Blog do Flavio Gomes
Sem categoria

TRETA WING

SÃO PAULO (mas…) – Treta no mundo do motor. A Panoz, que assumiu a vida do DeltaWing quando a Nissan pulou fora, está processando a… Nissan. Porque a fábrica japonesa lançou o ZEOD RC (Zero Emission On Demand Racing Car) para correr em Le Mans no ano que vem, no programa da Garagem 56 — […]

SÃO PAULO (mas…) – Treta no mundo do motor. A Panoz, que assumiu a vida do DeltaWing quando a Nissan pulou fora, está processando a… Nissan. Porque a fábrica japonesa lançou o ZEOD RC (Zero Emission On Demand Racing Car) para correr em Le Mans no ano que vem, no programa da Garagem 56 — o box reservado a protótipos malucos que não se encaixam no regulamento do WEC. E segundo a turma do DeltaWing, trata-se de uma cópia do carro que amamos.

A notícia foi enviada pelo Ricardo Divila, com quem devo tomar um chopinho esta semana, porque ninguém é de ferro.

De fato, é cara de um, focinho do outro. Sem entrar nas minúcias da disputa, que inclui possível aquisição indevida de projetos, desenhos e o escambau deltoide, o fato é que o conceito do carro, a partir do momento em que foi para a pista, deixa ser propriedade de alguém. Lamento. As pessoas copiam, se inspiram, adotam, sei lá. Há, claro, direitos intelectuais sobre um monte de coisa. Mas sobre um… formato? Carro é carro. Daquilo que dá certo, os outros vão atrás. Ou alguém acredita que todas as fábricas do mundo têm de pagar royalties para quem criou o primeiro carro com quatro portas, ou com duas, ou com farol redondo?

O DeltaWing lançou uma possibilidade de tendência para competições: carro em formato de delta, com pneus estreitos na frente. A Nissan estava envolvida no projeto. Fez parte dele.

Acho que estão exagerando, aí. A não ser, claro, se for provado que alguém roubou algum desenho, ou um pen-drive com valores, medidas etc. Acho, mesmo, que o fato de a Nissan apostar num clone é uma baita homenagem ao nosso Deltinha.