Blog do Flavio Gomes
Gomes

MEU CASCO

SÃO PAULO (agora quero ver…) – Muito bem. O post de ontem sobre os horríveis capacetes da F-1 2014 rendeu. E como se nota lendo os comentários, a maioria concorda: estão feios, padronizados, poluídos, descaracterizados. Parecem vitrine de loja de capacete de motoboy na Barão de Limeira. Então, é hora de a blogaiada bronzeada mostrar […]

SÃO PAULO (agora quero ver…) – Muito bem. O post de ontem sobre os horríveis capacetes da F-1 2014 rendeu. E como se nota lendo os comentários, a maioria concorda: estão feios, padronizados, poluídos, descaracterizados. Parecem vitrine de loja de capacete de motoboy na Barão de Limeira.

Então, é hora de a blogaiada bronzeada mostrar seu valor. Vamos fazer mais um concurso de design de capacetes aqui. Para mim, claro. A pintura atual, que vocês veem aí em cima, já está com seis anos. Foi criada pelo Thiago Amorim em 2008, quando troquei o #96 pelo Meianov.

Um breve histórico. Meu primeiro capacete, criado e pintado pelo Sid Mosca, era prata e verde, com um filete vermelho separando as duas cores. O verde, que ocupava a parte de trás, vinha contornando a lateral até formar um “V” na frente, numa distante referência ao “V” de Vemag.

Depois que o #96 foi pintado com as cores e grafismos do Carcará, em 2006, fiz um concurso aqui e ganhou um capacete branco lindo, com referências explícitas ao carro de recorde da Vemag. Foi quando conheci o Thiago, talentosíssimo designer e pintor de capacetes do Rio, que modernizou a primeira versão, aplicando nele detalhes do Carcará e reforçando o vermelho. O atual é uma versão daquele, só que com azul e vermelho predominantes, as cores da bandeira russa.

Ocorre que neste ano terei de trocar de capacete, por causa da data de validade, e vou aproveitar para mudar a pintura. O Thiago vai me apresentar três versões e outras seis serão escolhidas entre as sugestões que vocês mandarem para meu e-mail flaviogomes@warmup.com.br. Farei uma seleção inicial e colocarei os seis melhores aqui para votação. Os autores desses seis vão ganhar anuários “AutoMotor Esporte”, do Reginaldo Leme. Daí vão sair três finalistas dos blogueiros. Então, na fase final da eleição, os seis serão votados por vocês — três sugestões do Thiago, mais os três finalistas dos blogueiros.

A escolha final será minha, claro. Mas, normalmente, vocês sabem, respeito a voz do povo. Foi assim nas outras promoções, tanto para capacete, quanto para macacão e pintura do DKW e do Lada. De qualquer maneira, é preciso ficar claro que minha decisão não será necessariamente a mesma da blogaiada. Afinal de contas, é minha cabeça que está a prêmio…

Podem criar à vontade. Usem os elementos que quiserem: cores da URSS ou da Rússia, por exemplo; o numeral #69 como está no carro; o verde-prata-vermelho do original; as cores do Meianov, vermelho e branco, com seus grafismos; releituras de capacetes clássicos; referências a antigos pilotos cujo estilo se assemelha ao meu (Gilles Villeneuve, Bernd Rosemeyer, Jim Clark e Sebastian Vettel, para citar alguns); qualquer coisa, enfim.

Hoje é dia 13. Receberei sugestões até o dia 31 de março. Mandem arquivos não muito pesados, com vista lateral, frontal e traseira. Se possível, os três desenhos no mesmo arquivo para facilitar a publicação. Caprichem!