Blog do Flavio Gomes
Gira mondo

GIRA MONDO, GIRA

SÃO PAULO – O brother Fábio Seixas me ligou agora para falar de alguma outra coisa. E papo vai, papo vem, claro que falamos do MH17 da Malaysia que saiu de Schiphol, Amsterdã, rumo a Kuala Lumpur. Cansamos de pegar esse voo, que era operado em conjunto com a KLM, quando seguíamos para o GP […]

SÃO PAULO – O brother Fábio Seixas me ligou agora para falar de alguma outra coisa. E papo vai, papo vem, claro que falamos do MH17 da Malaysia que saiu de Schiphol, Amsterdã, rumo a Kuala Lumpur. Cansamos de pegar esse voo, que era operado em conjunto com a KLM, quando seguíamos para o GP da Malásia em Sepang. Por alguns anos fizemos essa rota pingando na Holanda.

O avião, aparentemente, foi abatido. Caiu numa terra de ninguém, fronteira entre Ucrânia e Rússia, área dominada por rebeldes ucranianos que querem que o país seja reanexado pelos russos, como nos tempos da URSS. 298 pessoas morreram. Quatro meses atrás, o MH370, que seguia de Kuala Lumpur para Pequim, desapareceu misteriosamente. É quase inacreditável que um 777 suma sem deixar vestígios. Sumiu.

Acidentes aéreos sempre causam comoção, pela impotência de quem está a bordo. Todos morrem, sempre. Raríssimos são os casos em que alguém sobrevive. É uma covardia do destino, não há defesa. Cada vez que se entra num avião, não há volta.

Nem sei direito o que dizer do que aconteceu hoje. Ninguém mirou no MH70, não faz o menor sentido. A Malásia não está em guerra com país nenhum, não é alvo. É bem possível que alguém tenha disparado um míssil para acertar outra coisa. Um avião militar ucraniano, por exemplo. Os rebeldes têm armas capazes de fazer isso, fornecidas pelos russos. Esses mísseis terra-ar são guiados por calor, ou radar. Eles são disparados mais ou menos na direção do alvo e o perseguem. Às vezes, não acertam. Depende da distância, da acuidade do equipamento, de sua precisão. Podem passar ao largo e explodir no ar. Mas se um outro avião estiver por perto, o míssil pode achar que o alvo é ele.

Pode ser que tenha acontecido isso hoje.

E hoje, também, Israel partiu por terra para atacar o Hamas na Faixa de Gaza. E hoje morreu Armando Marques. E hoje a CBF escolheu lá o ex-goleiro Gilmar para conduzir a nau rumo à Copa de 2018. Na Rússia.

Dá para ter Copa na Rússia? Dá para ter corrida de F-1 na Rússia, como prevê o calendário deste ano?

Quem lê tanta notícia?