Blog do Flavio Gomes
F-1

RED BUDDH (2)

SÃO PAULO (recuperado) – Optei por dormir depois da classificação. Porque nada mais previsível do que o que aconteceu. Todo mundo ia acordar e saber, hoje, que Vettel fez mais uma pole. Eu não precisava assassinar meu sono para vir à sala e escrever isso. Fiquei na cama refletindo sobre o momento da F-1. Durou […]

holycow2SÃO PAULO (recuperado) – Optei por dormir depois da classificação. Porque nada mais previsível do que o que aconteceu. Todo mundo ia acordar e saber, hoje, que Vettel fez mais uma pole. Eu não precisava assassinar meu sono para vir à sala e escrever isso. Fiquei na cama refletindo sobre o momento da F-1. Durou 17 segundos, a reflexão.

Foi a 43ª pole da carreira de Tiãozinho e sétima na temporada. Terceira na Índia, onde só ele fez pole e onde só ele liderou voltas até hoje. E onde só ele liderou treinos neste fim de semana: os dois da sexta, o terceiro livre no sábado e a classificação. Foi também o primeiro a chegar ao autódromo. E no café da manhã, o primeiro a pegar ovos mexidos e a colocar pão na torradeira, antes do Alonso, que pelo menos pegou geleia de morango na frente, mas geleia de morango, como se sabe, não dá pontos na F-1, enquanto ovos mexidos e torradas, sim. Webber derrubou a xícara de café quando tentava passar os dois.

Ou seja, como diria Luciano Burti, ele vai enfiar uma trolha astronômica em todo mundo para ganhar o título humilhando, pisoteando, troçando, desdenhando, rebaixando, menosprezando, rebaixando a concorrência.

É um sádico, esse alemãozinho.

Mas não é surpresa, podem reclamar quanto quiserem, há uns bons dois meses que avisei aqui, assim que a Mercedes mostrou que era fogo de palha e que não iria ameaçar os rubrotaurinos depois das férias. Sem chances de virar o jogo, e com regulamento novo para 2014, ninguém iria gastar fosfato para melhorar seus carro patéticos de 2013. Assim, a tendência era de a Red Bull disparar. Outras equipes, se pudessem, cortariam pessoal e o cafezinho no motorhome para economizar e pensar no ano que vem.

Dito e feito, e junte-se a isso o apetite do mocinho por recordes (jamais reconhecido; piloto é sempre “cool” quando fala disso), e eis que temos na tábua de tempos de hoje Vettel enfiando 0s712 em Rosberguinho, o segundo no grid, e 0s782 no Comandante Amilton, o terceiro (veja o grid aqui, com pneus e tudo; chique, o Grande Prêmio). Webber, nosso marsupial desolado, sai em quarto e vai tentar alguma coisa com os pneus médios. Os três primeiros optaram pelos macios grudentos e nojentos.

Falando em pneus, no Q1 eles fizeram a primeira vítima, a anta do Grojã, que achou que com os médios passaria para o Q2 assoviando e mascando cana. Tomou na testa. Ficou em 17°. Vettel também usou os médios, mas digamos que tem um carro melhorzinho e podia se dar ao luxo de. Junto com Grojã ficaram na degola Maldanado (sem clima na equipe; vai sair, como já informamos) e os nanicos, como sempre com Branquinho puxando a fila.

No Q2, empacaram Ricardão, Resta Um, Fútil, Verme, Sapattos e Guti-Guti, que a cada dia que passa me parece mais fraco. Ainda mais quando a gente olha para essa segunda metade de temporada do incrível Hulk, que foi de novo ao Q3. É um monstro, esse alemão, e faz bem a Lotus de querê-lo a todo custo. Se bem que a McLaren também curte a ideia. A Force India também deu um curtir e compartilhar. E a Sauber mandou um desfazer para Gutiérrez. O Massa deu um curtir para a Williams e o Maldanado deu um curtir para a Lotus, que ainda não curtiu de volta.

Estou todo trabalhado no Facebook, hoje.

Bem, chega de viadagem e vamos ao Q3. Foi quase aviltante. Vettel fez sua volta com o cotovelo na janela e falando no celular. O resto se matava para chegar perto. Mas não conseguia. No fim das contas, Tião, Rosberguinho, Comandante Amilton, Canguru, todos já citados, nas duas primeiras filas. Depois Massacrado (com pneus macios), Tagarela, Hulk, El Desanimadón (com pneus médios) e a dupla da McLaren, Chiquitita e Bonitton, ambos com médios, também.

Nas arquibancadas, as vacas bocejaram. Não tinha ninguém, humano, digo, vendo o treino. Acho que na corrida veremos alguns grupinhos espalhados aqui e ali, se a névoa deixar. Faz um calor dos diabos na região e a poluição é osso.

Há um tabu a ser quebrado. Na Índia, até hoje, apenas pilotos alemães de dentes grandes e cara de moleque venceram, uma coincidência incrível. Acho que será mantida a escrita.