Ivan Lins na história da música brasileira. Algumas apostas, como Paralamas, Kid Abelha, Blitz, Eduardo Dusek e Barão Vermelho foram certeiras. Estão aí até hoje, exceto a Blitz, que foi efêmera. Mas a coragem daquela molecada de tocar para 300 mil pessoas, dividindo o palco com Queen, Yes, Rod Stewart e Ozzy, era comovente.

O Rock in Rio sempre foi um megafestival de música, que inclui rock. Só que em 1985 o rock mandava. Os demais eram coadjuvantes. Essa equação foi invertida nos últimos tempos.

Subscribe
Notify of
guest

80 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Eduardo Britto
Eduardo Britto
10 anos atrás

Fui pra assistir o Yes, e ganhei de brinde Gil, Nina Haggen e B-52. Lembro hoje como se fosse um sonho… O chão era uma lama grossa só, mas foi demais!!

Ninguém
Ninguém
10 anos atrás

Presente nos dias 11, 15, 16 e 19. Ah, meus 17 anos!!! E a música da chamada do RiR era do Rush. Bons tempos.

Cacá Camargo
Cacá Camargo
10 anos atrás

Concordo sobre a Ivete!

Mario Mesquita
Mario Mesquita
10 anos atrás

Eu tinha um cartaz do Rock in Rio com a programação. Sumiu em alguma mudança…

Ainda tenho meu passaporte de 5 dias, comprado na época. E ainda pulei o muro dois dias, eheheheh…

Tempo bom, não volta mais.

Ivete é o caralho!

Luis Felipe
Luis Felipe
10 anos atrás

Não vou discutir qualidade, que é subjetivo. Concordo que a primeira edição exalava uma grandeza mais convincente. Mas o pop reinava naquela época e ainda reina. Talvez haja até mais rock agora, como sugere este post:

http://www.collectorsroom.com.br/2013/09/o-rock-in-rio-em-numeros-quais-sao-os.html

samuel.aju
samuel.aju
10 anos atrás

Grande lembrança… Espinafrada merecida na mistureba de hoje… A Ivete Sangalo deveria ser proibida de circular a menos de 500 km da cidade do Rock.

Geraldo
Geraldo
10 anos atrás

O RIR sempre foi assim… O blog collectorsroom fez o levantamento de quem tocou em todos os RIR. O primeiro foi o mais pop. O atual é o que tem mais rock.. Vejam no link – http://www.collectorsroom.com.br/2013/09/o-rock-in-rio-em-numeros-quais-sao-os.html.
Dito isto, concordo com o Flavio. Ivete Sangalo ninguém merece… e tudo mais. E o melhor foi o de 2001.

Rafael
Rafael
10 anos atrás

Flávio, você esteve no RIR-85?

Rafael
Rafael
Reply to  Flavio Gomes
10 anos atrás

Vou procurar! Valeu!

Bacaneli
Bacaneli
10 anos atrás

R.I.P in Rio

Henrique Silva Pereira
Henrique Silva Pereira
10 anos atrás

Qual o motivo da crítica gratuita a Ivete Sangalo?
Quantas vezes você censurou postura de criticar de graça?
Não seria digno fundamentar?
Lembra quando desqualificou as afirmações de Hortência a Barrichelo?

Sandro Goiano
Sandro Goiano
10 anos atrás

Se você acha qe não pode piorar, no proximo pode vir Luan Santana, e o cara do Camaro Amarelo kkkkkkkk e outros sertanejos que não tem nada com o festival. Concordo com as suas colocações. Mas cuidado, nada é tão ruim que não possa piorar.

Pedro Wolthers
Pedro Wolthers
10 anos atrás

Eu não fui.

Renato Powell
10 anos atrás

Fui no dia 11 e 19, vi Whitesnake 2 dias. Cozy Powell, o batera, super gente boa. Falei com ele lá no Copacabana Palace. Eu tinha 14 anos e meio. Em 1998, como muitos já sabem, o Cozy Powell veio a falecer dirigindo um SAAB 9000, acertou um cervo, estava falando no celular e a namorada dele ouviu o barulho da explosão. Segundo relatos, a última palavra dele, foi: “Oh, shit”.

Show completo Whitesnake, dia 11/01/1985
https://www.youtube.com/watch?v=rTOmG07TDqE

Show completo Whitesnake, dia 19/01/1985
https://www.youtube.com/watch?v=tpayP6toy1o

Boa Viagem

Carneiro
Carneiro
10 anos atrás
JOANNIS LYKOUROPOULOS
JOANNIS LYKOUROPOULOS
10 anos atrás

CONCORDO COM TUDO QUE VC ESCREVEU E COMO JÁ DIZIA A LETRA DA MUSICA,
SAUDADES DOS TEMPOS QUE NÃO VOLTAM MAIS.

ABS

willian
willian
10 anos atrás

caramba, isso sim é um line up decente do rock in rio.

e nesse trecho do texto você resume o atual cenário:
O Rock in Rio sempre foi um megafestival de música, que inclui rock. Só que em 1985 o rock mandava. Os demais eram coadjuvantes. Essa equação foi invertida nos últimos tempos.

triste realidade do rock in rio do século XXI.

Cleverson
Cleverson
10 anos atrás

Até hoje dizem que a Organização do Rock in Rio (capitaneada por Medina e apaniguados) falhou feio quando escalou o Erasmo nas mesmas datas dos metaleiros… Dizem que ocorreu o mesmo no famoso episódio do Carlinhos Brown em 2003. Falha da organização? Tentativa de derrubá-los? Até hoje num se sabe… Mas a primeira edição do Rock in Rio até hoje é inesquecível. Sobre a atual… é bom verem bem aquele negócio da ação que o Ministério Público do Rio impetrou na Justiça pedindo para a Organização corrigir determinadas falhas… sob o risco de interdição, suspensão ou algo parecido… Outra cousa… O Rock in Rio II, de 1991, ocorreu no Maracanã.

Jean Paul Jones
Jean Paul Jones
Reply to  Cleverson
10 anos atrás

2003? Teve Rock in Rio em 2003?

Ilmar
Reply to  Jean Paul Jones
10 anos atrás

A 3a. edição do Rock in Rio foi em 2001.

Fernando Eifler
Fernando Eifler
10 anos atrás

foi espetacular, uma pena eu ser tão novo e só saber por história.
esse ano até teve show do mestre George Benson, mas foi colocado ridiculamente em um palco secundário, no palco “Sunset”, uma pena, pois um músico com tamanha qualidade jamais deveria ser posto em segundo plano.

RENE FERNANDES
RENE FERNANDES
10 anos atrás

Fui nos dias 18, 19 e 20!! E sobrevivi!! ( Certo…leves sequelas…) Aloprei geral! Ô coisa boa!

Seinfeld
Seinfeld
10 anos atrás

Parece coisa de velho, mas…

Nem dá pra comparar: Na década de 80 tínhamos Tina Turner. Hoje, Beyoncé.

Tinhamos Madonna. Hoje, Lady Gaga. E por aí vai. Tenho pena dessa geração de adolescentes de hoje que só tem esse “genéricos” de péssima qualidade para idolatrar.

Quem não viveu as décadas de 70 e 80 não sabem o que é boa música de verdade. Do pop ao heavy metal, tudo era melhor e mais divertido. Éramos mais felizes e não sabíamos.

Tanto que o que há de melhor no rock hoje em dia ainda são bandas de 30 anos ou mais, algumas escaladas nesse RIR de hoje bandas que estavam na ativa na época do primeiro festival. Olha o Iron Maiden de novo, Frejat estará presente, Paralamas, George Benson…

Ozzy, Whitesnake, AC/DC, Scorpions e outros ainda estão enchendo estádios e participando de festivais por aí…

E os pilotos brasileiros na F1 então? Melhor nem tocar no assunto pra não chorar…rsrsrs

Igor Freire
Igor Freire
Reply to  Seinfeld
10 anos atrás

Sempre os mais velhos vão achar que o da sua época era melhor. Sinceramente, Madonna fez músicas históricas, mas em qualidade musical, Lady Gaga é MUITO superior. Mas, como falei, sua opinião não vai mudar, porque Madonna era da sua época.

Essa nostalgia de achar que “quem não viveu sua época não sabe o que é bom” é ridícula… uma pena. Tipo gente que acha que Serginho Chulapa é melhor que Messi ou que Gilles Villeneuve é melhor que Alonso..

Rodrigo Oliveira
Rodrigo Oliveira
Reply to  Igor Freire
10 anos atrás

Mas o Gilles é melhor que o Alonso. Fato.

Seinfeld
Seinfeld
Reply to  Igor Freire
10 anos atrás

Parei quando disse que a Lady Gaga é MUITO MELHOR que a Madonna.

Não tenho nenhum CD da Madona. Mas ela está aí depois de 30 anos e é referência PARA A LADY GAGA E MUITAS OUTRAS COMO BRITNEY SPEARS E TODA A MULHERADA DO POP ATUAL.. Já essa daí Lady Gaga, duvido que dure mais 5 anos….e não será referência pra ninguém, pois quem ENTENDE de música pop procura na origem e não na CÓPIA ‘genérica’. Aposto que estará num caminhão na parada gay de SP ou RJ….

Vc deve achar o Justin Bieber melhor que o Michael Jackson.

O Bom de ter uns 40 anos é que ouvimos o de décadas a trás, conhecemos e ouvimos o de hoje. Ai temos algum CONHECIMENTO DO ASSUNTO quando fazemos comparações.

Já os “aborrecentes” de hoje não sabem nem quem foi o último presidente da ditadura do Brasil…E ficam ofendidinhos por qualquer comparação.

Vai estudar moleque!

E não esquece de lavar atrás das orelhas!!

Fabiano Lacerda
Fabiano Lacerda
Reply to  Seinfeld
10 anos atrás

Você está é com aquela crise de meia idade brava hein, amigão. Não precisa se despirocar só porque um carinha por ai subvalorizou algo da época em que você ainda devia ser um cara legal..rs

Relaxa.

Seinfeld
Seinfeld
Reply to  Igor Freire
10 anos atrás

Por acaso vc viu quantas corridas do Gilles Villeneuve??

Não comparamos Serginho Chulapa com Messi. Isso é coisa de quem NÃO SABE que são jogadores de FUNÇÕES diferentes, pra começar.

Mas PODEMOS argumentar que Zico hoje seria tão bom e valorizado quanto Messi e que seria melhor que o Cristiano Ronaldo e o Neymar.

E vc? Quantos jogos viu o Zico jogar?

Luis Felipe
Luis Felipe
Reply to  Seinfeld
10 anos atrás

MiMiMI nostálgico. Se o RiR faz uso de dinossauros do rock é porque a internet subverteu a cultura do hit e a substituiu pelos nichos. Lotar estádio é coisa de hit. O apelo dos artistas atuais é mais intimista, porque a cena ficou muito mais competitiva e segmentada.

O Mastodon pode não ser popular como o Iron Maiden, mas acho o som MUITO, mas MUITO superior. O indie rock atual produz centenas de coisas bacanudas ano a ano. Talvez não toque na rádio, mas tá no YouTube. Basta não ser comodista e esperar a mídia escolher o que escutar.

Quanto a Madonna e Beyonce: o som de ambas não me atrai, mas acho a segunda bem mais gostosa. :P

Luis Felipe
Luis Felipe
Reply to  Luis Felipe
10 anos atrás

Bom, cometi um ato falho: você comparou Beyonce à Tina Tuner. De todo modo, continuo achando a Beyonce mais gostosa!

Banana Joe
Banana Joe
Reply to  Luis Felipe
10 anos atrás

A diferença fatal e final é a de que sem o Iron Maiden simplesmente não existiria o Mastodon.
Quem vem antes, abre caminhos, encara desafios maiores e tem mais méritos.
Quem vem depois tem também sua competência, mas já pegou a estrada asfaltada, aí fica mais fácil.
É a mesma coisa que afirmar que o Satriani (infinitamente superior técnicamente) é melhor que o J.Hendrix!
Dê mais valor a quem cria, beba água da fonte…

Luis Felipe
Luis Felipe
Reply to  Banana Joe
10 anos atrás

Não é uma questão de não dar valor. Gosto do Maiden, já fui a dois shows dos caras, inclusive o do RiR 3. É uma questão de preferência.

Nada a ver dizer que eles enfrentaram maiores desafios. Era outra época e outro contexto. Eu poderia responder que as bandas atuais enfrentam maiores dificuldades por ter de competir com um número maior de artistas estabelecidos. Se a estrada está “asfaltada”, o trânsito aumentou. Mas isso é discussão de bar.

Se tivermos que dar sempre mais valor ao precursor, o maior músico foi o cara das cavernas que batucava com ossos. Prefiro curtir a evolução da coisa.

Luis Felipe
Luis Felipe
Reply to  Banana Joe
10 anos atrás

Outra coisa: seu comentário dá a entender que o Mastodon é uma mera cópia do Iron Maiden. Nada mais longe da realidade.

Rodrigo Oliveira
Rodrigo Oliveira
Reply to  Banana Joe
10 anos atrás

Concordo, é isso mesmo.

Ainda existe a Faet?
Ainda existe a Faet?
Reply to  Seinfeld
10 anos atrás

Mas o Falcão era melhor que o Zico. E o Sócrates também.

Ainda existe a Faet?
Ainda existe a Faet?
Reply to  Igor Freire
10 anos atrás

Alonso é melhor que os dois Villeneuves juntos. Mas é pior que Vettel.

Lady Gaga e Madonna são lixos em qualquer era.

Banana Joe
Banana Joe
Reply to  Igor Freire
10 anos atrás

Gilles é melhor que o Alonso.
Talvez não tecnicamente (deixo a análise para os especialistas).
Mas muito mais piloto, mais coragem, mais arrojo.
E muito mais divertido de assistir e admirar.

Salatiel Neto
Salatiel Neto
Reply to  Banana Joe
10 anos atrás

Eu sou melhor que os dois, e MUITO melhor que os dois ultimos brasileiros na F1 que correram na Ferrari, isto é mais claro ainda.

JP
JP
Reply to  Seinfeld
10 anos atrás

Não vejo muita diferença entre Madonna e a loira do banheiro moderna. Ambas estão longe daquilo que se conhece por rock.

Davi Ribeiro
Davi Ribeiro
10 anos atrás

O tempo passou e a qualidade das atrações hein! Quanta diferença! Deveria ser proibido cantor de Axe em festival de Rock.

Tiago
Tiago
10 anos atrás

De qualquer forma, ainda é um bom festival, amanhã (19/09) estarei lá para ver o Metallica. Isso sim é rock de verdade!

Tiago
Tiago
10 anos atrás

O festival deveria chamar-se “in”. Porque quase não tem Rock, e acontece em outros lugares tb, não só no Rio.

luiz oliveira
luiz oliveira
10 anos atrás

Foi unico…… Madrugada com Yes esperando o nascer do sol tocando…..mas o som e iluminacao do Queen queria comecar o desmonte….ultimo dia……. Desde o comecar ate as caprichosas duas horas que nao deram este prazer.

Aqui nunca mais nem parecido

Valente
Valente
10 anos atrás

Me parece que a abertura do Rock in Rio deste ano foi um show da Claudia Leite.

Isso é igual a abrir o Criança Esperança com o casal Nardoni como convidados especiais…

Alendo Assis
Alendo Assis
10 anos atrás

Nem o rock de hj é bom, vide detonautas, J quest e afins.

charles
charles
10 anos atrás

Impagável foi o cara das caxirolas em 2001 levar copos d’água na venta.

Ainda existe a Faet?
Ainda existe a Faet?
Reply to  charles
10 anos atrás

Só copos? Só água? kkkkkkkkk

Rafael Ribeiro
Rafael Ribeiro
10 anos atrás

Gomes, se não estou enganado, o projeto do Imagens Históricas começou como uma página no Facebook (aliás, uma boa opção pra ‘curtir’ em meio a tanto conteúdo mais ou menos). O site foi organizado há pouco tempo com o conteúdo publicado na fanpage e com mais espaço pra organizar por temas, períodos e afins.

Sobre o festival, AC/DC, Ozzy, Scorpions, Rod Stewart, Iron Maiden (esse uma vez só) e, claro, Queen tocando duas vezes durante as duas semanas é algo impensável hoje. Foi-se o rock, ficamos com a marca apenas, infelizmente.
Vou nessa edição no dia do Bruce Springsteen pra ver alguma coisa de qualidade (os shows do Palco Sunset tem coisa boa também, inclusive uma parceria Morais Moreira e Pepeu Gomes, personagens de 85).

Nelson
Nelson
10 anos atrás

Ótimo texto. Foi um sr. festival. Concordo com quase tudo, mas estes “paralamas” não tem funileiro que dê jeito, são ruins demais !!!

Alessandro Neri
Alessandro Neri
10 anos atrás

Inesquecível dia 19… O antologico show do Maiden dia 11… F.Mercury botando 160.000 pra cantar a capela dia 11 tambem… Qta saudade…

Mauro Batera
Mauro Batera
10 anos atrás

Correto Flavio, infelizmente o rock já não é mais o mesmo.

E o que achei bacana neste Rock in Rio 1 foi o fato de alguns artistas fazerem mais de um show, o que infelizmente não acontece mais.

Este Rock in Rio 1 foi o Melhor!!!

Horse
Horse
10 anos atrás

Inesquecível. O maior show da história, realizado no Maracanã.
O James Taylor emocionou a todos com a música you’ve got a friend.
E o que falar do Fred Mercury cantando love of my life, com um coro de milhares de pessoas.

Horse
Horse
Reply to  Flavio Gomes
10 anos atrás

Me confundi.
A segunda edição foi realizada entre os 18 e 26 de janeiro de 1991, no Maracanã. E não a primeira edição como trata o informativo.

JOANNIS LYKOUROPOULOS
JOANNIS LYKOUROPOULOS
Reply to  Flavio Gomes
10 anos atrás

JACAREPAGUÁ

Jeff
Jeff
Reply to  Horse
10 anos atrás

Of course, my hourse, que você só citou os chavões do 1º festival…mas Maracanã?

Toninho F1
Toninho F1
Reply to  Horse
10 anos atrás

Aí Horse… Pelo jeito no Rock in Rio de 1985, você não colocou seu cavalinho na chuva e muito menos enfiou os casquinhos na lama até o joelho, do então longínquo terreno do Roberto Medina, lá pelas bandas de Jacarepaguá!

Sandro Macedo
Sandro Macedo
Reply to  Horse
10 anos atrás

Maracanã foi só no Rock in Rio II

Marcos Ferreira
Marcos Ferreira
Reply to  Horse
10 anos atrás

Horse, o Rock in Rio 2 foi no Maracanã. A primeira edição foi na Cidade do Rock.

RENE FERNANDES
RENE FERNANDES
Reply to  Horse
10 anos atrás

Vai aprender a pesquisar antes de digitar besteiras como se fosse um veterano…e troque o nick para jegue….

Fabiano Lacerda
Fabiano Lacerda
Reply to  RENE FERNANDES
10 anos atrás

Hahahahahaha, genial.

Renato Powell
Reply to  Horse
10 anos atrás

Maracanã foi o RiR de 1991, o Faith No More arrebentou.

Show completo deles:

https://www.youtube.com/watch?v=VjgT8QarA-4

Alex
Alex
Reply to  Horse
10 anos atrás

Não foi no Maracanã, não tenho certeza mas acho que foi no Rio Centro.

Marcio Cowboy
Marcio Cowboy
10 anos atrás

Ainda na ativa, a banda B52’s volta ao Brasil no próximo mês!

RENE FERNANDES
RENE FERNANDES
Reply to  Marcio Cowboy
10 anos atrás

A Famosa Bifescomtutú…( não lembro quem começou a palhaçada, devido ao nome complexo de pronunciar pelos tupiniquins…)

Marcelo Cardoso
Marcelo Cardoso
10 anos atrás

Ai sim, poderia ser chamado de Rock N Rio…….
Mesmos as atrações nacionais, que não eram Rock não são nada comparadas,a , desculpe a expressão, “esses lixos” desta edição do evento….

Alex
Alex
Reply to  Marcelo Cardoso
10 anos atrás

Lixo é a amelhor palavra para definir o que virou este festival de “música”, bem entre aspas mesmo. Para mim, esta merda acabou quando a Sandi “cantou” (playback) lá. Foi o fim dos tempos.

Rodrigo Mattar
10 anos atrás

O detalhe é que tínhamos ainda ótimos artistas que nem foram cogitados: Tim Maia é um exemplo. E entre os caras e bandas novas, Legião Urbana não foi chamada, nem Ultraje a Rigor, nem Magazine e nem Lobão.

luiz oliveira
luiz oliveira
Reply to  Rodrigo Mattar
10 anos atrás

Evitou alguns”problemas”. E todos esses (magazine eh para o chacrinha. Xo…. Lobabacao tinha duas musicas. Seria trucudado ) eram problemas em diversos aspectos.

Francisco Libânio
Francisco Libânio
Reply to  luiz oliveira
10 anos atrás

Lobão foi para o Rock in Rio de 1991 como o Carlinhos Brown daquela edição. Vai o vídeo que mostra parte do que rolou com ele e, claro, todos os estereótipos possíveis que a Globo adora colocar. Graças a Deus, o máximo que o imbecil do Lobão consegue é aplausos das viúvas dos militares e outros direitalhas cretinos em geral.

http://www.youtube.com/watch?v=WpoFGC6rJs0

Rio in Lisboa in Madri
Rio in Lisboa in Madri
Reply to  Rodrigo Mattar
10 anos atrás

RPM, Metrô, Titãs… Tinha banda pacarai que ficou de fora… Aliás, a Rita Lee não tocou não?

A questão é: o que seria colocado hoje em dia, além dos veteranos que ainda estão em atividade? Nas últimas gerações do “rock” nacional só surgiu lixo… Restart, CPM22, etc, etc, etc…

Infelizmente, o rock morreu, assim como o automobilismo. E não só por aqui não…

Rodrigo Mattar
Reply to  Rio in Lisboa in Madri
10 anos atrás

O RPM ainda não tinha estourado. Titãs não tocou porque teve um problema de prisão do Bellotto e do Arnaldo Antunes. Metrô não era grupo pra segurar aquele público todo.

Quanto ao “Lobabacão”, desqualificar o cara é no mínimo desconhecer que ele já tinha uma história no rock e disco gravado. Se não foi chamado pro RiR, problema da Artplan. E se Magazine era para o Chacrinha, Eduardo Dusek era também, não era?

Luis Felipe
Luis Felipe
Reply to  Rio in Lisboa in Madri
10 anos atrás

Besteira. O rock anda mal aqui, mas não morreu lá fora. Pessoal que tem preguiça de vasculhar a internet.

Ainda existe a Faet?
Ainda existe a Faet?
Reply to  Luis Felipe
10 anos atrás

Haja tempo. E sem referências, como é que fica?

Uso a internet pra buscar coisas que tenho uma ideia do que sejam, ou seja, coisas diferentes do passado que não chegaram por aqui.

Hoje em dia tudo é muito eletrônico, muito desafinado, muito barulhento. Mas se vc consegue garimpar coisas boas, parabéns. Aceito dicas.

Luis Felipe
Luis Felipe
Reply to  Ainda existe a Faet?
10 anos atrás

Eu precisaria entender suas preferências para indicar algo. Particularmente, curto rock, metal, soul e algo de pop, blues e jazz.

Alendo Assis
Alendo Assis
Reply to  Rio in Lisboa in Madri
10 anos atrás

Não é verdade. As bandas que ficaram famosas são porcaria, mas ainda tem muita banda boa surgindo por aí.

Dê uma pesquisada no festival Psicodália. http://www.psicodalia.mus.br

Só banda boa!

Banana Joe
Banana Joe
Reply to  Rodrigo Mattar
10 anos atrás

Erro imperdoável sr. Mattar, esqueceu (assim como o Medina) de citar o célebre Raul Seixas!!!!!!!!!!!!!!!!

José Carlos
José Carlos
10 anos atrás

Eu fui do dia 16 ao dia 20. Bons tempos.