Blog do Flavio Gomes
F-1

ACENDERAM AS LUZES, CRUZES! (1)

SÃO PAULO (horrível) – Algumas conclusões pertinentes depois do primeiro dia de treinos em Cingapura. – A Williams está perdidinha da silva. Massa em 17° e Bottas em 18° não passariam nem ao Q2. Mudar tudo de um dia para o outro geralmente é tática suicida, mas nesse caso, é a única coisa a fazer. […]

cruzes1SÃO PAULO (horrível) – Algumas conclusões pertinentes depois do primeiro dia de treinos em Cingapura.

– A Williams está perdidinha da silva. Massa em 17° e Bottas em 18° não passariam nem ao Q2. Mudar tudo de um dia para o outro geralmente é tática suicida, mas nesse caso, é a única coisa a fazer.

– A Red Bull, que tinha até o ano passado um carro ótimo para pistas com curvas longas e rápidas, agora é boa em circuitos travados e lentos. Culpa de seu motor Renault. Por isso, deve andar bem neste fim de semana. Apesar dos problemas de Vettel, que vive seu pior ano na F-1.

– O mesmo pode ser dito da Ferrari. Quer dizer, mais ou menos. A gente nunca sabe exatamente como a Ferrari pode estragar um fim de semana.

– Ano passado, Vettel fez a melhor volta da corrida na casa de 1min42s. Hamilton, o mais rápido de hoje, virou 1min47s490. Faz algum sentido gastar tanto como se gastou com o desenvolvimento desses motores para virar 5s mais lento que no ano anterior?

– A história do rádio… Bem, a FIA voltou atrás, relaxou nas proibições, agora pode quase tudo de novo. Para o ano que vem, quem sabe? Já disse e repito. A única forma de restringir as comunicações de rádio é proibir tudo. Voltar às placas. Ah, mas os carros são muito sofisticados! Sim, foi um dos argumentos para o recuo da FIA. Quem façam carros mais simples, ora. Entregar ao piloto toda a responsabilidade de tirar o máximo do equipamento, para mim, é a maneira mais correta de purificar a F-1. Mas isso não vai acontecer nunca. Por mais que o regulamento tente ser claro nessa questão, sempre haverá brechas.

– Outro argumento para o relaxamento radiofônico: nem todos os carros têm painéis no volante onde cabem todas as informações necessárias para tirar essas bagaças do lugar. E não daria para, a esta altura do campeonato, os times refazerem esses volantes colocando neles computador de bordo, Google Maps e Waze. Assim, seria injusto com alguns, aqueles que projetaram volantes com painéis simples, que indicam apenas a marcha usada e o nome da estação de FM que está sendo escutada — quando muito, o nome da música.

– Viram os tempos? Foram sete dobradinhas, das 11 equipes. Companheiros andando colados. Apenas uma curiosidade.

– Amanhã não haverá surpresas. Hamilton e Rosberg vão lutar pela pole e Red Bull e Ferrari lutarão pela segunda fila. A corrida, se não chover, é para até três paradas.