Blog do Flavio Gomes
F-1

SOIRÉE (2)

SÃO PAULO (zzz) – Absoluto na temporada, creio que a Vettel agora apraz buscar um recorde ou outro. O de poles, por exemplo. Hoje, em Cingapura by Night, fez a 41ª da carreira. Já tem algum tempo que ele é o terceiro nas estatísticas, atrás de Schumacher (68) e Senna (65). Por que não mirar […]

soiree2SÃO PAULO (zzz) – Absoluto na temporada, creio que a Vettel agora apraz buscar um recorde ou outro. O de poles, por exemplo. Hoje, em Cingapura by Night, fez a 41ª da carreira. Já tem algum tempo que ele é o terceiro nas estatísticas, atrás de Schumacher (68) e Senna (65). Por que não mirar lá na frente?

Não, isso não passa pela cabeça de piloto algum, essa coisa de recordes, ainda mais quando estão distantes. Foi apenas um jeito de começar este texto, já que não tem muito mais o que dizer de 2013. Vettel, Red Bull, Red Bull, Vettel. Puta saco.

Tiãozinho fez sua quinta pole na temporada com alguma crueldade. Uma volta voadora na abertura do Q3, o retorno aos boxes, o capacete horrível tirado da cabeça e a sensação de que não precisava mais nada. Era só acompanhar o desespero dos outros pela TV. Não se negue, porém, que ele tomou um sustinho de Rosberg. Depois de fazer 1min42s841, viu o esvoaçante Nico bater o cronômetro apenas 0s091 atrás. Uhhhh, gritou a torcida.

Nenhuma surpresa, pois. A Mercedes chegou a esboçar algo no campeonato, ali pela metade da temporada, encheu a prateleira de poles, mas na volta das férias ficou nisso, um esboço. Ontem, escrevi aqui que os prateados poderiam até brigar na classificação, mas para ninguém se animar demais. Foi o que aconteceu, e repito: não se empolguem. A pequena distância de Rosberg para Vettel se deve mais à certeza do rubrotaurino de que a pole estava garantida do que a um equilíbrio real. Se precisasse, Tião baixaria mais esse tempo.

Vamos lá, então. Ao treino. Q1 normal, os quatro picachus de Caterham e Marussia e mais dois foram riscados do mapa. A saber, Maldanado e Resta Um. Massa obteve a vaga no último segundo. Abriu sua volta com supermacios quando o cronômetro estava chegando no zero. Nunca entendo por que certas equipes e pilotos correm tantos riscos, mas enfim…

No Q2, sim, algo surpreendente. Raikkonen não passou adiante. Com fortes dores nas costas, depois de comer tatu, Kimi não conseguiu dirigir direito. Ficaram pelo caminho com ele Hulk, Verme, Perezito, Futil e Sapattos. Palmas aí para Guti-Guti, Ricardão e Bonitton, que levaram seus carros ao Q3 e deixaram os companheiros para trás.

Ao final dos trabalhos, Vettel e Rosberguinho ficaram com a primeira fila, seguidos por Grojã, muito bem em terceiro no grid, e Hamilton. Webber, animadão, e Massa, tendo de mostrar serviço, estão na terceira fila. Alonso ficou em sétimo, seguido por Button, Ricciardo e Gutierrez.

Vai dar Vettel, claro, mas aqui cabe uma ressalva. Pode acontecer algo de anormal por se tratar de circuito de rua e de prova noturna. Os pneus não aquecem direito e qualquer errinho acaba no muro, e qualquer muro dá em safety-car, e a gente sabe bem como é safety-car em Cingapura. Pode mudar resultado de corrida, né, Fernandinho? Pois é, pode. Em todo caso, de novo, não se entusiasmem demais. Briatore já não está mais pelas redondezas e acho que nem Alonso teria ânimo para alguma sacanagem.