Blog do Flavio Gomes
Gira mondo

D, 70

RIO (silêncio) – Há 70 anos, na manhã de 6 de junho de 1944, a Segunda Guerra começava a acabar. Mais de 150 mil soldados britânicos, americanos e canadenses desembarcaram nas praias de Utah, Omaha, Gold, Juno e Sword, nomes-código, no noroeste da Fraça. A Muralha do Atlântico de Hitler começava a desabar. Já na […]

omahabeach44

RIO (silêncio) – Há 70 anos, na manhã de 6 de junho de 1944, a Segunda Guerra começava a acabar. Mais de 150 mil soldados britânicos, americanos e canadenses desembarcaram nas praias de Utah, Omaha, Gold, Juno e Sword, nomes-código, no noroeste da Fraça. A Muralha do Atlântico de Hitler começava a desabar.

Já na madrugada daquele 6 de junho 24 mil paraquedistas foram lançados sobre a Normandia para ocupar a retaguarda das linhas de defesa alemãs e garantir estradas e pontes até Paris.

Claro que o Dia D não acabou em 6 de junho. Foram mais de dois meses de batalhas até que os alemães capitulassem depois de perder 200 mil homens. Outros 200 mil foram capturados. Os números do Dia D são muito divergentes, por razões óbvias. Era muita gente e difícil de saber com precisão o que aconteceu com cada um. Em geral, fala-se em quase 40 mil mortos entre os aliados até o fim dos combates.

A ofensiva pelo Canal da Mancha se seguiu ao cacete que os nazistas tomaram dos soviéticos no Leste. A ideia inicial dos aliados, na verdade, era atacar Hitler por terra e por ali mesmo, aproveitando o estrago que o Exército Vermelho fez nas já combalidas forças alemas. Mas Stalin se opôs, não era bobo, nem nada, já tinha perdido gente demais, e bateu o pé para que a invasão se desse por mar, a partir da Inglaterra. Assim foi.

Há dez anos, estive na Normandia. Não que seja muito importante, mas escrevi um texto, “O vento”, que desapareceu. Vou tentar achar. Se alguém encontrar por aí nesta internet dos infernos, agradeço.

(Acharam.)

O texto pode ter se perdido, mas não esqueço do vento naquelas praias.