Blog do Flavio Gomes
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LONG WAY HOME (3)

SÃO PAULO (agora começa) – E hoje Goiabinha viu o sol pela primeira vez em quase dois anos. Quis o destino que fosse numa Terça-feira Gorda, dia de alegrias, pois não? Dia escolhido a dedo, diga-se. Cidade vazia, manhã de sol com nuvens, tempo agradável, zero de trânsito para percorrer alguns bons quilômetros até a […]

SÃO PAULO (agora começa) – E hoje Goiabinha viu o sol pela primeira vez em quase dois anos. Quis o destino que fosse numa Terça-feira Gorda, dia de alegrias, pois não?

Dia escolhido a dedo, diga-se. Cidade vazia, manhã de sol com nuvens, tempo agradável, zero de trânsito para percorrer alguns bons quilômetros até a morada do Twingo. Zero de estresse, porque eu tinha horário na TV. Então, cedinho lá fomos, eu e nosso líder Luis Finotti, o pai, eu no carro, ele na plataforma.

Desta vez não precisei de nenhum mapa para chegar. Quando faço um caminho uma vez, aqui ou em Cabul, não esqueço. Em meia hora estávamos na casa de Sol para levar adiante nosso ambicioso plano.

No sol, o Twingo da Sol está ainda mais bonito. OK, tem uma coisinha ou outra para fazer. OK, essa porta do passageiro talvez eu troque, mas não tem nada, nada que não seja possível fazer nesse carro que por três anos foi meu e por 17 foi da Sol. E que carrega em suas entranhas todas as histórias dela e minhas, muito mais dela, claro — 17 anos é uma vida inteira.

Notei uma certa tristeza no sorriso da Sol na despedida, mas isso passa. Já está prometida uma noitada de arromba quando Goiabinha ficar pronto, e o seu Luis já se escalou para ir junto. E quem trabalhar no carro daqui para a frente, idem. Incluindo o novo amigo Christian, presidente do Clube do Twingo, que está ajudando pacas.

Algumas coisinhas já foram compradas, como tampa do porta-malas, vidro traseiro (o carrinho foi atropelado por um ciclista doido), faróis e lanternas traseiras. A forração do banco do motorista está meio prejudicada, mas já temos fontes para arranjar uma nova. Atrás, os bancos estão impecáveis. É só lavar, assim como o carpete. Mecânica, só vendo. Mas é um carro simples de fazer, encontra-se tudo. Não teremos grandes dificuldades.

Agora vamos fazer um cronograma para que ele fique pronto em menos de dois meses, porque quero usar a data mágica de 26 de abril (vejam no manual) para a reestreia. Primeiro passo, verificar motor, suspensões, freios e parte elétrica. Segunda fase, rodas, pneus, funilaria e pintura. Terceira, tapeçaria e acabamentos. Quarta, sair andando por aí.

Aí embaixo estão algumas fotos do resgate de hoje. Incluindo os IPVAs de 1994, 1995 e 1996, cujas guias eu mesmo preenchi. Minha letra, 20 anos atrás! E a menina guardou tudo esse tempo todo… Como se vê, Goiabinha está de pé, muito de pé, porque foi criado com carinho e zelo pela Sol. Sendo assim, não podemos decepcioná-la.

E não iremos.

Para quem não está entendendo nada, e sempre tem quem acabou de chegar de Saturno, o início da história de Goiabinha, o Twingo da Sol, está aqui.