Blog do Flavio Gomes
Futebol

SÓ TRÊS ANOS

SÃO PAULO (só esperando) – Fico me perguntando como é possível, em apenas três anos, um time sair da glória absoluta para pegar a ladeira rumo ao fim. A Portuguesa de 2011 encantou o Brasil. É um clube que tem dessas coisas. De tempos em tempos, encanta e comove. Em 1996, foi a namoradinha do […]

SÃO PAULO (só esperando) – Fico me perguntando como é possível, em apenas três anos, um time sair da glória absoluta para pegar a ladeira rumo ao fim. A Portuguesa de 2011 encantou o Brasil. É um clube que tem dessas coisas. De tempos em tempos, encanta e comove. Em 1996, foi a namoradinha do país. Em 1998, todos se indignaram com o roubo no Morumbi e as lágrimas dos meninos ajoelhados de dor. Em 2006, alívio nacional com a fuga da terceira divisão na última rodada, no Recife. Cinco anos depois, a volta por cima com alegria, gols e simpatia. Ninguém tem raiva da Lusa. Ninguém quer vê-la mal. Ao menos aqueles que têm alguma noção do que é o futebol, de sua história, daquilo que realmente importa.

E foram dois anos, 2012 e 2013, dignos na Série A. Num futebol em que torcidas comemoram verba de TV, se manter entre os 10 ou 12 primeiros sem recurso algum é quase um milagre. Até a sacanagem do ano passado, ainda por ser explicada. E a indiferença de quem poderia ajudar, apoiar, investigar, fazer qualquer coisa, é o que mais dói.

Acabei de ver este vídeo pela primeira vez. Faz só três anos. Parece inacreditável. De novo, teremos de nos reinventar, nos superar, sofrer.

Ah, futebol, como te odeio.